BALANÇO

Quarto e último evento promovido pelo Decanato de Pós-Graduação neste mês de novembro tem como tema questões urbanas contemporâneas

Quarto webinário do ciclo realizado no mês de novembro discute questões urbanas contemporâneas. Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

Seis grandes tópicos sobre o planeta Terra, envolvendo até 30 dos melhores programas de pós-graduação da Universidade de Brasília, integram iniciativa robusta, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o quadriênio 2019-2022 com total de R$ 34 milhões.

>> Saiba mais: DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

Essa é a síntese do Programa de Internacionalização da UnB - Capes PrInt, que está em evidência no Ciclo de webinários Capes PrInt UnB 2020. Com o objetivo de fazer um balanço e redesenhar estratégias para os próximos anos, o encontro trata, às quartas-feiras do mês de novembro, dos projetos envolvidos, dos principais avanços e do andamento da cooperação.

Neste dia 25, às 15h, o debate de encerramento do ciclo será sobre questões urbanas contemporâneas, com os convidados Fabiano Lemes de Oliveira e Jorge G. Zornberg, com mediação dos docentes da UnB Cláudia Amorim e Márcio Muniz. Os webinários estão sendo transmitidos pela UnBTV, por meio de seu canal no YouTube.

EM NÚMEROS – A primeira chamada do Capes PrInt, realizada em 2019, contou com quase R$ 9 milhões, após o contingenciamento de R$ 3.785.777,78, transferidos para 2023. Para os dois primeiros anos, mais de R$ 20 milhões são destinados a bolsas de pesquisa por meio de 56 planos de trabalho aprovados de 29 programas de pós-graduação.

Ao todo, foram beneficiados 247 pesquisadores em diferentes modalidades de bolsa: capacitação e doutorado sanduíche (para pós-graduandos); pós-doutorado (para pesquisadores externos à UnB); professor visitante (para pesquisadores com vínculo com instituição estrangeira); professor visitante júnior e sênior (para docentes da UnB).

As bolsas envolveram diversos países, como África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, México, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. As missões de trabalho contemplaram 38 docentes da Universidade.

A expectativa é renovar o programa, que passará por revisão em 2021, por meio de relatório e prestação de contas enviada à Capes.