PARCERIA

Participação de estudantes na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também foi debatida no encontro

Visita às obras da creche da UnB. Na imagem (dir. à esq.): secretário da Infra, Augusto Dias; subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer, secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; reitora Márcia Abrahão; decana Maria Emília Walter; decana Olgamir Amancia; e coordenadora da CIL, Eloisa Pilati. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Enquanto as obras da creche da Universidade de Brasília (UnB) estão a todo vapor, a reitora Márcia Abrahão e a secretária de Educação do Distrito Federal (DF), Hélvia Paranaguá, acertam os próximos passos para o pleno funcionamento do espaço. A possibilidade de reserva de vagas para a comunidade da UnB, a compra de mobiliário, a adequação da infraestrutura e a necessidade de um médico pediatra e um nutricionista que atendam no local foram discutidas no encontro. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (6), no Salão de Atos da Reitoria.

“Sabemos que a creche é pública e atenderá todo Distrito Federal, mas gostaríamos de avaliar a possibilidade de reservar uma quantidade de vagas para as nossas trabalhadoras e estudantes”, sugeriu a reitora Márcia Abrahão. No Distrito Federal, para garantir uma vaga em creche e escolas públicas há uma série de prioridades: mãe trabalhadora, pertencer ao grupo de baixa renda, estar com medida protetiva, ter risco nutricional e mãe adolescente, por exemplo.

A reitora também destacou que o Hospital Universitário (HUB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) querem colaborar com o trabalho da creche, inclusive para atender à demanda dos profissionais da área da saúde que serão necessários. O mobiliário será comprado pela Secretaria de Educação do DF e os professores serão da rede pública de ensino.

Reitora Márcia Abrahão e secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, trataram em encontro sobre demandas para o funcionamento da creche e sobre presença de estudantes na SBPC. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

“É uma alegria concretizar um projeto desses. O nosso sonho é ter todas as creches sendo geridas pela Secretaria, mas ainda não é possível. Estamos construindo 16 centros de Educação da Primeira Infância e já podemos licitar junto o que for necessário”, disse a secretária de Educação.

Após a reunião, a secretária, a reitora, a subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, e a coordenadora de Integração das Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação (CIL/DEG), Eloisa Pilati, visitaram a obra da creche com o secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias.

SBPC – As estratégias para trazer cerca de 4 mil estudantes da rede pública para a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também foram debatidas no encontro. A SBPC, entre 24 e 30 de julho, coincidirá com as férias dos estudantes. “A presença de estudantes do ensino médio e fundamental é muito importante para a SBPC. Muitas atividades são preparadas para eles, como a SBPC Jovem e a SBPC vai à escola”, explicou a decana de Pesquisa e Inovação.

A ideia é que os estudantes participem do projeto Em férias com a ciência, com transporte e alimentação. Hélvia Paranaguá comprometeu-se a levar as possibilidades para os docentes da rede. “Penso em ser uma alternativa para a reposição das atividades no lugar dos sábados letivos, por exemplo. É uma oportunidade excelente para estudantes e professores pela intencionalidade pedagógica.”