HACKATHON

Protótipos de aplicativos para enfrentar a pandemia foram premiados em maratona de programação promovida pela FGA

 

A aplicação CodInfo, para inserção de ocorrências relacionadas à Covid-19, foi uma das vencedoras do Hackathon. Foto: Divulgação

 

Um site responsivo que permite aos usuários informar sobre eventos e ocorrências relacionados à pandemia da Covid-19 no Distrito Federal, um aplicativo que facilita a comunicação entre os envolvidos em ações de solidariedade e outro para auxiliar os pequenos agricultores na divulgação de seus produtos. Essas foram as três ideias premiadas no Hackathon UnB-FGA 2020.

 

A maratona de programação on-line, promovida pela Faculdade UnB Gama (FGA), incentivou estudantes da Universidade de Brasília e de outras instituições a desenvolver soluções práticas para dificuldades impostas pela atual emergência em saúde pública. Os participantes tiveram sete dias – de 15 a 22 de maio – para apresentar propostas que auxiliassem na resolução de três desafios em torno dos temas Informação e Saúde, Cooperação Social e Agricultura e Alimentação.

 

CodInfo é o nome de uma das aplicações vencedoras, criada por nove estudantes do sexto semestre de Engenharia Mecatrônica da UnB. Ao acessá-la, os usuários podem gerar informações sobre eventos como distribuição de máscaras, entrega de cestas básicas, recolhimento de doações e outras iniciativas que ocorram em sua região e contribuam no combate à Covid-19. É possível até mesmo reportar aglomerações, evitando a propagação do novo coronavírus. Outros usuários podem validar ou contestar o evento inserido.

 

“O usuário pode escolher uma das opções de evento que quer reportar. Há também uma área onde ele pode descrever com mais detalhes o evento e, após preencher as informações, ele escolhe no mapa o local para, de fato, reportá-lo”, explica o estudante Paulo Henrique Rosa, representante da equipe à frente da iniciativa. Outra funcionalidade é o mapeamento de casos de Covid-19 no DF, disponibilizado em gráficos e dados detalhados sobre os casos notificados. As informações são extraídas do Portal Covid-19 do Governo do Distrito Federal.

 

Também são encontradas orientações sobre prevenção, sintomas da Covid-19 e de como fazer o teste rápido, além da localização de unidades de saúde, por região do DF, para atendimento em casos suspeitos. Apesar de se tratar de um protótipo, os estudantes ainda pretendem desenvolver uma versão aprimorada da ferramenta.

 

APOIO A QUEM PRECISA – Minimizar os impactos da pandemia sobre as ações solidárias e criar uma alternativa para favorecer a interação entre instituições filantrópicas e pessoas interessadas em enviar donativos às famílias que necessitam são perspectivas almejadas pelo aplicativo Solidev. Primeira colocada no desafio com o tema Cooperação Social, a ideia foi inspirada no projeto Doarti da UnB, que desenvolveu duas ferramentas para aproximar doadores e entidades. 

O aplicativo Solidev facilita a comunicação entre entidades beneficentes e doadores. Foto: Divulgação

 

Com layout bastante intuitivo, o Solidev oferece opções, como o registro de doadores e instituições beneficentes, com análise prévia do cadastro como garantia de segurança. Há ainda a possibilidade de anunciar campanhas de doação, e os interessados em ajudar podem entrar em contato com as entidades promotoras por meio de um chat. Para concretizar o envio do donativo, a equipe envolvida propôs uma solução.

 

“Percebemos que um dos grandes problemas é a entrega da doação. Partindo daí, chegamos à ideia do entregador solidário, que seria responsável por ajudar a doação a chegar a quem precisa”, explica o estudante de Engenharia Mecatrônica Richard Junio.

 

Pode se tornar um entregador solidário qualquer doador cadastrado, desde que envie a solicitação no aplicativo. Esse usuário terá acesso a uma seção onde estão disponíveis todas as demandas de entrega de donativo, de acordo com a cidade onde estão as pessoas que querem doar e as instituições que querem receber.

 

A tecnologia, concebida por cinco alunos do curso de Engenharia Mecatrônica e um de Engenharia da Computação da UnB, além de um graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (Unip), ainda não está totalmente finalizada. Há a pretensão de incorporar, em breve, mais funcionalidades, como ferramenta de geolocalização para facilitar as entregas solidárias.

 

O estudante Richard Junio considera que o empenho da equipe ao planejar a plataforma teve resultado positivo. “Acredito que a comunidade acadêmica deve se mobilizar para que possamos ajudar as pessoas a passar por esse período de dificuldade”, afirma.

Quatro estudantes de Engenharia de Software da UnB criaram o AgroMart, ferramenta para auxiliar agricultores a vender seus produtos. Foto: Divulgação

 

AGROMART – O avanço da disseminação do novo coronavírus também trouxe prejuízos à economia local. Pequenos agricultores têm encontrado dificuldades para comercializar e expor seus produtos, antes distribuídos em feiras abertas, restaurantes, hotéis e outros empreendimentos que, neste momento, encontram-se fechados ou tiveram atendimento reduzido.

 

Estudantes de Engenharia de Software pensaram em uma alternativa para alavancar as vendas desses produtores: criar um espaço de divulgação de seus pontos de venda. Trata-se do aplicativo AgroMart, outro vencedor da edição 2020 do Hackathon UnB-FGA.

 

Por meio do app, agricultores podem criar uma conta e cadastrar a sua loja, com informações sobre produtos, preço dos itens, horário de funcionamento do estabelecimento e localização, além de descrições adicionais. Há também a opção de disponibilizar o contato do vendedor, para que consumidores interessados possam iniciar conversa em um aplicativo de mensagens e consigam obter mais detalhes sobre os produtos e pagamento.

 

Mapas e filtros permitem aos clientes encontrar, de forma prática, as lojas mais próximas a eles e traçar o percurso até os locais. Atentos à necessidade de conter o contágio pelo novo coronavírus e incentivar o comércio de forma segura, os estudantes também incluíram uma seção com recomendações de cuidados com a saúde, como o uso de máscaras e sobre a disponibilização de álcool em gel para os consumidores.

 

Apesar do desafio de desenvolver o app em pouco tempo, os estudantes da UnB acreditam que a experiência trouxe crescimento a toda equipe, além de fomentar a solidariedade. “Em sete dias, tivemos que idealizar um produto, levantar seus requisitos, pensar em um design, elaborar um protótipo e desenvolver uma versão inicial bem completa do aplicativo. Foi muito gratificante, pois é uma solução que agrega muito valor para a população do DF, e tem um grande potencial de se expandir por todo o Brasil”, aposta Lucas Macêdo, líder do grupo.

 

Saiba mais sobre o AgroMart:

 

 

DINÂMICA – Ao total, 68 graduandos, distribuídos em 12 equipes, participaram do Hackathon. A iniciativa de extensão foi selecionada em chamada prospectiva de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o combate à Covid-19, realizada pelos decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Extensão (DEX) e pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (Copei). O projeto também contou com apoio do Núcleo de Agroecologia da UnB, que está levantando demandas de agricultores familiares do DF e entorno.

 

Os participantes deveriam escolher um dos três desafios propostos para produzir uma solução tecnológica. Pensar uma aplicação para informar a população sobre os casos de Covid-19 e a infraestrutura de saúde no DF era foco do primeiro desafio. Já os demais abrangiam alternativas para conectar pessoas e instituições envolvidas em ações solidárias e ideias para facilitar a interação entre produtores rurais e consumidores.

 

Antes de iniciar a maratona, os estudantes puderam se aprofundar nas temáticas relacionadas às tarefas em palestras on-line promovidas por especialistas em cada assunto. Os resultados produzidos foram disponibilizados em um repositório on-line para avaliação de duas comissões: uma técnica e outra formada pelos especialistas. Foram observados critérios como design do produto, experiência do usuário, sustentabilidade e inovação.

Coordenador da maratona, o professor Rudi van Elis participou das palestras on-line para introduzir os estudantes aos temas abordados nos desafios. Foto: Divulgação

 

Rudi van Elis, professor da FGA e coordenador da ação de extensão, diz ter se surpreendido com a qualidade dos trabalhos diante do curto período para conclusão. “O objetivo era destravar a criatividade dessa molecada e ver como poderíamos ajudar esses setores que estão sendo afetados pela pandemia, além do mais importante: fazer com que essas propostas sejam, de fato, implementadas.”

 

Além de receber premiação de R$ 1,2 mil, cada equipe vencedora poderá dar continuidade ao desenvolvimento de suas ideias com a participação em projetos de extensão da UnB. Para captar recursos, as propostas serão enviadas a editais da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF).

 

Leia mais:

>> Projeto da UnB desenvolve software para o uso de câmera térmica no combate à Covid-19

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> Novo coronavírus: Coes lança boletim informativo

>> ProIC cria Banco de Talentos para conectar professores e estudantes interessados em iniciação científica

>> Artigo revela perfil do brasileiro que descumpre isolamento social durante pandemia de Covid-19

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> Pesquisadores farão análise do esgoto para estimar disseminação do SARS-CoV2 em diferentes regiões do DF

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> Projetos focam em desenvolvimento e gestão de respiradores

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19

>> Plataforma UnB Pesquisa disponibiliza acesso fácil a pesquisadores da instituição

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.