BOAS-VINDAS

Em encontro na Face, discentes do programa PEC-G sanaram dúvidas sobre iniciativas de apoio acadêmico, socioeconômico, em saúde e de inclusão

Palestra reuniu gestores dos principais serviços de apoio e acolhimento da UnB para uma apresentação aos estudantes do PEC-G. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Estudantes de diferentes países foram recebidos na Universidade de Brasília na última sexta-feira (10). Organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a recepção aos alunos do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) ocorreu no Auditório Azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) da UnB.

 

O PEC-G oferece a estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos culturais e educacionais a oportunidade de cursar a graduação no Brasil. Atualmente, 44 estudantes africanos, 26 latinos ou caribenhos e uma aluna do Timor Leste, país da Ásia, estudam na UnB pelo programa.

 

>> Confira a íntegra do decreto 7.948/2013 que estabelece o programa

 

“Recebam um abraço afetuoso da Universidade de Brasília. Sejam muito bem-vindos”, disse o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. “Iniciativas como essa enriquecem a vida cultural na Universidade”, destacou.

 

No encontro, os estudantes puderam conhecer os principais serviços oferecidos na UnB e tirar dúvidas relacionadas à vida estudantil durante o período do programa. Representantes da Divisão de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores (MRE) também estiveram presentes para conversa com os estudantes. As principais dúvidas eram relacionadas aos serviços da Diretoria de Desenvolvimento Social da Universidade (DDS) e questões envolvendo o MRE.

Veterano de Arquitetura e Urbanismo, Beny Kadima relatou que o encontro oportuniza a integração e obter informações sobre a vida acadêmica. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


O congolês de Kinshasa Beny Kadima (31), estudante do nono semestre de Arquitetura e Urbanismo, participa pela terceira vez do encontro que ocorre todos os anos na UnB. “Achei muito legal. É uma oportunidade de tirar as nossas dúvidas, trazer nossas questões e conhecer os novos estudantes. Fazia tempo que não nos víamos por causa da pandemia. Acho que o encontro poderia ocorrer com mais frequência”, disse.

 

Também do Congo, o estudante do sexto semestre de Audiovisual da FAC Nono Kukimunu (29) considera o encontro importante não só para os calouros, mas válido para veteranos. “É um momento importante para tirar dúvidas”, reitera. Assim como Beny, Nono participou de todos os encontros desde que ingressou na UnB.

 

O assistente em administração Rogério Almeida, da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica do Decanato de Ensino de Graduação (Daia/DEG), destacou a importância de os alunos seguirem as regras do programa e, em caso de dúvidas, não hesitarem em buscar ajuda no DEG. Ele conta ser muito comum os discentes estrangeiros terem, no início do curso, dificuldades com a língua e com a carga de leitura.

 

“Não se encolham em sala, se houver alguma dificuldade, falem com o professor ou comigo. A troca cultural é muito preciosa, por isso busquem estar bem para aproveitar essa oportunidade ao máximo”, recomendou. Uma dica deixada por ele é que os alunos formem um grupo. “Isso ajuda na troca de informação, socialização e apoio mútuo”, disse.

 

Há sete anos trabalhando com estudantes PEC-G, Rogério mostra os resultados obtidos com acolhimento e apoio adequados no desempenho acadêmico dos alunos. “Em 2015, assim que entrei na INT [Secretaria de Assuntos Internacionais], realizamos uma recepção para os estudantes, e ali comecei a identificar vários deles em vulnerabilidade, por isso, decidimos aplicar um questionário e escutar os alunos pessoalmente. Com essas informações, pudemos encaminhá-los aos serviços de apoio, como psiquiatras, psicólogos, tutores, orientadores, reforço da língua e vários outros serviços. Além disso, pudemos adequar várias políticas da Universidade para a realidade dos estudantes, melhorando a vida e as menções deles”, lembrou o período em que atuava na INT, unidade anteriormente à frente do programa.

 

Os estudantes PEC-G concorrem à bolsa Mérito do Itamaraty. Em 2015, três deles foram contemplados. Como resultado desse acolhimento e acompanhamento, em 2019 o número aumentou para 24 bolsas. “A UnB foi a universidade no Brasil com maior quantidade de estudantes selecionados naquele ano”, observou Rogério.

Rogério Almeida está à frente do PEC-G na UnB e salientou a importância da acolhida aos estudantes para o desempenho acadêmico. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

Outro destaque apontado por Rogério é a Semana da África, organizada pelos próprios estudantes. “Essa troca traz um benefício muito grande para a comunidade acadêmica. Os alunos relatam que passaram a conhecer melhor o continente africano, que possui mais de 50 países com culturas e povos diferentes”, conta. “É uma forma de combater racismo e xenofobia. Além disso, os alunos passam a se valorizar mais”, acrescentou.

 

Rogério ainda aponta que muitos egressos seguem para o mestrado e acabam se tornando professores e personalidades expressivas em seus países de origem. “Presidentes, políticos, ministros de Estado, presidentes de grandes indústrias já participaram desse programa. Muitos continuam a troca acadêmica com a UnB”, disse.

 

>> Conheça alguns dos serviços de acolhimento da UnB

 

ATENÇÃO À SAÚDE – Diversas ações para cuidado, promoção da saúde e fortalecimento de vínculos são oferecidas na UnB. O Núcleo de Apoio e Vigilância em Saúde (Navs), ligado à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), é o local onde os estudantes podem receber o primeiro atendimento. O posto fica no ICC Sul, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal.

 

Por meio da Dasu, os estudantes também contam com serviço de acolhimento psicossocial, de intervenção em crise, acompanhamento psicoterapêutico, atendimentos em grupo, nutricional e encaminhamentos para redes externas, quando necessário. Para ser atendido, é preciso enviar e-mail para a Coordenação de Atendimento Psicossocial (Coap) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – ou para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Outra atividade são as oficinas integrativas organizadas pela Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (Coeduca/Dasu), como o Caminhar para conhecer o campus Darcy Ribeiro, marcada para ocorrer no dia 1º de julho. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atualmente, o programa conta com 71 discentes estrangeiros vinculados. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

ACESSIBILIDADE – A Diretoria de Acessibilidade (Daces) oferece diversos projetos e atividades de inclusão e acessibilidade para toda a comunidade acadêmica com deficiência, como transporte inclusivo mediante agendamento prévio e introdução de mobiliário adaptado nos espaços. A Daces fica no ICC Norte. “Sintam-se à vontade para fazer uma visita e conhecer mais o nosso trabalho”, disse a diretora Sinara Zardo.

 

CENTRO DE CONVIVÊNCIA NEGRA – A comunidade negra da UnB conta com espaço de apoio, para estudo e reuniões, onde é possível obter informação e orientação sobre programas de ensino, pesquisa e extensão, atividades culturais e esportivas. “Nossa equipe está aqui para abraçar vocês”, disse a coordenadora do Centro de Convivência Negra (CCN), Daniela Bezerra. O centro fica ao lado da Prefeitura da UnB.

 

ASSUNTOS ACADÊMICOS – “Em algum momento, vocês passarão pelo SAA”, disse o coordenador de Orientação e Supervisão de Unidades Avançadas da Secretaria de Assuntos Acadêmicos (SAA), Daniel Almeida. O setor é responsável por executar uma série de rotinas acadêmicas, do registro e matrícula em disciplinas à emissão do diploma. A SAA possui postos avançados espalhados pelos campi onde os estudantes podem obter informação sobre processos acadêmicos e documentos escolares. Parte do atendimento pode ser feito de modo remoto. “Apresentem-se aos coordenadores dos cursos como estudantes PEC-G. Isso ajuda o aluno a obter orientação adequada”, ressaltou Daniel aos participantes.

 

ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO – Monitorias, tutorias, estágios, auxílio para compra de material necessário aos estudos e para participação em eventos são algumas das atividades sob responsabilidade da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia). Os editais podem ser acessados no site do DEG.

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Estudantes em vulnerabilidade social podem buscar auxílio na Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC), que funciona no Bloco de Salas de Aula Eudoro de Sousa (Baes), das 7h30 às 19h30. Os estudantes passam por avaliação socioeconômica para se cadastrarem nos programas e receberem as bolsas. Os editais estão disponíveis no site da DDS.

 

BIBLIOTECA CENTRAL – A BCE funciona de segunda à sexta, das 7h às 23h45. Sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Para acessar o espaço, o estudante precisa digitar o CPF na catraca ou apontar o QRCode no visor. No local, ocorrem, na última quinta do mês, entre 12h e 14h, o Clube de Leitura, e às quartas, no mesmo horário, o Cine Clube. Outras informações podem ser obtidas no site da BCE.

 

Leia também:

>> Projeto da Enfermagem leva informações sobre a covid-19 a crianças de escola no Itapoã

>> Precursoras da Lei de Cotas, universidades federais reforçam importância das ações afirmativas no ensino 

>> UnB mantém atualizado ambiente virtual para atividades presenciais

>> SBPC retoma reunião presencial com centenas de atividades

>> Boas-vindas da Faculdade UnB Ceilândia celebra o retorno ao presencial

>> UnB é a quinta melhor universidade federal, segundo avaliação internacional

>> ICC abre espaço para atividades físicas e culturais de recepção a estudante

>> CAD aprova criação do Comitê de Governança Digital

>> Universidade cria manual para orientar serviços de segurança nos campi

>> UnB 60 anos: Da redemocratização à criação de um ambiente inspirador

>> UnB destina R$ 8 milhões para a pós-graduação

>> Estudantes voltam aos campi para aulas presenciais

>> Conheça os serviços de acolhimento oferecidos pela Universidade de Brasília

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.