Coração acelerado
Respiração rápida
Aperto no peito
“Estou contaminado?”
Passarei de cuidador a paciente cuidado?”
Esta preocupação virou rotina
Homenagens e aplausos na janela
Não podem ensurdecer
Prantos e gritos de socorro
De toda uma classe que anseia
Mais do que tudo por salvar vidas
O trecho acima é uma pequena amostra do livro digital Sentimentos na pandemia: vozes da enfermagem, iniciativa do projeto de extensão Mentoria Estudantil em Enfermagem, da Universidade de Brasília. Por meio de registros fotográficos, ilustrações, poesias e textos feitos por docentes e alunos do curso de Enfermagem da UnB e por profissionais da área, o e-book dá visibilidade às impressões e sensações de quem está na linha de frente dos cuidados à covid-19.
“Não se trata de um livro acadêmico. É uma obra poética permeada de beleza, sensibilidade, afetos, sentimentos e emoções”, sintetiza a professora Mariana Franzoi, coordenadora do projeto.
A elaboração do livro é desdobramento das atividades realizadas no âmbito da iniciativa de extensão em 2020. Ao longo do ano, estudantes do curso realizaram a coleta de relatos de dezenas de profissionais de saúde com o intuito de mostrar os desafios e as experiências destes trabalhadores no combate à covid-19.
A cerimônia oficial de lançamento do e-book marcou o encerramento das atividades da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) durante a Semana Brasileira de Enfermagem, no dia 20 de maio.
Estudante do segundo semestre do curso de Enfermagem, Bianca Evellyn é uma das 34 colaboradoras do livro. Ela conta que a participação na obra e a realização das entrevistas no âmbito do projeto de mentoria trouxeram novos significados à sua vida.
“Aprendi a valorizar os pequenos detalhes. A compreender um pouquinho sobre o que é cuidar do outro. A aproveitar mais o tempo com a família. Gostaria que todo mundo pudesse sentir o que eu senti”.
A graduanda assina um poema em conjunto com a aluna Nathálya Silveira e a docente Mariana Franzoi. O texto Heróis? Não, Enfermeiros(as)! é um convite à valorização dos profissionais da saúde. “Cuide de quem cuida de vocês”, resume Bianca.
Para Hellen Cristina Costa Rocha, aluna do sexto semestre de Enfermagem, o e-book concretizou um desejo pessoal de longa data. “Sempre quis escrever, comecei uns esboços de livro e nunca terminei. Além de ajudar no currículo, aprendi muito. Gratidão por escrever, por expressar, por falar com as palavras, por ajudar, por incentivar. Gratidão pela vida em si”, revela.
A obra também conta com o relato de Nayara da Silva Lisboa, enfermeira de um hospital público em Ceilândia. Dor, esperança, medo. O texto e a ilustração feitos pela egressa da UnB materializam o turbilhão de sentimentos ao intubar um paciente com covid-19.
A enfermeira afirma ainda que nunca se esquecerá do negacionismo das pessoas perante a doença. “No hospital, muitos familiares ficavam revoltados, afirmavam que a doença não existia, que era uma invenção, que a gente queria que os pacientes morressem, ou seja, duvidavam do nosso trabalho. Tivemos plantões terríveis, pesados.”
E-BOOK – O livro Sentimentos na pandemia: vozes da enfermagem está disponível para download de forma gratuita. Os textos e ilustrações do e-book estão divididos em cinco seções que abordam temas, como cuidado, lutas, lutos, esperança e vida.
Aos interessados em adquirir a versão impressa, os organizadores da obra irão disponibilizá-la em breve, a preço de custo. Basta entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Quer saber mais sobre a obra e o projeto Mentoria Estudantil em Enfermagem? Ouça, abaixo, a entrevista completa com a professora Mariana Franzoi.
Leia também:
>> UnB contribui com acervo que identifica territórios tradicionais do Brasil
>> Servidores da SPI participam de diálogo com a reitora
>> Mais antigo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares do Brasil completa 35 anos
>> Núcleo de estudos promove pesquisa nacional sobre travestis e transexuais
>> Conselho de Administração aprova orçamento de 2021
>> Nova direção do Instituto de Ciências Exatas toma posse
>> Cepe prorroga ensino remoto
>> Conheça a proposta para a Política de Assistência Estudantil da UnB
>> Com programação on-line, festival aproxima ciência e sociedade
>> Resultado do programa de mobilidade Promover sai em 21 de maio
>> UnB e DPU lançam relatório sobre atuação da Defensoria junto a crianças migrantes venezuelanas
>> Nova função do SIGRH permite cadastramento de contatos de emergência dos servidores
>> Estudantes dão visibilidade a atuação médica por meio de disciplina
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus