ANIVERSÁRIO

Decanato de Extensão lançou edital voltado às atividades de preparação da Universidade para as comemorações no ano que vem

Comissão é responsável por elaborar o projeto de comemoração dos 60 anos da UnB. Imagem: Reprodução

A Comissão UnB 60 anos se reuniu pela segunda vez, nesta segunda-feira (21), para apresentar as propostas de trabalho das subcomissões formadas a partir da primeira reunião do grupo. A decana de Extensão, Olgamir Amancia, informou sobre a realização do primeiro edital comemorativo dos 60 anos da Universidade, com foco em ações que antecedem a celebração.

“Lançamos o edital para dar força a essas agendas de preparação, com levantamento de dados e pesquisas. Estamos nos mobilizando e queremos preparar a nossa Universidade para chegar em 2022 com muita vontade de criar um projeto bem rico”, ressaltou a decana.

O edital conta com bolsas que as unidades vão distribuir aos estudantes. Também há aportes de recursos de custeio de até R$ 5 mil, para aquisição de material a serem utilizados nas atividades desenvolvidas. Esta semana, o edital será apresentado a todos os diretores e as diretoras de unidades acadêmicas, administrativas, centros e órgãos complementares da Universidade.

Em sua fala de abertura deste segundo encontro da Comissão, o reitor em exercício, Enrique Huelva, lembrou os 500 mil mortos pela pandemia de covid-19 e o papel da Universidade em apontar rumos para o futuro nessa celebração dos 60 anos. “Muitos de nós tivemos perdas, pessoas queridas e pessoas que construíram o país e a educação no Brasil. Devemos a elas esse esforço pelos 60 anos da UnB, por um horizonte que nos convide a caminhar, a sair dessa interrupção lamentável no presente do país”, disse.

Para colaborar na organização dos 60 anos, os professores José Geraldo de Sousa Junior e Fernando Paulino apresentaram uma retrospectiva das ações de comemoração, em 2012, dos 50 anos da Universidade, que contaram até com a UnB como samba-enredo da escola Acadêmicos da Asa Norte. “As manchetes diziam que a UnB venceu o Carnaval”, lembrou o ex-reitor José Geraldo.