BOAS-VINDAS

Aulas de pilates e defesa pessoal integram comunidade universitária no campus Darcy Ribeiro

Alunos e técnicos aproveitaram prática física oferecida pela Deac no ICC. Foto: André Gomes/Secom UnB


Tatames com as cores da Universidade de Brasília chamaram a atenção de quem passava nesta quarta-feira (8) pela entrada sul do Instituto Central de Ciências (ICC), conhecido como Minhocão, no campus Darcy Ribeiro. Com a timidez típica de início de semestre letivo, estudantes olhavam com curiosidade a aparelhagem de som que estava montada no local e conjecturavam o que aconteceria ali. Pouco antes das 11h, teve início a aula gratuita de pilates que fazia parte da programação de Boas-Vindas ofertada pela Coordenação de Arte e Cultura da Diretoria de Esportes e Atividades Comunitárias (Coac/Deac/DAC).

 

>> Saiba mais: UnB preparo intensa programação para recepcionar estudantes

 

“Engraçado que hoje de manhã eu já tinha comentado em sala de aula sobre minha dor de coluna e tinha falado que queria fazer pilates. Aí surgiu a oportunidade agora e parece que foi o destino! Eu adoro, já tinha feito pilates antes, foi uma experiência muito legal”, afirma a estudante de Biotecnologia Sabrina Felix, que está no segundo semestre do curso, mas vivencia pela primeira vez as aulas presenciais no campus. 

 

Ao lado dela, servidores de setores diferentes da UnB também aproveitavam o momento para fazer a aula de pilates. Danilo Guimarães, que atua na Deac há 16 anos, foi experimentar a modalidade pela primeira vez na vida. 

 

“Achei legal, interessante. Achei que era mais fácil. Mas quando você vê, a coisa não é tão fácil assim. Vemos as pessoas fazendo e achamos que deve ser fácil, mas pesa, é dolorido”, comenta Danilo, dando risada. 

 

O servidor ressalta que é importante os estudantes explorarem as possibilidades oferecidas dentro da Universidade além dos cursos de graduação. “É legal desenvolver esse lado humano também. Somos uma comunidade, aqui é uma cidade. São milhares de pessoas, é importante fazer essa integração. Ajuda no convívio do dia a dia, temos mais a sensação de comunidade e de acolhimento”, avalia. 

Lidiane Gomes, profissional de educação física do HUB, esteve à frente da atividade, que visou a promoção à qualidade de vida. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

A aula de pilates foi ministrada no evento de Boas-Vindas pela servidora do Hospital Universitário (HUB) Lidiane Gomes, que se voluntariou para receber os estudantes junto à Coac.  

 

“Achei super válida a proposta. Sou da área de educação física, achei muito legal poder passar um pouco do meu conhecimento, divulgando sobre os exercícios físicos por meio do pilates, para que as pessoas possam vivenciar essa prática e levar isso para o dia a dia delas, pensando na qualidade de vida”, afirma. 

 

No HUB, Lidiane desenvolve atividades físicas voltadas para colaboradores e para pacientes da geriatria e da oncologia. 

 

Além do pilates, a atividade proposta pela Coac para a recepção dos alunos incluía, na sequência, uma aula de defesa pessoal no mesmo espaço. Tudo acompanhado por músicas selecionadas pela DJ brasiliense Miss Ally, que veio ao campus especialmente para participar da organização. 

 

“Vim ajudar a UnB nessa integração com os alunos, acho isso bem bacana. Não estudei na UnB, mas estava sempre aqui dentro nos eventos, nos cursos. Temos que entender que a UnB é uma comunidade e, assim, ela integra todo mundo”, comenta a DJ. 
 

Para o coordenador de Arte e Cultura da Deac, Marcus Carneiro, este é um momento singular em que a Universidade reúne calouros e estudantes que iniciaram seus cursos até quatro semestres atrás, mas que até hoje não tiveram oportunidade de vivenciar atividades presenciais no campus. 

 

“Estamos tentando voltar com essa cultura de um campus que é rico em atividades diversas, em que os alunos transitam e, muitas vezes em horários de intervalos das aulas, conseguem entrar em contato com outras culturas, outras práticas e formas de desenvolvimento. Nossa diretoria está aqui para fomentar isso”, declara.

 

>> Conheça os serviços de acolhimento oferecidos pela Universidade de Brasília

 

Segundo Marcus, a ideia é fazer um esforço contínuo daqui para frente para que se resgate essa cultura de um campus repleto de atividades diversas. 

 

Além desta, outras voltadas ao acolhimento dos discentes ocorreram ao longo da semana. Caminhadas para ambientar os estudantes aos campi, recepção de diferentes cursos, além de ação sobre inclusão e acessibilidade na UnB foram alguns dos destaques. Como parte da programação, no dia 22 de junho a Universidade promove a aula inaugural do semestre #InspiraUnB, que será ministrada pela professora do Instituto de Ciência Política Flávia Biroli às 16h, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

 

Para mais informações sobre as atividades de Boas-Vindas, que seguem até 30 de junho, acesse a agenda completa.

 

Leia também:

>> CAD aprova criação do Comitê de Governança Digital

>> Universidade cria manual para orientar serviços de segurança nos campi

>> UnB 60 anos: Da redemocratização à criação de um ambiente inspirador

>> UnB destina R$ 8 milhões para a pós-graduação

>> Estudantes voltam aos campi para aulas presenciais

>> Conheça os serviços de acolhimento oferecidos pela Universidade de Brasília

>> Egressa da UnB realiza segunda edição da Mostra de Teatro Afro Cena, em Cavalcante (GO)

>> UnB cria Secretaria de Direitos Humanos

>> Restaurantes universitários e bibliotecas retomam o funcionamento integral

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Universidade prepara programação intensa para recepcionar estudantes

>> UnB Cerrado e Centro de Desenvolvimento Sustentável promovem palestras para Dia do Meio Ambiente

>> UnB divulga regras para acesso por meio de notas do Enem

>> Reitora fala sobre corte no orçamento com ADUnB, DCE e Sintfub

>> Servidor técnico Sérgio Brito é agraciado com Mérito Universitário

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.