NOVIDADE

Com menus simplificados e leiaute mais leve, página inicial do site da Universidade estreia mudanças que visam facilitar a experiência do usuário

Role a matéria e descubra o que mudou no portal da Universidade de Brasília. Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

 

Nem todos sabem o que significa a palavra extensão no contexto universitário, mas os termos cultura e sociedade constituem vocabulário comum. O exemplo expressa o objetivo da reformulação na página inicial do portal da Universidade de Brasília: tornar mais simples e amigável a experiência de navegação dos usuários. A nova versão da página entrou no ar neste 23 de outubro. 

 

Uma das principais atualizações está no menu principal do portal, localizado no topo da página. A lista de opções desse campo foi reduzida para destacar e facilitar o acesso aos principais serviços e informações da UnB. Itens e subitens foram renomeados com uso de nomenclatura de compreensão acessível tanto para o público interno quanto para a comunidade em geral. Também houve reordenação de menus e submenus, com agrupamento de elementos de maneira mais lógica.

 

“Buscamos uma nomenclatura do menu principal mais amigável para pessoas não familiarizadas com o dia a dia da Universidade. Com a internacionalização, a instituição está mais visível no mundo todo. Esse também foi um direcionador para as mudanças realizadas”, explica o secretário de Comunicação da UnB, Paulo Schnör. “Além da nomenclatura, mapeamos menus com acessos repetidos e que, às vezes, conduziam a caminhos diferentes, confundindo o usuário”, acrescenta.

 

>> Navegue pelo portal da UnB e confira as mudanças

 

Outro carro chefe na reformulação foi equilibrar a distribuição do espaço destinado a notícias e a serviços. “A porção ocupada por notícias durante a rolagem da página inicial ficou menor, com isso liberamos espaço para destacar mais serviços”, comenta o editor de Conteúdo do portal da UnB, Renan Apuk.

 

O jornalista ressalta que matérias e reportagens seguem em posição privilegiada, já que a mudança trouxe funcionalidades, como o módulo com setas laterais, que possibilita a transição entre notícias, e botões destacando outros produtos de comunicação. “São melhorias bem-vindas, que mantêm boa visibilidade ao conteúdo noticioso e trazem mais equilíbrio para a página”, observa.

 

A UnBTV ganhou mais espaço no novo leiaute. “Foi adicionado um player de vídeo para o Campus Virtual, que traz uma playlist com conteúdo produzido pela UnBTV sobre os campi da Universidade. Além disso, houve melhorias técnicas para evitar problemas no visualizador do conteúdo ao vivo. Também foram adicionados ícones que direcionam para os canais da TV universitária”, detalha o editor.

 

Diretora da UnBTV, Neuza Meller avalia que o botão de acesso ao canal da TV no YouTube é uma excelente novidade. “No canal, as pessoas podem acessar toda a produção da UnBTV e uma série de eventos que já foram realizados de forma virtual e que estão ali disponíveis."

 

Ela destaca que, já na homepage do portal, o usuário pode assistir “de forma gratuita o conteúdo”, constituindo um “bom caminho para as pessoas conhecerem mais a UnBTV”. A gestora deseja que “a comunidade use mais o portal, tendo uma rotina de acesso, pois ele é o principal canal de informações da Universidade”.

 

Paulo Schnör convida a comunidade a deixar sua opinião. “Disponibilizamos o botão Opine sobre o portal, pelo qual o usuário pode encaminhar suas avaliações, sugestões e críticas. As mensagens serão recebidas pelo grupo de trabalho do projeto", afirma.

Veja o que mudou no portal. É da UnB. É pra você. Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

 

MUDANÇAS EM CURSO – O visual anterior do portal da UnB foi fruto de trabalho institucional realizado em 2016 que agregou melhorias, como o padrão de leiaute e de identidade visual. A nova reformulação visa aperfeiçoar o veículo.

 

“Esse segmento ligado à internet é muito dinâmico, tudo envelhece rapidamente. É preciso um olhar contínuo para as demandas do nosso usuário, que também vão evoluindo”, aponta Paulo Schnör. 

 

“As mudanças lançadas neste dia 23 referem-se apenas à primeira fase de melhorias. Temos uma caminhada longa para contemplar questões importantes, como acessibilidade web, que estão sendo mapeadas, mas ainda não foram possíveis de se efetivar", completa.

 

Entre as novidades que serão implementadas ainda neste ano, está a reformulação da Agenda, onde constam datas e breves informações sobre eventos institucionais e das unidades acadêmicas e administrativas.

 

“No leiaute novo, o usuário já pode se familiarizar com ícones do módulo Agenda que antes não existiam e em breve estarão em funcionamento. Eles se referem a novas categorias de pesquisa: Defesa, Informes Administrativos, Eventos, Cursos e Seleções. Com isso, o usuário deixa de visualizar as programações apenas pela data e pode pesquisar pela categoria de seu interesse”, explica o editor Renan Apuk.

 

NOS BASTIDORES – O pedido inicial pelas melhorias no portal da UnB veio da administração superior. “Fomos solicitados por maior alinhamento do menu principal com o organograma e regimento da Universidade, além de outras necessidades, como enfatizar mais serviços”, informa Schnör.

 

Para isso, foi formada uma comissão de trabalho, constituída por representantes da administração superior, da Secretaria de Comunicação (Secom), da Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) e da Faculdade de Ciência da Informação (FCI).

 

Servidora da UnB há 11 anos, a designer Ana Rita Grilo contribuiu com a reformulação do portal em diferentes momentos. “Minha percepção é que, dessa vez, o trabalho evoluiu de forma mais multidisciplinar, graças ao grupo, que agrega diferentes profissionais.”

 

Junto aos colegas da editoria de Design, ela teve a missão de imprimir um leiaute mais leve e minimalista à home do portal. “Adotamos elementos simples, mas que comunicam bem, como o uso de ícones e botões”, resume a profissional da Secom. Ana Grilo lembra que “nos últimos anos, a UnB fez um esforço grande para implementar diversos sistemas eletrônicos, e agora era preciso destacá-los na página principal”.

 

Um exemplo disso é o box de acesso rápido a serviços, localizado logo abaixo do módulo de notícias, à direita da página. Com apenas um clique, o usuário escolhe se deseja acessar os sistemas eletrônicos SIGAA, SIGRH ou SIPAC. Antes tais serviços não eram contemplados individualmente, estando reunidos em um ícone único, o Portal SIG UnB, que direcionava para uma página que reúne o acesso aos sistemas.

 

A escolha dos conteúdos a serem destacados ou removidos da página inicial teve suporte estatístico, como conta Fernanda Lima, docente do Departamento de Ciência da Computação e consultora técnica da comissão de trabalho. “Analisamos as estatísticas de acesso às páginas do portal. A maior procura é por páginas relacionadas à graduação e à pós-graduação. Alguns serviços são menos demandados do que imaginamos. Então fomos reorganizando o conteúdo que precisava de mais destaque e o que poderia ser removido.” 

 

Em sua avaliação, as melhorias são um bom começo. “O menu superior sofreu muitas alterações. Esperamos que a nova versão esteja satisfatória. Queremos muito ouvir a opinião da comunidade, porque o modelo mental da equipe que elabora pode ser muito diferente do modelo mental ideal ao usuário”, declara.

 

A docente vai acompanhar as sugestões encaminhadas pelos usuários. “Devido à pandemia, não poderemos fazer um experimento presencial para avaliar a usabilidade. Mas iremos fazer assim que possível. Enquanto isso, contamos com sugestões, elogios e críticas que a comunidade vai nos encaminhar pelo site”, reforça Fernanda Lima.

 

A reformulação passou por um ambiente de teste, com suporte de servidores da STI. “Além do ambiente de homologação, cuidamos da parte que não é visível ao usuário, como hospedagem, manutenção, atualizações de segurança. Temos aprimorado nossa parceria com a Secom nos últimos anos e isso resulta em avanços significativos”, comenta o técnico da STI Carlos Vinícius Braga.

 

Leia também:

>> A teoria vivida: antropóloga Mariza Peirano torna-se professora emérita da UnB

>> UnB e Hospital Universitário realizam curso de formação para médicos da Nicarágua

>> 23ª edição do Boletim Coes apresenta dados atualizados sobre impactos da pandemia

>> Procuradora federal Soraya Marciano é agraciada com Mérito Universitário pela UnB

>> Estudo da UnB busca caracterizar percepções sobre sofrimento psíquico decorrente da pandemia

>> Pesquisa busca entender ressignificações de mundo geradas pela pandemia entre a comunidade acadêmica

>> UnB se une a projeto para a inclusão de pessoas com deficiência

>> Pesquisa conduzida pela UnB analisa manifestações orais relacionadas à covid-19

>> Instrução normativa regulamenta a prestação de serviços de laboratórios da UnB a clientes externos

>> Pesquisa pretende identificar impacto da pandemia entre mulheres no DF

>> Projeto propõe alternativas para auxiliar docentes da rede pública do DF no ensino remoto emergencial

>> Pesquisa mapeia práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.