RECONHECIMENTO

Otávio Nóbrega recebeu honraria por atuação em geriatria e gerontologia. Troféu Prof. Dr. Renato Maia Guimarães leva nome de médico, falecido, que ministrou aulas na Universidade

Nóbrega defende a missão de qualificar a pesquisa sobre geriatria no Distrito Federal. Imagem: Reprodução

O docente Otávio Nóbrega, da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), foi honrado com o Prêmio Prof. Dr. Renato Maia Guimarães, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), seção Distrito Federal. A inédita homenagem reconhece a personalidade mais atuante para o desenvolvimento das áreas de cuidados à saúde do idoso no DF.

Sobre a honraria recebida, o docente evidencia sua missão de ampliar, da melhor forma e com qualidade, o debate sobre os problemas que acometem o grupo mais vulnerável em termos de saúde. “Eu vivo gerontologia. Sou cuidador da minha mãe de 82 anos e conheço os desafios. Para mim, é uma honra cuidar dos nossos idosos”.

Nóbrega sente-se honrado por tornar-se a primeira pessoa a receber o prêmio, mas exalta a figura de Guimarães, docente que ministrou aulas na UnB entre 1990 e 2010 e que dá nome ao título. "Ele jamais avocaria para si próprio os méritos ou os louvores por qualquer realização que ele entendesse como coletiva”, espelha-se.

Doutor em Patologia Molecular pela UnB e com pós-doutorado pela McGill University Health Centre, no Canadá, Nóbrega desenvolve pesquisas sobre envelhecimento nas áreas de biotecnologia, genética humana, imunologia, patologia e epidemiologia. Preside o Departamento de Gerontologia da SBGG-DF e, desde 2011, atua de forma não consecutiva no Conselho de Direitos do Idoso da Secretaria de Justiça do DF.

A honraria foi concedida ao professor da FCE por decisão dos associados da SBGG-DF e ele recebeu o prêmio em novembro. “A votação ocorreu por meio de um sistema eletrônico. O homenageado era indicado livremente, ou seja, poderia ser qualquer pessoa atuante no Distrito Federal”, orgulha-se o professor.

A cerimônia também celebrou os 20 anos de fundação do Centro de Medicina do Idoso (CMI) do Hospital Universitário de Brasília (HUB), criado pelo docente Renato Guimarães.

<< Vídeo: professor Otávio Nóbrega comenta sobre a premiação recebida

DUPLO RECONHECIMENTO –
 Personalidade que dá nome à premiação da SBGG, Renato Maia Guimarães foi professor voluntário na UnB e médico de renome na área de envelhecimento. Faleceu aos 67 anos, em fevereiro de 2020, por complicações de uma pneumonia. Além do CMI, o docente fundou o Programa de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, em 1986, e coordenou o Centro de Referência para doença de Alzheimer do HUB.

“O doutor Renato foi pioneiro no Centro-Oeste, para ilustrar sua trajetória de forma sucinta. Destaco seu hérculeo trabalho para estruturar e iniciar o funcionamento daquele que permanece sendo, até hoje, o maior centro de formação de recursos humanos em geriatria e gerontologia do DF”, destaca Otávio Nóbrega ao lembrar da importância do geriatra para os estudos sobre idosos.

Guimarães teve relevante trajetória na SBGG, sendo presidente nacional da associação entre 1997 e 2000. Ao final de sua gestão, contribuiu para a criação da seccional do DF. Também atuou na presidência da International Association for Gerontology and Geriatrics (Iagg), a maior instituição internacional da área.

De acordo com Nóbrega, o docente foi exemplo para muitos profissionais ao estimular o engajamento na área de cuidados em saúde dos idosos. “Mais do que deixar alunos e colegas, ele deixou discípulos imbuídos, quase que de uma forma messiânica, desse sentimento de levar a geriatria e a gerontologia até o próximo nível. Esse prêmio representa excelência e dedicação em todos os níveis”, ressalta o professor da FCE.