EXTENSÃO

Ação promoveu ciência de maneira simplificada e lúdica, com reflexos na comunidade local e na formação de graduandos

O resultado da iniciativa foi considerado excelente por alunos, professoras da escola, estudantes de Enfermagem que promoveram o PSE e familiares entrevistados. Foto: Arquivo pessoal

 

Estudantes do Departamento de Enfermagem (ENF) da Universidade de Brasília realizaram uma intervenção junto à Escola Classe 02 do Itapoã para incentivar a vacinação de alunos e familiares contra a covid-19. O Programa Saúde na Escola (PSE) identificou, na região administrativa do Distrito Federal, resistência vacinal por motivos de desinformação e medo.

 

“A vacinação infantil estava permeada de dúvidas por parte dos escolares e o projeto auxiliou a oferecer informação baseada em evidências para as crianças e tratá-las como sujeitos e produtoras de uma cultura que valorize a ciência”, relata Leides Barroso, professora do ENF e líder do projeto de extensão junto ao Itapoã.

 

PSE – O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde que visa articular a promoção da saúde nas escolas. O público beneficiário do PSE são os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A equipe que realizou a intervenção produziu uma newsletter retratando o momento e as ações. Imagem: Reprodução

 

METODOLOGIA – A intervenção ocorreu em quatro encontros, promovidos entre março e abril deste ano, onde foram garantidos o espaço de fala e inventividade das crianças, além da ludicidade ao longo do desenvolvimento das atividades.

 

Brincadeiras como covid-quente (variação da batatinha-quente) e o pega-covid (variação do pique-pega) foram realizadas para testar e reforçar o conhecimento dos alunos sobre a temática, além de esclarecer possíveis dúvidas.

 

"Além disso, havia atividade de ‘pesquisa’ das crianças por meio de leitura de materiais, entrevistas com os familiares, discussão de vídeos e participação nos serious games ajustados para a ensinagem da história natural do covid-19, da vacina e da promoção da saúde comunitária”, relembra Leides Barroso. Uma newsletter produzida pela equipe do projeto relata as ações desenvolvidas em cada encontro.

 

>> Acesse aqui

 

FORMAÇÃO – Hannah Gabrielle de Siqueira, estudante de Enfermagem que participou da ação, afirma que a experiência proporcionou a ela o desenvolvimento de habilidades de conexão entre teoria e prática, além de oratória e didática. “Estar junto à comunidade e escutar seus medos e suas crenças, buscar desmistificar as informações fornecidas pelos meios de comunicação e ver resultados positivos de melhora vacinal no público que trabalhamos foi muito gratificante. Ver na prática a criança se transformar em agente de mudança dentro da sua família e comunidade abriu portas para o meu entendimento da capacidade de cada indivíduo em relação à promoção de saúde.”

A ação ocorreu entre os meses de março e abril. Acima, integrantes do projeto. Foto: Arquivo Pessoal

 

A estudante relata ainda que as crianças atendidas eram bastante esclarecidas sobre a temática da covid-19. “O nosso auxílio se deu mais em manter a problemática como assunto principal e tirar dúvidas pontuais. Exemplo: perguntamos a elas como poderiam resolver o problema da falta de vacinação no Itapoã. E elas às vezes falavam coisas relacionadas à medidas de higiene e isolamento, que não eram o foco da atividade. Então, a gente encaminhava novamente [as discussões] às ações voltadas para o aumento da vacina.”

 

INTEGRAÇÃO – A coordenadora da Escola Classe 02 do Itapoã, Danniele Ribeiro Pereira, afirma que a parceria entre escola pública e UnB gerou muitos benefícios para a comunidade local, como “a troca de saberes entre os estudantes, professores e alunos participantes”, “o conhecimento por parte dos estudantes de novas possibilidades de áreas de trabalho e formação” e “o sentimento de valorização por participar de atividades fora do seu cotidiano”. “São muitos os benefícios oriundos desta parceria, e torcemos para que haja muito mais e com várias temáticas”, expressa a coordenadora.

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Precursoras da Lei de Cotas, universidades federais reforçam importância das ações afirmativas no ensino 

>> UnB mantém atualizado ambiente virtual para atividades presenciais

>> SBPC retoma reunião presencial com centenas de atividades

>> Boas-vindas da Faculdade UnB Ceilândia celebra o retorno ao presencial

>> UnB é a quinta melhor universidade federal, segundo avaliação internacional

>> ICC abre espaço para atividades físicas e culturais de recepção a estudante

>> CAD aprova criação do Comitê de Governança Digital

>> Universidade cria manual para orientar serviços de segurança nos campi

>> UnB 60 anos: Da redemocratização à criação de um ambiente inspirador

>> UnB destina R$ 8 milhões para a pós-graduação

>> Estudantes voltam aos campi para aulas presenciais

>> Conheça os serviços de acolhimento oferecidos pela Universidade de Brasília

>> Egressa da UnB realiza segunda edição da Mostra de Teatro Afro Cena, em Cavalcante (GO)

>> UnB cria Secretaria de Direitos Humanos

>> Restaurantes universitários e bibliotecas retomam o funcionamento integral

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.