PARCERIA

Instituição assinou acordo com a Snelis para criação de dez núcleos voltados à prática em todo o país. Foco serão crianças e adolescentes entre seis e 14 anos

Por meio do projeto Um Salto na Educação, a UnB vai coordenar a abertura de dez núcleos de saltos ornamentais, em todas as regiões do Brasil. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

 

O caminho até a excelência em um esporte de alto rendimento é difícil, mas, no caso dos saltos ornamentais, acaba de ganhar um impulso importante. A Universidade de Brasília – que, desde 2014, abriga um centro de excelência na modalidade – assinou parceria com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) para difundir a prática em todo o país. Por meio do projeto Um Salto na Educação, a UnB vai coordenar a abertura de dez núcleos de saltos ornamentais, em todas as regiões.

 

De acordo com o Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre as duas instituições, a UnB receberá R$ 4,44 milhões, para execução ao longo de 24 meses. Os núcleos serão abertos em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Alagoas, Paraíba, Ceará e Amazonas, além de dois no Distrito Federal, um deles no Centro Olímpico (CO) da UnB. Nesses locais, será oferecido treinamento para crianças e adolescentes na faixa entre seis e 14 anos.

 

>> Relembre: Atletas de saltos ornamentais competem na UnB

 

"Será um salto qualitativo e quantitativo no desenvolvimento da modalidade no Brasil. Desde que iniciamos as atividades com saltos orçamentais na UnB, já recebemos cerca de 400 atletas. Com este projeto, pretendemos alcançar 1.120 jovens", explicou Ricardo Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais e professor voluntário da UnB.

 

Ele participou da cerimônia que marcou a assinatura do TED na manhã desta sexta-feira (8). "O esporte nos ensina a ter atitudes perante a vida. Quando morei no Canadá, por conta do pós-doutorado, havia, por exemplo, uma enorme oferta de clubes de ginástica olímpica para as crianças, mesmo em uma cidade pequena, o que não existe aqui. Somente com isso, com esporte em massa, conseguiremos ter campeões no futuro. E esse projeto caminha nessa direção", disse a reitora Márcia Abrahão.

 

A secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania, Fabiola Pulga Molina, ex-atleta, emocionou-se durante o evento. "A luta do esporte não é fácil. Só quem viveu sabe como é importante cruzar com pessoas que fazem as coisas acontecer", pontuou. "O esporte traz possibilidades únicas para crianças e adolescentes, pois ensina coisas que nenhuma escola é capaz de ensinar".

 

TRADIÇÃO – O diretor da Faculdade de Educação Física (FEF), Fernando Mascarenhas, resgatou a tradição da Universidade no fomento ao esporte. "Em 2021, o Centro Olímpico completa 50 anos. É um bom momento para que a gente renove o nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e com a democratização do acesso ao esporte, coisas que sempre marcaram a atuação da UnB", destacou.

 

O TED permitirá à Universidade fortalecer a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado em pesquisas e projetos relacionados aos saltos ornamentais, por meio da concessão de bolsas, entre outras iniciativas. "A própria permanência do Ricardo como professor voluntário coloca estudantes em contato com uma modalidade que não é comum nos currículos da Educação Física", comentou o diretor da FEF.

 

Leia também:

>> UnB recebe matrículas pelo SIGAA

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Podcast leva a antropologia para além da academia e moderniza aprendizagem

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Solidariedade a estudantes africanos da Universidade de Brasília

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Edição especial da Revista Humanidades reflete sobre a pandemia

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia

>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada

>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.