LITERATURA

Durante evento, de 17 a 26 de junho, estande da Universidade reunirá atividades diversas de ensino, pesquisa e extensão

A Feira do Livro de Brasília ocorre no Complexo Cultural da República, entre a Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional Honestino Guimarães. Foto: Robotmensch/Wikipedia

Após dois anos sem realização, a Feira do Livro de Brasília (Felib) será retomada em sua 36ª edição com diversas atrações, presenciais e on-line, entre os dias 17 e 26 de junho, no Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios. A Universidade de Brasília estará com estande próprio, em que apresentará à sociedade iniciativas de qualidade realizadas no ensino, na pesquisa e na extensão.

O lançamento do estande ocorre nesta sexta-feira (17), às 19h, com a presença do vice-reitor Enrique Huelva, do chefe de gabinete, Paulo César Marques, e da diretora da Editora UnB (EDU), Germana Pereira.

“A Editora UnB tem estande na Felib há vários anos. O diferencial deste ano é que, em vista dos 60 anos da UnB, a Felib nos propôs uma parceria para termos um estande maior que permitisse a presença de outros órgãos da UnB além da editora”, declarou Germana Pereira.

Com programação organizada pela editora, o espaço contará com atividades do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), do Decanato de Extensão (DEX), da Secretaria de Comunicação (Secom) – por meio da revista Darcy –, da UnBTV, e de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na UnB. Assim como em edições anteriores, a EDU estará com uma exposição e promoverá lançamentos de livros.

Apesar de o estande ser lançado oficialmente às 19h, o Instituto Confúcio, organização educacional parceira da UnB e voltada à promoção da língua e cultura chinesa, já estará realizando atividades no local na sexta-feira (17), a partir das 10h, como oficinas de escrita em mandarim, desenho e competição de escrita de poemas e trava-línguas.

Outros projetos da UnB de áreas como engenharia, design, tecnologia, comunicação e saúde estarão presentes ao longo da semana de evento. Coordenado pelo professor Marcos Rogério Martins Costa, o Projeto Escrita com Ciência, voltado ao desenvolvimento de habilidades da escrita científica, estará com atividades de 17 a 21 de junho. Na área da robótica, a Equipe Droid (Divisão de Robótica Inteligente), idealizada para participação em competições nacionais e internacionais, também apresentará suas tecnologias à comunidade, no dia 18.

Equipe Apuama Racing estará no estande da UnB na Felib. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Outra atração na mesma data é o projeto de pesquisa AlfaCrux, voltado ao desenvolvimento de arquiteturas típicas de satélites. Realizado pela UnB junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e Agência Espacial Brasileira (AEB), o AlfaCrux lançou recentemente ao espaço um nanossatélite desenvolvido por estudantes da Universidade.

Já no dia 19 de junho, a Faculdade UnB Ceilândia (FCE) estará presente com o Projeto de Extensão Universidade do Envelhecer (UniSer), que busca ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos.

Os visitantes do estande da instituição também poderão conhecer a Equipe Apuama Racing, ligada à Faculdade de Tecnologia (FT). Atualmente constituída por 55 integrantes de diferentes cursos, o projeto desenvolve carros para participar anualmente da Fórmula SAE, organizada pela Society of Automotive Engineers. A Zenit Aerospace, empresa júnior de Engenharia Aeroespacial dedicada à inovação para o mercado de trabalho no ramo, é mais um dos destaques do estande. Ambas as iniciativas estarão na programação no dia 26 de junho.

Atividades no campo da cultura também marcam a programação. O papel político da cultura na transformação social é tema de debate no dia 22 de junho, com participação de Daniela Garrossini, professora do Instituto de Artes e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB); Rafael Villas Bôas, diretor da UnBTV; e Marcus Mota, professor do Instituto de Artes, escritor, dramaturgo e compositor. A discussão será mediada por Luciana Barreto, jornalista e doutora em Literatura pela UnB.

Produzida pela Secom, a revista Darcy estará com atividades lúdicas para promover a popularização da ciência. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Rafael Villas Bôas ressalta a importância da realização de eventos como a Feira do Livro no contexto atual: “Há uma intolerância crescente, e não há outro meio que fomente a cultura que nos permita uma compreensão alargada da diversidade e de seu caráter democrático”.

Por parte da Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB, haverá uma atividade dedicada ao jornalismo científico, promovida no âmbito do Projeto de Extensão da Revista Darcy. Desde 2009, a revista Darcy, publicação elaborada pela Secom com ênfase neste campo, produz reportagens de fácil leitura e diagramação criativa sobre o conhecimento produzido nos laboratórios e salas de aula da UnB.

Já o projeto de extensão, vigente desde 2021, busca aproximar estudantes e professores de ensino médio dos conteúdos científicos da revista. A exposição Jornalismo científico para quê? irá proporcionar atividades lúdicas e criativas com o público, estimulando reflexões sobre o tema e colocando-o em contato com a ciência gerada na Universidade de Brasília.

>> Confira a programação geral das atividades da UnB na Feira do Livro de Brasília

Assista ao UnBTV Entrevista, com Germana Pereira, sobre a Felib:

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.