INGRESSO

Medida foi tomada para reforçar os cuidados sanitários, tanto no DF quanto nas outras cidades onde avaliação ocorre. Data do PAS 3 está mantida para 07/03

Provas das etapas 1 e 2 do PAS foram adiadas por conta do agravamento da situação epidemiológica no Distrito Federal e no país. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília decidiu adiar a aplicação das provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) – etapas 1 e 2. Inicialmente prevista para os dias 21 e 14 de março, respectivamente, a aplicação das provas ficará para 20 de junho (PAS 2) e 27 de junho (PAS 1). A decisão foi tomada após análise do cenário epidemiológico no Distrito Federal e no Brasil, uma vez que há aumento dos índices de contágio pelo novo coronavírus em muitas localidades. O PAS 1 e o PAS 2 são normalmente realizados em Brasília e em outras oito cidades. As provas da etapa 3 do PAS, que ocorrem apenas no DF, estão mantidas para o dia 7 de março.

 

O decano de Ensino de Graduação da UnB, Diêgo Madureira, explica que o adiamento das provas das etapas 1 e 2 não representa prejuízo aos candidatos, uma vez que o desempenho deles não será utilizado para ingresso na UnB no ano letivo de 2021. "O mesmo não é válido para a etapa 3. Os aprovados no PAS representam 50% dos ingressos anuais da Universidade, então, é necessário que as provas ocorram em tempo hábil para a chegada desses futuros calouros no 1º e no 2º semestres de 2021", pontua ele. Ainda não há uma data para o início do 1º semestre de 2021.

 

>> Saiba mais sobre o formato das atividades de 2º/2020: Próximo semestre será 100% remoto

 

A Universidade já havia tomado medidas para ampliar a segurança sanitária durante a aplicação das provas. A principal delas foi dividir a realização de cada uma das etapas em fins de semana diferentes – até então, todas ocorriam concomitantemente. Com o adiamento, a expectativa é ampliar ainda mais essa segurança.

 

Além disso, a etapa 3 tem, historicamente, um menor número de inscritos, na comparação com as demais etapas. "Vamos conseguir distribuir cerca de 15 mil pessoas nos espaços físicos ocupados por aproximadamente 70 mil nas edições anteriores, com o cumprimento de todos os protocolos de segurança", esclarece Diêgo.

 

INSCRIÇÕES – A Universidade também decidiu prorrogar até 26 de fevereiro o período de inscrições para as etapas 1 e 2 do PAS. Os editais estão disponíveis na página do Cebraspe, banca contratada para a execução das provas. Não há prorrogação no caso do PAS 3.

 

>> Confira também: Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

 

O decano do DEG lembra, ainda, que o Cebraspe possui rígidos protocolos de segurança sanitária, com ações de prevenção tanto para participantes quanto para as equipes que auxiliam na aplicação. As medidas incluem redução do número de pessoas por sala, obrigatoriedade do uso de máscaras, medição de temperatura, higienização de sacos de armazenamento de provas e a checagem de documentos sem contato.

 

Na UnB, outra medida sanitária importante está relacionada à aplicação das provas de habilidades específicas (HE), exigidas por alguns cursos. As graduações em Design e Arquitetura deixaram de exigir a certificação. Os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música, por sua vez, realizaram a certificação on-line, nos mesmos moldes que já fazem para as graduações disponíveis pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), a distância.

 

A evolução da pandemia continuará sendo acompanhada pela Universidade, garante o decano Diêgo Madureira. "A UnB seguirá atenta aos números e recomendações dos órgãos de saúde, com responsabilidade."

 

Leia também:

>> Universidade assina contrato para obra no Instituto de Geociências

>> UnB, Embrapa e Krilltech assinam acordo de propriedade intelectual

>> Nova decana de Administração pretende otimizar processos e investir na qualificação de técnicos

>> Grupo de pesquisa desenvolve ferramentas inéditas para aprimorar o SUS em Goiânia

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão

>> HUB começa a vacinar colaboradores contra a covid-19

>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento

>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF

>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave