INFRAESTRUTURA

Entrega encerra espera de quase oito anos, nos quais a comunidade precisava lidar com poeira ou lama para sair e chegar do campus

Faculdade UnB Gama (FGA) recebeu a obra do estacionamento, com 435 vagas, em breve cerimônia na manhã desta terça-feira (30). Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

O clima não era o imaginado – ao invés de um campus repleto de estudantes, técnicos e docentes, salas e corredores vazios –, mas, mesmo assim, foi significativo. Depois de uma espera de quase oito anos, nos quais a comunidade precisava driblar ou a poeira da época da seca ou a lama do período chuvoso, a Faculdade UnB Gama (FGA) recebeu a obra do estacionamento, com 435 vagas, em breve cerimônia na manhã desta terça-feira (30).

"Hoje estamos realizando um sonho", iniciou a reitora Márcia Abrahão, lembrando de todas as fases de consolidação do campus na cidade. "Agora temos três prédios e um estacionamento concluídos, além da cerca, do módulo de serviços e da quadra de esportes. Essas não são apenas obras, mas formas de contribuirmos para a formação de engenheiros com excelência, pessoas que, no futuro, trabalharão em todo o país e no exterior", disse ela, emocionada.

Cerimônia de inauguração do estacionamento da FGA. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Júnior, também celebrou a entrega. "Essa história é longa. Começou quando o GDF estava fazendo as obras do BRT e, ao ocupar uma parte do lote da Universidade, se comprometeu a fazer a drenagem e a construção do estacionamento", recordou.

"Eu, a reitora Márcia e o Valdeci [Reis, prefeito da UnB] até viramos amigos, de tanto que brigamos juntos por esta obra", contou.

A construção, que custou R$ 3,2 milhões, foi financiada com recursos do governo do Distrito Federal e com emendas dos deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Leandro Grass (Rede).

O contrato para a obra foi assinado em novembro do ano passado. "Eu agradeço o empenho do governador Ibaneis Rocha e de todos os parlamentares que nos ajudaram de várias maneiras. Isso é resultado de um trabalho de muitas mãos", destacou a reitora.

"Obras como essa e a do prédio do LDTEA [Laboratório de Desenvolvimento de Transportes e Energias Alternativas, inaugurado em setembro de 2019] trazem uma sensação de pertencimento às pessoas. Acredito que, quando as atividades presenciais forem retomadas, nossos estudantes, professores e técnicos terão mais prazer de vir ao campus", disse o diretor da FGA, Augusto César Brasil.

>> Relembre: UnB inaugura prédio no Gama

DIFERENCIAL – O deputado Cláudio Abrantes (PDT), líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, ressaltou o papel do campus para o Gama. "Moro em Planaltina, outra cidade de periferia e sei da mudança que a Universidade provoca no local onde está instalada", comentou, parabenizando a UnB pelo recente avanço no QS World University Rankings. "Soube que a UnB está agora entre as dez melhores universidades do país. Desejo que siga avançando ainda mais e sendo orgulho de todos os brasilienses."

O projeto do estacionamento recebeu aprimoramentos ao longo do ano passado. "Trouxemos inovações do ponto de vista ambiental, com a previsão de dispositivos para separar os sedimentos sólidos da água que escorre pelo terreno. Dessa forma, a água irá para a rede pluvial de maneira mais limpa", explicou a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella.

O prefeito, Valdeci Reis, também celebrou a entrega do estacionamento. "Foi um trabalho árduo, que demandou muitas reuniões. Agora, temos a demanda de apoio para a cobertura das quadras poliesportivas dos campi", disse. Durante o evento, a reitora conversou com o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho, sobre o assunto e ele sinalizou interesse em auxiliar a Universidade na empreitada.

>> Projeto cria indicador para apoiar a construção de políticas voltadas à primeira infância

>> Cead oferece apoio à realização de bancas de pós-graduação on-line

>> Programa foca em estratégia de alavancagem econômica por meio do fomento às fintechs

>> Pesquisadores apresentam máquina que descontamina máscaras N95