CELEBRAÇÃO

Reitora Márcia Abrahão prestigiou a solenidade. Este é o segundo ano consecutivo que as homenagens ao aniversário da cidade acontecem on-line

Autoridades públicas do Distrito Federal acompanharam a sessão e prestaram homenagens a Brasília. Imagem: Reprodução/TV Senado

Na manhã desta segunda-feira (19), a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, prestou homenagem aos 61 anos de Brasília em Sessão Especial do Senado Federal, a convite do senador Izalci Lucas. "É uma honra para a UnB participar deste encontro. Irmã um pouco mais nova que cresceu junto com Brasília, a Universidade também é criação de Lucio Costa e Oscar Niemeyer", lembrou a reitora.

Também participaram da sessão on-line a senadora Leila Barros, o vice-governador do DF, Paco Britto, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso, o presidente do Clube dos Pioneiros, Roosevelt Beltrão, entre outras autoridades. "É importante estarmos aqui para homenagear todos os brasileiros que acreditaram e vieram construir Brasília no final dos anos 50. E também para mostrar a importância da cidade para o país", afirmou o senador Izalci Lucas.

A senadora Leila Barros lamentou que, pelo segundo ano consecutivo, a comemoração do aniversário da cidade tenha de ser realizada em modo remoto: "Mas isso é importante para preservar a integridade física de todos. Com a imunização, vamos conseguir retomar a normalidade." Nascida em Taguatinga, a senadora afirmou que a cidade se tornou "mãe generosa" de muitos brasileiros. "O avião do Plano Piloto pode ser entendido como uma cidade de braços abertos", frisou.

Foram exibidos vídeos com um pouco da história da capital e, ao final, o cantor Rafael Silva interpretou a tradicional cantiga Peixe vivo para lembrar o presidente Juscelino Kubitschek. Para André Kubitschek, neto do fundador e conselheiro do Memorial JK, "a construção de Brasília é a história da reconstrução de um país. E devemos lembrar disso especialmente neste momento difícil que vivemos desde março do ano passado."

Confira a sessão especial do Senado pelo aniversário de Brasília: