COVID-19

Pacientes voltam para capital amazonense depois de cinco dias internados no Hospital Universitário de Brasília

"Ver que o trabalho do HUB está sendo efetivo nos traz muita alegria e satisfação”, afirmou Amália Faria Gomes, chefe da Unidade de Clínica Geral. Foto: Ascom/HUB

“Como é bom respirar”. O relato comovente é da técnica de enfermagem Neila Meireles, de 45 anos. Ela e mais cinco pacientes de Manaus (AM), que estavam internados no Hospital Universitário de Brasília (HUB) desde 17 de janeiro, receberam alta na tarde de sexta-feira (22). “Só tenho a agradecer, porque fomos muito bem tratados e hoje estou viva para contar essa história. Gratidão eterna à equipe e gratidão pelo dom da vida”, disse Neila, com lágrimas nos olhos.

Os corredores da Unidade de Clínica Geral, onde os seis pacientes eram acompanhados depois de terem passado alguns dias na enfermaria covid-19 do HUB, era só emoção. Sorrisos e choros retratavam a alegria de poder voltar para a cidade natal depois de tantos dias longe da família. Nas mãos da técnica de enfermagem do HUB, Maria das Graças Oliveira (tia Graça), os cabelos das pacientes se transformavam em tranças e era difícil segurar as lágrimas enquanto elas relembravam os momentos que viveram.

Para a autônoma Milena França Goulart, de 50 anos, a decisão de deixar Manaus e fazer o tratamento em Brasília não foi fácil. “Tive medo, porque não conhecia ninguém aqui, mas hoje sinto como se tivesse acertado na Mega-sena sozinha”, relatou ela, que agora só quer chegar em casa e abraçar a família.

“Seis pessoas estão tendo uma nova chance graças ao hospital, que nos recebeu muito bem. O povo do Amazonas está muito feliz por tudo isso que estão fazendo por nós”, afirmou Marcelo Santos da Silva, que veio para a Brasília acompanhar o irmão, Márcio André Santos da Silva, que passou cinco dias internado. “Graças a Deus vencemos essa luta. A equipe do HUB foi fundamental para podermos voltar para casa”, contou Márcio, taxista de 45 anos.

A chefe da Unidade de Clínica Geral, Amália Faria Gomes, comemora as seis altas que, segunda ela, refletem o trabalho em equipe. “É gratificante para nós ver como como eles chegaram cinco dias atrás, precisando de oxigênio, e como saem hoje. Ver que o trabalho do HUB está sendo efetivo nos traz muita alegria e satisfação”, declarou.

No trajeto do HUB até o Aeroporto Internacional de Brasília, os pacientes foram acompanhados pela psicóloga da equipe de apoio da Casa Civil de Manaus, Vânia Cristina Barbosa. “Fazemos o apoio logístico e o contato com as famílias. Agradecemos toda a equipe do HUB, que nos recebeu de portas abertas. É um momento de muita alegria”.

OPERAÇÃO MANAUS – Na madrugada do domingo (17), o HUB recebeu 15 pacientes com covid-19 vindos da capital amazonense. Eles foram internados na enfermaria exclusiva para pacientes com covid-19, que foi preparada na Unidade de Pronto-Socorro do hospital. A estrutura conta com 20 leitos, suporte de oxigênio e sete respiradores, além de uma equipe formada por cerca de 140 profissionais.

A transferência desses pacientes faz parte de uma operação coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Força Aérea Brasileira (FAB). A ação conta com a parceria do Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que disponibilizou 205 leitos em nove hospitais universitários federais da rede.

Dos 15 pacientes de Manaus, apenas quatro permanecem em tratamento na enfermaria covid-19 do HUB, pois dois já melhoraram e foram transferidos para a enfermaria da Clínica Geral, dois foram transferidos para leitos de UTI do Hospital da Polícia Militar via sistema de regulação de vagas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), um veio a óbito e seis tiveram alta para casa.