INTERCÂMBIO CIENTÍFICO

Iniciativa prevê mobilidade de pesquisadores estrangeiros. Universidade receberá a estadunidense Patricia Hill Collins no Departamento de Sociologia

A FIN é uma iniciativa financiada pela Embaixada dos Estados Unidos, coordenada pela Comissão Fulbright e desenvolvida por cinco universidades públicas brasileiras. Foto: Freepik

 

A Universidade de Brasília é uma das cinco instituições de ensino superior brasileiras selecionadas para participar da Fulbright Interdisciplinary Network (FIN). Trata-se de uma iniciativa financiada pela Embaixada dos Estados Unidos e coordenada pela Comissão Fulbright. O objetivo principal da rede é promover os estudos sobre o país norte-americano no Brasil.

 

Anualmente, cada uma das universidades participantes irá receber um pesquisador estadunidense para interagir com cientistas brasileiros e desenvolver pesquisas em suas áreas de atuação, como em estudos raciais, ciência política, relações internacionais, sustentabilidade, linguagem e identidade. Por enquanto, está prevista a vinda de 15 nos próximos três anos.

 

Em 2021, a UnB receberá a pesquisadora Patricia Hill Collins, professora emérita da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. A visitante terá como seu anfitrião o professor Joaze Bernardino Costa, do Departamento de Sociologia (SOL).

 

“Patricia Hill Collins é um grande nome da sociologia mundial, do feminismo negro e do ativismo social. Sua produção tem um profundo diálogo com a teoria social. Sua presença será particularmente importante para a Universidade de Brasília, que aprovou recentemente sua política de ações afirmativas na pós-graduação”, afirma Joaze Bernardino.

Na UnB, Patricia Hill Collins vai pesquisar as relações entre racismo estrutural e juventude negra no Brasil. Foto: Julia Dolce

 

Hill Collins é uma grande pensadora do feminismo negro em todo o mundo e foi a primeira mulher negra a presidir a Associação Americana de Sociologia (ASA). "Tê-la conosco, no Departamento de Sociologia, será uma grande honra e oportunidade para pensarmos a teoria social e narrativas sobre o Brasil a partir das experiências negras”, completa o professor do SOL.

 

Na UnB, a pesquisadora irá desenvolver projeto para investigar como o racismo estrutural constitui a desigualdade racial, utilizando, para tanto, o conceito de interseccionalidade para analisar a consolidação deste processo.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO – Participar da FIN é um passo importante na internacionalização da UnB. De acordo com Virgílio Almeida, secretário de Assuntos Internacionais (INT), a maior vantagem é a participação de intelectuais de renome nos programas de pós-graduação da Universidade.

 

“O benefício imediato é a presença, em nossos programas de pós-graduação, de pesquisadores de alto nível que poderão desenvolver atividades de pesquisa, ensino e orientação em conjunto com os especialistas da UnB. A cada ano, a instituição participará da seleção de um especialista de áreas distintas, e os grupos de trabalho iniciados nestas ações poderão ter desdobramentos ao longo dos anos seguintes”, explica.

 

O diretor executivo da Comissão Fulbright no Brasil, Luiz Valcov Loureiro, afirma que “com essas primeiras ações, parte de outras tantas que estamos planejando para a FIN, queremos trazer para o país os melhores e mais atuantes pesquisadores estadunidenses dessas áreas e, com isso, qualificar ainda mais o conhecimento e o debate sobre os EUA no meio acadêmico e na sociedade brasileira”.

 

Leia também:

>>  Live discute impacto dos cortes orçamentários

>> Vozes de esperança, cuidado e dor

>> UnB contribui com acervo que identifica territórios tradicionais do Brasil

>> Servidores da SPI participam de diálogo com a reitora

>> Mais antigo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares do Brasil completa 35 anos

>> Núcleo de estudos promove pesquisa nacional sobre travestis e transexuais

>> Conselho de Administração aprova orçamento de 2021

>> Nova direção do Instituto de Ciências Exatas toma posse

>> Cepe prorroga ensino remoto

>> Conheça a proposta para a Política de Assistência Estudantil da UnB

>> Com programação on-line, festival aproxima ciência e sociedade

>> UnB e DPU lançam relatório sobre atuação da Defensoria junto a crianças migrantes venezuelanas

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.