UnB EM AÇÃO

O complexo penitenciário foi um dos primeiros do DF a sofrer grande impacto com a chegada da pandemia de covid-19

Laboratório Aberto de Brasília (LAB) entregou 250 protetores faciais (face shields) para o Sistema Penitenciário do Distrito Federal – Complexo Penitenciário da Papuda. Foto: Divulgação

O Laboratório Aberto de Brasília (LAB) entregou, na semana passada, 250 protetores faciais (face shields) para o Sistema Penitenciário do Distrito Federal – Complexo Penitenciário da Papuda. O local foi um dos primeiros do DF a sofrer grande impacto com a chegada da pandemia de covid-19, por ser tratar de área de confinamento social.

A entrega dos protetores foi realizada na Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB pela coordenadora do LAB, a professora Andréa Santos, e equipe, na presença do diretor da FT, o professor Márcio Muniz. Participaram também Érito Pereira da Cunha, chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF, e Gustavo Condeixa, superintendente da Finatec.

DOAÇÃO – O Ministério Público do Trabalho, representado pela procuradora Daniela Costa Marques, doou aproximadamente R$ 300 mil para a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para a aquisição de equipamentos e matéria prima para o projeto Produção 2020 do LAB.

O projeto é uma iniciativa do LAB para a produção temporária e emergencial de protetores faciais, impressos em 3D conforme padrões recentemente estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para atender as demandas da área de saúde e segurança pública durante o combate à pandemia. O LAB funciona FT/UnB e conta com a participação de 17 alunos de graduação e pós-graduação, e com o apoio da Finatec.

A coordenadora do LAB, Andréa Santos, explica que os investimentos em matéria prima e infraestrutura permitiram grandes saltos para produção em escala dos protetores produto. “As máquinas não são exclusivas para a produção do protetor facial. Podem ser utilizadas para a fabricação de diferentes produtos. O maquinário será aproveitado para o oferecimento de serviços para a comunidade e para treinar profissionais para a indústria do futuro”, afirma.

Érito Pereira da Cunha, destacou que o DF foi a primeira unidade da federação a tomar medidas sanitárias protetivas para os servidores e a população carcerária. “Não há dúvida de que essa doação vem para auxiliar ainda mais, para que os nossos policiais e o pessoal da saúde, que têm esse enfrentamento mais próximo, fiquem mais protegidos”, afirmou.

O diretor da FT, Márcio Muniz, ressalta a importância de a UnB mostrar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos. "Universidades, empresas e governo funcionam como um tripé na construção de serviços para o bem da coletividade. Praticamente transformamos o prédio da FT em uma mini fábrica, com toda a expertise e as boas práticas para devolver o suporte para a comunidade ”, frisou.

SAIBA MAIS – A Finatec é uma Fundação de apoio à pesquisa e extensão, responsável pela gestão administrativa e financeira de diversos projetos, sua principal apoiada é a Universidade de Brasília. “A Finatec possui credenciamento com os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia para prestar apoio à UnB. Por força de lei, esse apoio se dá na forma de gestão dos projetos de pesquisa, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de extensão”, explica o superintendente da Finatec, Gustavo Condeixa.

A Fundação assinou, recentemente, convênio com a UnB para a criação de um fundo de arrecadação de doações para projetos de pesquisa, inovação e extensão com foco no combate à covid-19. As doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, por meio de depósito bancário, cartão de crédito, materiais e insumos. As doações podem ser feitas no site

*com informações da Finatec.

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

>> Entenda o que é fato sobre a volta às aulas na UnB

>> Projeto da UnB entrega cartas solidárias a profissionais do Samu

>> HUB adota medidas para proteção dos trabalhadores