A Universidade de Brasília amplia suas contribuições científicas para melhorar a qualidade de rodovias e ferrovias do país. A instituição e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinaram, em cerimônia virtual na sexta-feira (3), Termo de Execução Descentralizada (TED) para desenvolvimento de um projeto que visa melhor dimensionar essas infraestruturas.
O acordo, no valor de aproximadamente R$ 8,5 milhões, terá a duração de cinco anos. Caberá à UnB desenvolver pesquisas para aprimorar os métodos atualmente utilizados pelo DNIT para dimensionamento de pavimentação nos 63 mil quilômetros de rodovias em todo o Brasil que estão atualmente sob responsabilidade do órgão.
A perspectiva é que o trabalho auxilie o DNIT na realização de projetos de pavimentos mais adequados às condições de tráfego e clima, além de melhorar os processos de avaliação desses projetos e da confiabilidade quanto à vida útil estimada dessas estruturas.
A iniciativa será encaminhada pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, da Faculdade de Tecnologia (FT), e pelo Laboratório de Infraestrutura (Infralab), que possui equipamentos de avaliação mecânica das estruturas de pavimento e grupos de pesquisa destinados ao estudo do comportamento destes materiais experimentalmente e por simulação numérica.
“Este é um projeto altamente esperado, tanto por nós quanto por toda a comunidade nacional e pelos órgãos de controle que cobram métodos mais racionais e menos empíricos. É um coroamento de legado, depois de muito trabalhar pela UnB, ver isso realizado”, comemora o professor Márcio Muniz, diretor da Faculdade de Tecnologia (FT).
O diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Mello, destacou que o órgão tem interesse em estreitar relações com a Universidade, para que a interação entre estudos acadêmicos e a prática da engenharia se amplie cada vez mais. “A parceria com a UnB inaugura uma série de parcerias com outras instituições federais. A proposta é criarmos um sustentáculo técnico-científico de instituições federais que permita que o DNIT se desenvolva e crie”, detalhou.
Para a reitora Márcia Abrahão, “esta parceria vai também contribuir para que nossos estudantes tenham mais proximidade com a realidade. A área de engenharia precisa desta forte relação com a sociedade".
A reitora destacou ainda que a escolha da UnB por parte do Dnit confirma o destaque nacional e internacional alcançado pela instituição ao longo dos anos. “Eu não poderia deixar de ressaltar que este projeto e todos os outros que temos feito demonstram a excelência da UnB, sobretudo em rankings internacionais de pesquisa, além de mostrar que a Universidade se preocupa com a inclusão social e tem um forte compromisso social”, finalizou.
Leia mais:
>> UnB e Agência Espacial Brasileira celebram parceria
>> Cepe discute resolução sobre a retomada do calendário acadêmico
>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão
>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da covid-19
>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19
>> UnB cria solução tecnológica para viabilizar retorno às aulas na rede pública do DF
>> Projeto da UnB observa as vulnerabilidades de idosos e seus cuidadores ao novo coronavírus
>> Universidade retoma reuniões do Conselho Comunitário
>> Pesquisa coordenada pela UnB vai desenvolver teste rápido e barato para covid-19
>> Faculdade UnB Gama recebe obra do estacionamento
>> Programa foca em estratégia de alavancagem econômica por meio do fomento às fintechs
>> Pesquisadores apresentam máquina que descontamina máscaras N95
>> UnB integra polo de manutenção de respiradores
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus
>> Entenda o que é fato sobre a volta às aulas na UnB
>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social
>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19