QUALIFICAÇÃO

Desde 2017, Universidade vem ampliando oferta de vagas exclusivas em cursos de doutorado acadêmico, mestrado profissional e mestrado acadêmico

Tatiana Ulhoa (de preto, na primeira fila) com os colegas da turma de mestrado profissional em Economia. Para ela, o sentimento é de gratidão. Foto: Arquivo pessoal

Mais uma iniciativa para qualificar as servidoras e os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília está em andamento: o primeiro Doutorado Profissional em Administração Pública (DPA) da UnB. Já está definido que serão oito vagas exclusivas para servidores da instituição e mais duas para o público externo. A medida se soma a outras iniciativas de valorização dos servidores financiadas pela UnB. Neste caso, o doutorado representa um investimento de R$ 560 mil.

“É mais uma forma que encontramos, desde 2017, de valorizar e qualificar nossas servidoras e nossos servidores técnicos, que estão com seus salários defasados, um dos menores do Executivo federal. A crescente oportunidade para formação em nível de pós-graduação, somada à flexibilização da jornada de trabalho e ao Programa de Gestão e Desempenho são atenuantes que temos conseguido para dar mais qualidade de vida no trabalho”, afirma a reitora. Atualmente, a UnB conta com mais de 600 servidores com mestrado concluído.

>> UnB tem 60% de suas unidades com adesão à jornada de trabalho flexibilizada e servidores em PGD

Para concorrer a essa turma específica do doutorado, é necessário ter concluído o mestrado há, no máximo, oito anos. Também deverá ser apresentado um anteprojeto em um dos temas relacionados a alguma das três linhas de concentração: Avaliação de Políticas Públicas; Governança e Desempenho; e Tecnologia e Inovação. O edital será publicado em breve. “Os temas dos projetos devem estar alinhados às necessidades institucionais e também com o campo de pesquisa dos docentes que farão as orientações”, explicou a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes.

O doutorado faz parte do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PGAP), da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).

“É impactante o reforço que a gestão deu à qualificação e capacitação dos nossos servidores, incluindo os cursos oferecidos pela Coordenadoria de Capacitação (Procap) com reflexo direto na motivação dos servidores, na excelência do trabalho diário e nos números de pessoas formadas”, reforça a decana.

VALORIZAÇÃO – De 2017 a 2024, 13 cursos de mestrado profissional ofereceram, ao todo, 385 vagas exclusivas para técnicos da UnB. Enquanto entre 2013 e 2016 a oferta foi de 54.

Há um ano, a servidora do Decanato de Administração (DAF) Tatiana Ulhoa concluiu o mestrado profissional em Economia. “Eu acredito que as vagas exclusivas para os técnicos sejam uma forma de reconhecimento, desenvolvimento profissional, inclusão de servidores que não teriam condições de participar com o público externo, além de fortalecer a instituição com profissionais capacitados.” Após 18 anos fora da sala de aula, ela admite que houve desafios. “Mas o sentimento é de gratidão pela oportunidade de realizar um sonho”, revela.

A servidora da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) Lívia Thayane Moreira Cruz fez mestrado em Gestão Econômica de Inovação Tecnológica, por meio de vaga exclusiva, em 2021. Ela conta que a qualificação teve impactos positivos que vão além da carreira. “Para a minha vida, trouxe a oportunidade de aguçar e ampliar meu olhar para as questões relacionadas ao meu ofício. Além disso, como a turma é muito mista, seja em formação, seja em atuação e até faixa etária, você passa a conhecer um pouco mais sobre os outros setores, fazer network, aprender outras perspectivas e até histórias de vida. Também trouxe uma grande realização pessoal”, afirma. Lívia fez o curso com a mãe, Marília Jaqueline Moreira, que também é servidora da UnB.

No mesmo período, seis mestrados e seis doutorados acadêmicos, reservaram, respectivamente, 20 e 24 vagas. A servidora do DAF Gabriela Pereira Cota destaca a importância da educação continuada. Atualmente, ela concorre a um doutorado. “Vários servidores, assim como eu, que fizeram o mestrado, precisam da oportunidade para ingressar no doutorado, seja acadêmico ou profissional”, pondera.

“Tenho certeza de que, com a ampliação das vagas aos servidores, o serviço oferecido pela Universidade será cada vez melhor. Assim, o retorno para a sociedade será cumprido pela UnB. Sou uma entusiasta da educação e acredito que faz a diferença na vida das pessoas”, complementa.

A valorização e o fortalecimento da carreira sempre foi um compromisso da atual gestão da UnB, que vem implementando ao longo dos anos diversas medidas. Desde 2020, técnicas e técnicos administrativos podem coordenar projetos de extensão. A partir de então, 292 profissionais estiveram à frente de iniciativas. Considerando a ampla participação, atualmente são cerca de 500 técnicas e técnicos contribuindo em ações extensionistas. Servidoras e servidores técnicos também passaram a atuar em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de iniciação científica.

Por realizar esse trabalho, o servidor tem previsão de melhoria na carreira e os certificados podem ser usados para concorrer às vagas de mestrado e doutorado.