Com forte relação com a UnB, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro segue com sua 53ª edição. Por conta da pandemia, o evento precisou ser adaptado

Dirigido pela cineasta e professora aposentada da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB) Dácia Ibiapina, o documentário Cadê Edson? acompanha a trajetória de movimentos sociais em defesa da moradia popular no Distrito Federal. Foto: Divulgação

 

Desde terça-feira (15) vem acontecendo o 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), que vai até domingo (20). Com 30 filmes selecionados, o festival teve de ser adaptado para ocorrer em modo remoto, por conta da pandemia do novo coronavirus.

 

A cineasta e professora aposentada da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB, Dácia Ibiapina, marca presença no festival com o longa Cadê Edson? na categoria Mostra Brasília que conta com 12 filmes com temas variados, produzidos no Distrito Federal.

 

>> Saiba mais sobre o filme 

 

O FBCB foi criado a partir de iniciativa de Paulo Emílio Sales Gomes, na época, professor da UnB. Ele teve papel essencial na criação do curso de Audiovisual da Universidade. O festival é tido como patrimônio imaterial pelo governo do Distrito Federal.

Além de ministrar aulas na UnB, Dácia Ibiapina também foi pesquisadora do programa de pós-graduação da FAC, na linha de pesquisa de Políticas de Comunicação e de Cultura. Foto: Ana Carolina Matias

 

A cineasta Dácia Ibiapina acredita que o formato tem vantagens e desvantagens. “O on-line permite ver o filme em lugares distintos do local onde ocorre o festival e permite ao espectador organizar sua agenda para assistir aos filmes", afirma.

 

"A desvantagem é que não permite a festa, o encontro presencial entre diretores, produtores, equipes técnicas, elenco e personagens, no caso de documentários, e com o público. Perde a energia do corpo a corpo. No caso do FBCB, perdemos as celebrações e encontros no Cine Brasília, que é a casa do Festival de Brasília há 53 edições”, destacou a docente que também foi pesquisadora do programa de pós-graduação da FAC, na linha de pesquisa de Políticas de Comunicação e de Cultura

 

O longa Cadê Edson? será exibido no dia 19 dezembro das 17h às 18h. Os filmes que fazem parte do evento podem ser acompanhados pelo Canal Brasil e através da plataforma de streaming Canais Globo. Este ano qualquer pessoa pode votar no seu filme preferido pelo site da Secretaria de Cultura do DF.

 

O Canal Brasil está disponível via serviço por assinatura e é encontrado nos canais: Sky HD, no canal 513; Sky SD, no canal 113; Oi e Via Cabo, no canal 66; Claro, no canal 67; NET HD, no canal 650; NET, no canal 150; VIVO TV DTH, no canal 806; VIVO IPTV, no canal 656.

 

Para ter acesso aos filmes por streaming, basta acessar a plataforma https://canaisglobo.globo.com/, assinantes de algumas operadoras têm acesso ao aplicativo Canais Globo.

 

SINOPSE – Cadê Edson? é um documentário de 72 minutos que procura acompanhar a trajetória dos movimentos sociais em defesa da moradia popular no Distrito Federal (Brasília, Brasil), a partir de 2012, com ênfase no percurso de um de seus militantes. Edson Francisco da Silva é um homem negro de 40 anos, que atua hoje no Movimento Resistência Popular (MRP), e é descrito como uma das “cabeças falantes” do filme.

 

O título em forma de pergunta: “Cadê Edson?” surge em 2015, durante uma das duas prisões de Edson no DF. Segundo a sinopse, hoje a pergunta ganha uma conotação mais ampla, tendo em vista a criminalização e desqualificação dos movimentos sociais no Brasil por parte dos governos.

 

APROVADO PELO JÚRI Documentário de Jorge Bodanzky, Utopia Distopia tem como pano de fundo a Universidade de Brasília da década de 1960. Recorrendo a suas memórias de estudante, o cineasta conta o esforço coletivo para a construção de uma instituição pública modelo para o Brasil, em um contexto que foi palco para uma juventude efervescente, com seus sonhos e expectativas, suas crises e projetos interrompidos.

 

Exibido ao longo da semana, o filme levou o prêmio especial do júri popular na Mostra Brasília, na categoria longa-metragem.

 

Leia também:

>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia

>> 31ª edição do Boletim Coes traz dados atualizados em relação à pandemia no Brasil e no mundo

>> Desenvolvido na UnB, unicórnio brasileiro tem potencial para revolucionar agronegócio

>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada

>> Grupo de pesquisa da Faculdade de Direito atua como 'amigo da corte' em sessão no STF

>> Professora da Universidade de Brasília é eleita para a Academia Brasileira de Ciência

>> Universidade de Brasília expõe projetos contra a covid-19 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

>> Ouvidoria da Universidade de Brasília é reconhecida por seu aprimoramento constante

>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo

>> Livro de professor da UnB com análise sobre desigualdade racial e acesso à renda é premiado 

>> Jornal-laboratório da Faculdade de Comunicação completa 50 anos

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Reitora Márcia Abrahão fala sobre conquistas do primeiro mandato e desafios para os próximos quatro anos

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Técnicos da UnB contribuem para manter a UnB ativa em tempos de pandemia

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19   

 

 

 

*matéria alterada em 21 de dezembro de 2020, para acréscimo de informações sobre Utopia Distopia.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.