INTERAÇÃO

O festival em formato de olimpíada tem por objetivo promover a integração entre toda a comunidade acadêmica. Evento vai até 1º de julho

O lema da edição 2022, Quem supera, vence!, faz alusão ao período de isolamento social dos últimos anos e à esperança de que a pandemia está próxima ao fim. Arte: Divulgação

 

A Universidade de Brasília realiza mais uma edição do Festival de Esportes e Atividades Comunitárias (Feac), este ano com uma novidade: a retomada das atividades esportivas presenciais após dois anos de pandemia de covid-19. Com o lema Quem supera, vence!, o Feac está em curso desde 10 de abril, promovendo a competição saudável entre a comunidade universitária em 44 modalidades. Sob a organização da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC), o evento reúne, até 1º de julho, atividades artísticas, acadêmicas, esportivas presenciais e eletrônicas.

 

Participam estudantes, técnicos, docentes e ex-alunos da UnB. Em algumas modalidades, o evento tem cotas para a comunidade externa, seguindo o princípio da extensão universitária.

Hermética (amarelo), organização do evento (branco) e Épica (roxo) no jogo de abertura do Feac 2022. Foto: Reprodução/Instagram

 

RETORNO – O jogo de futsal masculino entre as atléticas Hermética, de Comunicação, e Épica, de Letras, marcou o início do festival no último dia 10. Para o calouro de Administração Guilherme Augusto de Siqueira, que está participando da modalidade futsal, retomar o convívio na Universidade após as restrições impostas pela covid-19 lhe fez muito bem. “A grande maioria da população está vacinada, então, na minha opinião, é importante voltarmos a uma rotina ao menos parecida como a de antes.”

 

Segundo o técnico esportivo do Deac e coordenador do Festival, Cristiano Hoppe Navarro, o aprendizado e a vida do estudante passam por aulas e avaliações, mas também pelas atividades comunitárias.

 

“Após dois anos de pandemia, quase metade da nossa população universitária não teve a oportunidade de vivenciar as experiências comunitárias presenciais que a Deac e o DAC [Decanato de Assuntos Comunitários] têm a missão de estimular”, salienta.

 

As estreias do vôlei masculino e feminino ocorreram na quinta-feira (21), no Centro Olímpico da UnB, com os outros jogos acontecendo entre sexta-feira (22) e domingo (24).

 

E-SPORTS – Nos esportes eletrônicos, a equipe da Hermética foi a vencedora no jogo Gartic, enquanto no Free Fire, a equipe campeã foi a atlética Presidência, de Administração. Outras modalidades eletrônicas são truco, Fortnite e Civilization, além de Fifa, Counter Strike: Global Offensive, League of Legends (LoL) e Stop, que também estavam na edição 2021 do festival.

 

Cristiano Navarro afirma que os eventos virtuais são uma tendência da atualidade. “Essa década nos reserva a fusão do presencial e do virtual por meio da realidade aumentada e do crescimento exponencial da inteligência artificial. Os esportes eletrônicos fazem parte desse cenário, com crescente reconhecimento mundial em termos de premiações e audiência”, alega.

A equipe do Centro Acadêmico de Artes Cênicas foi a vencedora dos Jogos Indígenas. A participação foi aberta a todos. Foto: João Paulo Machado/Arquivo pessoal

 

JOGOS INDÍGENAS – No último sábado (23), ocorreram os Jogos Indígenas, que englobaram modalidades, como canoagem, cabo de guerra e arco e flecha. A iniciativa surgiu da Associação dos Acadêmicos Indígenas (AAIUnB), para que as culturas destes povos e a sua contribuição para os esportes sejam divulgadas.

 

João Paulo Machado, estudante do quarto semestre de Artes Cênicas, participou do evento e ressalta a relevância do intercâmbio cultural promovido por meio da atividade. “Os Jogos Indígenas no Feac proporcionaram a oportunidade de conhecer mais dessas culturas tão importantes e a suas contribuições imensuráveis que se estendem aos esportes.”

 

Além dos esportes presenciais e eletrônicos, as modalidades artísticas também estão presentes nesta edição do Feac. São sete ao todo: audiovisual, dança, desenho, fotografia, futebol freestyle, literatura e música.

 

O público pode acompanhar a programação do festival e onde serão transmitidas as modalidades remotas pelos canais oficiais do Feac – o perfil no Instagram @esporteunb e o site www.esporte.unb.br –, além dos grupos de WhatsApp de cada modalidade.

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Concurso cultural premia futuras cientistas na UnB

>> Pesquisadores buscam fortalecer a produção de vinho no DF e Ride

>> Reitora celebra o Dia da Educação na Câmara

>> UnB é primeira do país em Saúde e Bem-estar e em Educação de Qualidade

>> Sessão solene no Senado celebra história da UnB

>> Mulheres que fizeram história na Universidade de Brasília

>> Consuni comemora os 60 anos da UnB

>> Exposição e roda de conversa encerram concurso cultural que incentiva participação de meninas na ciência

>> Aplicativo desenvolvido em projeto da UnB recebe prêmio internacional

>> UnB está entre as 4,4% melhores instituições do mundo, aponta ranking CWUR

>> UnB 60 anos: da idealização à interrupção de um sonho

>> Comunidade celebra os 60 anos de uma UnB transformadora

>> A transformação de um patrimônio vivo

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.