Enquanto as obras da creche da Universidade de Brasília (UnB) estão a todo vapor, a reitora Márcia Abrahão e a secretária de Educação do Distrito Federal (DF), Hélvia Paranaguá, acertam os próximos passos para o pleno funcionamento do espaço. A possibilidade de reserva de vagas para a comunidade da UnB, a compra de mobiliário, a adequação da infraestrutura e a necessidade de um médico pediatra e um nutricionista que atendam no local foram discutidas no encontro. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (6), no Salão de Atos da Reitoria.
“Sabemos que a creche é pública e atenderá todo Distrito Federal, mas gostaríamos de avaliar a possibilidade de reservar uma quantidade de vagas para as nossas trabalhadoras e estudantes”, sugeriu a reitora Márcia Abrahão. No Distrito Federal, para garantir uma vaga em creche e escolas públicas há uma série de prioridades: mãe trabalhadora, pertencer ao grupo de baixa renda, estar com medida protetiva, ter risco nutricional e mãe adolescente, por exemplo.
A reitora também destacou que o Hospital Universitário (HUB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) querem colaborar com o trabalho da creche, inclusive para atender à demanda dos profissionais da área da saúde que serão necessários. O mobiliário será comprado pela Secretaria de Educação do DF e os professores serão da rede pública de ensino.
“É uma alegria concretizar um projeto desses. O nosso sonho é ter todas as creches sendo geridas pela Secretaria, mas ainda não é possível. Estamos construindo 16 centros de Educação da Primeira Infância e já podemos licitar junto o que for necessário”, disse a secretária de Educação.
Após a reunião, a secretária, a reitora, a subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, e a coordenadora de Integração das Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação (CIL/DEG), Eloisa Pilati, visitaram a obra da creche com o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias.
SBPC – As estratégias para trazer cerca de 4 mil estudantes da rede pública para a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também foram debatidas no encontro. A SBPC, entre 24 e 30 de julho, coincidirá com as férias dos estudantes. “A presença de estudantes do ensino médio e fundamental é muito importante para a SBPC. Muitas atividades são preparadas para eles, como a SBPC Jovem e a SBPC vai à escola”, explicou a decana de Pesquisa e Inovação.
A ideia é que os estudantes participem do projeto Em férias com a ciência, com transporte e alimentação. Hélvia Paranaguá comprometeu-se a levar as possibilidades para os docentes da rede. “Penso em ser uma alternativa para a reposição das atividades no lugar dos sábados letivos, por exemplo. É uma oportunidade excelente para estudantes e professores pela intencionalidade pedagógica.”
Leia também:
>> Reitora recebe procurador-geral Federal na UnB
>> Eventos comemoram o mês da matemática
>> Plataforma de Inteligência Cooperativa completa dois anos
>> Reitora inaugura primeiro auditório do Instituto de Ciências Humanas
>> O legado do ensino na última década
>> Máscara Vesta é aprovada pela Anvisa
>> Solenidade marca lançamento oficial da 74ª Reunião Anual da SBPC
>> Periódico de extensão da UnB está com submissões abertas
>> Sessão especial do Consuni celebra 60 anos da UnB
>> UnB e SBPC lançam oficialmente a 74ª Reunião Anual
>> Feac 2022 marca o retorno das atividades esportivas presenciais na UnB
>> Concurso cultural premia futuras cientistas na UnB
>> Pesquisadores buscam fortalecer a produção de vinho no DF e Ride
>> Reitora celebra o Dia da Educação na Câmara
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus