INFRAESTRUTURA

Prédio abrigará laboratórios importantes para a graduação e a pós-graduação da unidade

"O crescimento da área física é muito necessário para o IG", avalia diretor do Instituto, José Eloi Campos. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Uma obra paralisada por anos no campus Darcy Ribeiro será, em breve, concluída. A Universidade de Brasília assinou, nesta quinta-feira (28), contrato para finalização dos Laboratórios Analíticos de Geociências (antigo Laboratório de Geocronologia, nas proximidades do Cebraspe). O local abrigará equipamentos para as atividades da graduação e da pós-graduação do Instituto de Geociências (IG) e também uma subestação de energia elétrica.

 

O diretor do Instituto, José Eloi Campos, destacou a importância da obra para a unidade. "Antes do Reuni [o programa de expansão e reestruturação das universidades federais], tínhamos 27 docentes, um curso de graduação e um de pós. Agora, temos 52 professores, dois cursos de graduação, além de contribuições para o curso de Ciências Ambientais, e dois cursos de pós", detalhou. "O crescimento da área física é muito necessário para o IG."

 

A reitora Márcia Abrahão, que é oriunda do Instituto, celebrou a assinatura, recordando o quanto o prédio inacabado era motivo de frustração para a comunidade do IG. Inicialmente, o então Laboratório de Geocronologia seria construído com recursos de um projeto da Petrobrás, mas a Universidade de Brasília não conseguiu finalizar a obra a tempo e a verba foi perdida.

 

"Quando realizamos obras como essa, contribuímos para que a Universidade continue a oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência para a sociedade", disse. "Com esta obra, praticamente acabamos com os 'esqueletos' do Campus Darcy Ribeiro, entregando prédios importantes para a Universidade", celebrou.

 

DESCONTO – Assim como outras licitações realizadas no último ano, esta foi feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Com isso, a UnB obteve desconto de 18% no contrato. O investimento total será de R$ 5,2 milhões (a cotação inicial era de R$ 6,4 milhões). "Serão 1.523 metros quadrados, mais 80 metros quadrados da subestação. O projeto traz o conceito de blocos independentes e complementares, com estrutura pré-fabricada de concreto. Nossa expectativa é que, desse modo, a manutenção seja mais econômica e flexível", detalhou a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella.

 

O prazo de execução será de 18 meses, pela Vertical Engenharia e Construção, cuja sede fica no Pará. Durante a cerimônia de assinatura do contrato, o responsável pela empresa, José Alex Maciel, disse estar animado para a realização do empreendimento. "Esta é a primeira vez que executamos uma obra fora do eixo Norte/Nordeste. Mas é bom, pois a infraestrutura logística da região é muito boa. Vamos desenvolver o melhor trabalho possível e entregar uma construção de qualidade, que atenda as expectativas da UnB."

 

Confira como foi a assinatura do contrato:

 

Leia também:

>> UnB, Embrapa e Krilltech assinam acordo de propriedade intelectual

>> Nova decana de Administração pretende otimizar processos e investir na qualificação de técnicos

>> Grupo de pesquisa desenvolve ferramentas inéditas para aprimorar o SUS em Goiânia

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão

>> HUB começa a vacinar colaboradores contra a covid-19

>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento

>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF

>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.