COVID-19

Livro digital reúne poesias, relatos e imagens que captam o sentimento de profissionais, estudantes e docentes de Enfermagem durante a pandemia

Ilustração da capa do livro Sentimentos na pandemia: vozes da enfermagem. Imagem: Reprodução

Coração acelerado

Respiração rápida

Aperto no peito

“Estou contaminado?”

Passarei de cuidador a paciente cuidado?”

Esta preocupação virou rotina

Homenagens e aplausos na janela

Não podem ensurdecer

Prantos e gritos de socorro

De toda uma classe que anseia

Mais do que tudo por salvar vidas

O trecho acima é uma pequena amostra do livro digital Sentimentos na pandemia: vozes da enfermagem, iniciativa do projeto de extensão Mentoria Estudantil em Enfermagem, da Universidade de Brasília. Por meio de registros fotográficos, ilustrações, poesias e textos feitos por docentes e alunos do curso de Enfermagem da UnB e por profissionais da área, o e-book dá visibilidade às impressões e sensações de quem está na linha de frente dos cuidados à covid-19.

“Não se trata de um livro acadêmico. É uma obra poética permeada de beleza, sensibilidade, afetos, sentimentos e emoções”, sintetiza a professora Mariana Franzoi, coordenadora do projeto.

A elaboração do livro é desdobramento das atividades realizadas no âmbito da iniciativa de extensão em 2020. Ao longo do ano, estudantes do curso realizaram a coleta de relatos de dezenas de profissionais de saúde com o intuito de mostrar os desafios e as experiências destes trabalhadores no combate à covid-19.

>> Relembre: Projeto Enfermeir@s Incríveis documenta relatos de profissionais de todo o país na luta contra covid-19

A cerimônia oficial de lançamento do e-book marcou o encerramento das atividades da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) durante a Semana Brasileira de Enfermagem, no dia 20 de maio.

Estudante do segundo semestre do curso de Enfermagem, Bianca Evellyn é uma das 34 colaboradoras do livro. Ela conta que a participação na obra e a realização das entrevistas no âmbito do projeto de mentoria trouxeram novos significados à sua vida.

“Aprendi a valorizar os pequenos detalhes. A compreender um pouquinho sobre o que é cuidar do outro. A aproveitar mais o tempo com a família. Gostaria que todo mundo pudesse sentir o que eu senti”.

A graduanda assina um poema em conjunto com a aluna Nathálya Silveira e a docente Mariana Franzoi. O texto Heróis? Não, Enfermeiros(as)! é um convite à valorização dos profissionais da saúde. “Cuide de quem cuida de vocês”, resume Bianca.

Para Hellen Cristina Costa Rocha, aluna do sexto semestre de Enfermagem, o e-book concretizou um desejo pessoal de longa data. “Sempre quis escrever, comecei uns esboços de livro e nunca terminei. Além de ajudar no currículo, aprendi muito. Gratidão por escrever, por expressar, por falar com as palavras, por ajudar, por incentivar. Gratidão pela vida em si”, revela.

Desenho feito pela enfermeira Nayara Lisboa, que atende pacientes com covid-19 em um hospital público do Distrito Federal. Ilustração: Reprodução

A obra também conta com o relato de Nayara da Silva Lisboa, enfermeira de um hospital público em Ceilândia. Dor, esperança, medo. O texto e a ilustração feitos pela egressa da UnB materializam o turbilhão de sentimentos ao intubar um paciente com covid-19.

A enfermeira afirma ainda que nunca se esquecerá do negacionismo das pessoas perante a doença. “No hospital, muitos familiares ficavam revoltados, afirmavam que a doença não existia, que era uma invenção, que a gente queria que os pacientes morressem, ou seja, duvidavam do nosso trabalho. Tivemos plantões terríveis, pesados.”

E-BOOK – O livro Sentimentos na pandemia: vozes da enfermagem está disponível para download de forma gratuita. Os textos e ilustrações do e-book estão divididos em cinco seções que abordam temas, como cuidado, lutas, lutos, esperança e vida.

Aos interessados em adquirir a versão impressa, os organizadores da obra irão disponibilizá-la em breve, a preço de custo. Basta entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Quer saber mais sobre a obra e o projeto Mentoria Estudantil em Enfermagem? Ouça, abaixo, a entrevista completa com a professora Mariana Franzoi.