SEM FAKE NEWS

Em parceria com instituição canadense, Faculdade de Comunicação busca instruir público a selecionar informação de qualidade

 

Para contornar a desinformação e desenvolver ações de educação para a mídia, pesquisadores da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília criaram o projeto de extensão Observatório Internacional Estudantil da Informação (ObservInfo). A iniciativa é uma parceria da FAC com o curso de Comunicação Social da Universidade do Quebec em Trois-Rivières (UQTR), no Canadá.

Projeto de extensão da FAC busca conscientizar o público sobre o valor da informação correta. Imagem: Freepik

 

Além da dimensão pedagógica, o projeto também busca difundir conteúdos educativos e realizar intervenções junto à comunidade sobre a temática. Ele ancora-se em três disciplinas do curso de Jornalismo da UnB: Ética e Jornalismo, Legislação e Direito à Comunicação e Teorias do Jornalismo. A equipe é coordenada pelo professor Fábio Henrique Pereira (UnB) e pela professora France Aubin (UQTR) e conta com a participação de outros discentes e estudantes do Brasil e do Canadá.

A proposta é ir além do trabalho de checagem de fatos. O Observatório surge para reafirmar que ter acesso à informação de qualidade e saber distinguir uma notícia checada de uma desinformação são caminhos para fortalecer a democracia e o exercício da cidadania.

 

O coordenador do projeto lembra que a falta de compreensão em relação às práticas de verificação da informação pode ter consequências sérias para a vida em sociedade, como ilustram os eventos recentes ligados à prevenção da covid-19: diversos conteúdos nas redes sociais minimizam ou desacreditam a gravidade da situação, anunciam falsas curas ou formas equivocadas de combate ao vírus. De modo a estimular estudantes e comunidade em geral a compreender como se estruturam as notícias e os jornais, o ObservInfo debate e repensa conteúdos midiáticos.


“Independentemente de serem produtores profissionais de conteúdos, os atores nas mídias sociais precisam assumir uma postura ética e compromissada com a correta divulgação de informações, a partir de uma observação atenta daquilo que se publica e compartilha”, explica Fábio Pereira.

Da perspectiva acadêmica, a criação de um observatório conjunto permite que alunos de graduação e pós-graduação da UnB tenham contato com estudantes canadenses e sejam socializados à cooperação internacional no campo da pesquisa em comunicação.

O desenvolvimento de ações de educação para a mídia voltadas à população deve resultar em minicursos e palestras com professores de disciplinas ligadas às ciências sociais e humanidades de escolas públicas no DF. A previsão é que, ainda em 2021, oficinas sejam ministradas para ao menos 50 pessoas aptas a multiplicar os conteúdos em suas comunidades locais.

O projeto é cofinanciado pelo edital Copei de apoio à execução de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas, de inovação e de extensão de combate à covid-19, da UnB, e pelo Fonds d’innovation pédagogique (FIP), na UQTR. Para saber mais, siga o ObservInfo nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram) e descubra o que é e como funciona a educação para a mídia.

Clique na imagem e conheça mais sobre o projeto de extensão. Imagem: Divulgação

 

Leia também:

>> Coes divulga notas técnicas que avaliam a situação da pandemia no Distrito Federal

>> Conselho Universitário aprova orçamento interno da UnB

>> Semana da África terá programação on-line

>> Em carta à comunidade, reitora faz balanço do semestre letivo

>> Dois projetos da UnB estão entre as dez soluções mais inovadoras para implementação da Agenda 2030 no Brasil

>> UnB participa de programa internacional para promover estudos sobre os EUA no Brasil

>>  Live discute impacto dos cortes orçamentários

>> Vozes de esperança, cuidado e dor

>> UnB contribui com acervo que identifica territórios tradicionais do Brasil

>> Servidores da SPI participam de diálogo com a reitora

>> Mais antigo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares do Brasil completa 35 anos

>> Núcleo de estudos promove pesquisa nacional sobre travestis e transexuais

>> Conselho de Administração aprova orçamento de 2021

>> Cepe prorroga ensino remoto

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.