GESTÃO

Em reunião com diretor-presidente da Fundação, UnB levou pedido para recomposição do orçamento de pesquisa. Gestor disse que pretende estreitar relação com o Parque Científico e Tecnológico

Entre as demandas levadas por representantes da administração superior à FAP-DF está o financiamento de projetos de combate à covid-19. Imagem: Reprodução


A administração da Universidade de Brasília esteve reunida, nesta terça-feira (9), com o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Marco Antônio Costa Júnior, para falar sobre parcerias entre as duas instituições e sobre o orçamento de fomento à pesquisa previsto para este ano. A reunião foi motivada pela redução de recursos previstos para a FAP-DF em 2021, cujo orçamento caiu de cerca de R$ 400 milhões para pouco mais de R$ 100 milhões.

 

"Vivemos um momento em que a importância da pesquisa está bastante evidenciada, então, queremos saber como agir conjuntamente para garantir a recomposição do orçamento da FAP", disse a reitora Márcia Abrahão, acrescentando que teve apoio do presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, no pleito.

 

Entre as demandas indicadas pela UnB, estão o financiamento de mais projetos de pesquisa, extensão e inovação de combate à covid-19 e a destinação de recursos para bolsas de pós-graduação, iniciação científica e pós-doutorado, por meio de editais. Outro pedido é por editais que promovam melhoria na infraestrutura de pesquisa, que sofre rapidamente com deterioração.

 

"Nós sabemos que a FAP tem limitações de quantitativo de pessoal, então, se precisarem de apoio para redação de editais, abertos à toda comunidade científica do Distrito Federal, estamos à disposição", destacou o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó. Ele lembrou, ainda, que o investimento na ciência local tem potencial de trazer retornos também para a economia.

 

O presidente da FAP explicou que houve questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto ao percentual da receita líquida do DF destinado ao orçamento da Fundação – daí a redução dos valores. "Mas nosso entendimento é que, se houver projetos que excedam os recursos disponíveis, vamos levar ao governo e apontar a necessidade de suplementação orçamentária. Temos apoio do governador [Ibaneis Rocha] em relação a isso", disse Marco Antônio.

 

INOVAÇÃO – Ele aproveitou a conversa para sinalizar interesse em estreitar o relacionamento e as parcerias com o Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB). Também pediu mais detalhes sobre o andamento dos projetos de combate à covid-19 já financiados pela FAP. A agência aportou recursos para 44 iniciativas, selecionadas a partir dos projetos aprovados nas duas chamadas públicas promovidas pela UnB no ano passado.

 

"Por opção da própria FAP, o acompanhamento das atividades ficou entre a agência e a Finatec [Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, que faz a execução financeira]. Mas há um portal no qual é possível verificar o andamento", explicou a decana de Pesquisa e Inovação em exercício, Cláudia Amorim. Ela também esclareceu que cerca de metade dos projetos financiados pela Fundação ainda está ocorrendo.

 

A reitora sugeriu que as duas instituições planejem uma solenidade para divulgação dos projetos, para dar visibilidade às ações. A proposta foi bem recebida por Marco Antônio e pelo diretor vice-presidente da Fundação, Paulo Nicholas, também presente na reunião. Além deles, participou da conversa a superintendente Científica da FAP, Renata Vianna. "Nós carecemos muito desses eventos acadêmicos para apresentar o resultado de tudo que fomentamos na UnB. Acho importante mostrar o que é produzido, tanto em pesquisa básica, quanto aplicada", afirmou.

 

Leia também:

>> Pesquisa avalia impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica

>> UnB está entre as melhores dos países emergentes

>> Especialistas da UnB comentam colapso da saúde no DF em meio à pandemia

>> Mesa-redonda sobre diversidade abre o 2º Seminário Mulheres na Ciência

>> Mais do que celebrar, um dia para fazer a diferença

>> Professoras e alunas ajudam a tornar a academia um ambiente mais acolhedor a outras mulheres

>> Consuni indefere nove recursos de estudantes expulsos por fraudes nas cotas

>> Mensagem da reitoria pelo Dia Internacional da Mulher

>> Hospital Universitário é referência para tratar reação grave à vacina contra covid-19

>> DPG lança editais de auxílio financeiro a estudantes dos programas de pós-graduação

>> Cepe discute proposta para calendário acadêmico de 2021

>> Reintegração é o mais novo serviço disponível por peticionamento eletrônico

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.