INFRAESTRUTURA

Com duas salas de acolhimento, o espaço tem isolamento acústico para garantir a privacidade das pessoas que procurarem atendimento na SDH

Além de duas salas de acolhimento, o local conta com copa, banheiro, ampla área administrativa e sala de reunião. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Universidade de Brasília está com uma nova sede. Localizado no Instituto Central de Ciências (ICC), o espaço foi totalmente reformado para receber os servidores e a comunidade. O ambiente de 220 m² conta com sala de reunião, amplo espaço para área administrativa, duas salas de acolhimento com isolamento acústico, sanitário e copa. O investimento foi de R$ 266 mil. A inauguração ocorreu na quarta-feira (10).

A Secretaria de Direitos Humanos fica na Sala AT 152, na ala sul do Minhocão, próxima à Caixa Econômica Federal. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Durante a inauguração, a reitora Márcia Abrahão destacou que a SDH é fundamental para a implementação da Política de Direitos Humanos da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“É muito importante dar condições melhores de trabalho para as pessoas. Esse é um espaço fundamental para implementação da nossa Política de Direitos Humanos, imprescindível para a nossa instituição. A UnB, hoje, é exemplo de implementação desse tipo de medida entre as universidades federais. Temos também a Câmara de Direitos Humanos e, aprovamos recentemente o fluxo de denúncias de assédio, discriminação e outras violências”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

A secretária de Direitos Humanos, Deborah Santos, reforçou que a Universidade de Brasília é uma referência na promoção da cultura de paz. “A gente sabe da importância da nossa luta e do que a gente faz. Agradeço aos servidores da SDH e a todos os parceiros internos que colaboram com os nossos projetos”, disse, ao lembrar que a secretaria completou dois anos de existência em junho.

O investimento na reforma do espaço para receber a SDH foi de R$ 266 mil. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A reforma foi pensada a fim de garantir a privacidade nos atendimentos realizados pela SDH, conforme explicou o secretário substituto de Infraestrutura, Bruno Guimarães. “Todos os espaços têm tratamento acústico. Além disso, existe toda a infraestrutura preparada para um sistema de climatização, também para que as pessoas se sintam mais confortáveis durante esse processo de acolhimento”, detalhou.

SECRETARIA DE DH – Criada pela reitora como órgão assessor do Gabinete, a SDH é um braço executor da Política de Direitos Humanos, aprovada em 2021 pelo Conselho Universitário (Consuni), e das políticas aprovadas pela Câmara de Direitos Humanos (CDH). Desde 2022, a secretaria colabora com o desenvolvimento e a implementação de políticas importantes no âmbito dos direitos humanos na UnB.

Por exemplo, a SDH estabeleceu o fluxo da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Assédio Sexual, Discriminações e Outras Violências. A secretaria também atua junto ao grupo de mães da UnB, formado por docentes, discentes e servidoras técnico-administrativas, que estão elaborando uma Política para as Mães na Universidade.

Durante a inauguração, a secretária de Direitos Humanos, Deborah Santos, destacou que a UnB é um exemplo entre as federais na promoção da cultura de paz. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Nestes dois anos de existência, as ações de acolhimento da SDH somam mais de 1,2 mil. Destaca-se ainda a instalação de fraldários nos banheiros masculinos e femininos nos campi. Em fase de licitação, Salas de Amamentação serão colocadas na Reitoria, ICC, Biblioteca, RU, nos três campi, entre outros espaços de grande circulação de pessoas.

Foram criados os prêmios anuais de Direitos Humanos Anísio Teixeira e de Educação em Direitos Humanos Mireya Suárez, que destacam iniciativas na UnB realizadas por estudantes, técnicos e professores. Além do edital Mulheres e Meninas na Ciência.

A SDH também já deu início a cursos de capacitação para servidores docentes e técnico-administrativos, com o lançamento do Maria da Penha vai à Universidade. A iniciativa é realizada em parceria com o Decanato de Extensão (DEX) e com o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e com o apoio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A SDH é, ainda, parceira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em um projeto piloto no Judiciário: a oferta de vagas de estágio exclusivas para estudantes indígenas da UnB.