A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, decanos e secretários da administração superior reuniram-se com servidores do Arquivo Central (ACE), na sexta-feira (17). No encontro, pautas como bem-estar no ambiente de trabalho, sensação de segurança e manutenção do espaço foram apresentadas pelos profissionais do Arquivo e receberam encaminhamentos da gestão.
O diretor do ACE, Rodrigo de Freitas, explicou como a unidade funciona. “O Arquivo Central é um órgão complementar, que tem dois aspectos principais: a preservação da memória institucional e a gestão documental. Nessa dinâmica, temos como incumbência principal implementar a Política Arquivística, aprovada em 2020. Para viabilizar isso, a gente interage com outras unidades”, detalhou.
De acordo com Rodrigo de Freitas, os grandes desafios para o ACE são o espaço físico e a digitalização dos registros. São milhares de documentos para serem guardados. O assunto será debatido pela gestão para encontrar a melhor forma de resolver a demanda.
O coordenador de Gestão de Documentos, Pedro Borges, chamou a atenção para a sensação de insegurança no local. "Quando anoitece, aqui fica muito escuro. Já tivemos problemas com pessoas em situação de rua que ficam pelo bloco”, contou.
A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, informou que o Comitê de Segurança estuda intensificar a ronda dos vigilantes durante o horário de saída dos servidores. O prefeito Valdeci da Silva Reis lembrou que a UnB “tem um contrato bastante robusto e que a gestão trabalha constantemente para melhorar a segurança nos campi”.
A manutenção dos blocos do Arquivo Central foi outro tópico do encontro. Troca de lâmpadas, janela quebrada e infiltração em áreas comuns foram itens destacados. A reitora Márcia Abrahão salientou que a participação da comunidade da UnB para a conservação dos espaços físicos é fundamental.
“Estamos alterando procedimentos, tentando mudar a cultura profissional. Estamos trabalhando em um planejamento de manutenção e, também, para que os servidores possam fiscalizar se os serviços foram executados, como uma troca de lâmpada”, explicou a reitora.
O prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis, esclareceu que a Universidade tem um novo contrato de manutenção predial. "Vocês terão a oportunidade de pontuar os serviços de manutenção básica. Estamos com uma equipe fazendo atendimento de ações integradas de serviços urgentes e emergenciais em todas as unidades", afirmou Valdeci. A Prefeitura está responsável por fazer as manutenções básicas, e a Secretaria de Infraestrutura (Infra), por serviços de engenharia.
A reitora fez, ainda, uma retrospectiva de todo o processo das unidades que participaram do piloto para iniciar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho. Mudanças na legislação fizeram com que a UnB tivesse que rever a normativa interna. Além disso, o decano de Administração, Abimael Costa, reforçou que licitação para contratação de operação de plano de saúde está em curso. O contrato deve ser assinado este semestre.
>> Relembre: Arquivo Central faz gestão do acervo que resgata a memória da Universidade
HISTÓRIA – O Arquivo Central foi criado em 2014. Ele substituiu o antigo Centro de Documentação. Lá é guardado todo documento público produzido como resultado da realização institucional, composto por diversas mídias – fotografias, vídeos, processos, atos, teses, dissertações, projetos de pesquisa. Hoje, atuam na unidade 35 servidores, entre técnicos e analistas.
Leia também:
>> Reitora reúne-se com procuradora-geral Federal
>> Podcast de estudantes da UnB expõe grilagem em quilombo
>> UnB divulga seleção para cursos de licenciatura a distância
>> Oficinas dão instrumentos para fortalecer direitos indígenas
>> UnB celebra o Dia Mundial da Água
>> UnB realiza parceria para reestrutura Setor de Importação da Ufal
>> Cravinas é reconhecido pela defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres
>> Museu de Biologia ganha site e exposição de longa duração
>> Atividade abre semestre letivo na Universidade do Envelhecer