HOMENAGEM

Exemplo de comprometimento e excelência em suas atividades, o servidor técnico-administrativo participou de momentos históricos da UnB

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Na cerimônia de outorga do título, o servidor David Pereira de Castro (primeiro à esquerda) foi aplaudido por sua conduta exemplar na instituição. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Uma pessoa honesta, comprometida e trabalhadora. Um servidor que, desde a década de 1970, participa ativamente da vida universitária na Faculdade de Educação Física (FEF). Esse é David Pereira de Castro, agraciado pela Universidade de Brasília com o título de Mérito Universitário. A solenidade de outorga aconteceu na sexta-feira (5), com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube. 

 

“David participou ativamente na vida da Universidade e da Faculdade, de forma séria, comprometida e, principalmente, ética, reconhecida pelos alunos, professores, chefes e colegas. Por tudo isso, é justa a homenagem que a UnB lhe concede hoje”, expressou o professor aposentado da FEF Alcir Braga Sanches sobre o colega, com o qual conviveu por quatro décadas. 

 

Filha do homenageado, Quelbia Xavier de Castro vivenciou por 16 anos a experiência de trabalhar junto com o pai na UnB. “Devo a ele a profissional que me tornei hoje. Aprendi a ter responsabilidade e a ‘vestir a camisa’ da instituição”, confidenciou a filha. Para ela, a honraria é um reconhecimento da Universidade a uma pessoa que sempre honrou e se dedicou à instituição. 

 

TRAJETÓRIA – Nascido no interior de Minas Gerais, David Pereira de Castro chegou a Brasília na década de 1970 em busca de melhores condições de vida. Na cidade, constituiu família, tornando-se pai de três filhos e avô de oito netos. 

 

Seu primeiro cargo na UnB foi em serviços gerais. À época, não havia tido a oportunidade de concluir o ensino fundamental. Durante sua trajetória institucional, dedicou-se à qualificação profissional. Nos anos 2000, alcançou o sonho de graduar-se em Pedagogia e especializar-se em Psicopedagogia. Também galgou outros cargos na FEF: das atividades de limpeza e de portaria, passou a contribuir como técnico em audiovisual.

 

“Desde quando a FEF adquiriu seus primeiros equipamentos de audiovisual até recentemente, ele operou equipamentos a fim de dar suporte a professores na execução de suas atividades acadêmicas. Essa expertise foi adquirida por interesse próprio, com leitura de manuais e visitas a vários setores da UnB. Isso também diz de sua característica autodidata”, contou o docente da FEF Iran Junqueira.

 

O docente falou sobre qualidades do colega de trabalho, com quem conviveu por 45 anos. “Um servidor que realmente vestiu a camisa da nossa unidade desde o seu primeiro dia de trabalho; sempre agiu com lealdade com seus pares, alunos, professores.”

Título recebido pelo servidor foi exibido durante cerimônia. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Iran Junqueira resgatou momentos históricos em que o servidor prestou apoio administrativo e técnico na Faculdade de Educação Física: na Olimpíada Nacional do Exército, na década de 1970; nos Jogos Escolares Brasileiros, nas décadas de 1970 e 1980;  nos projetos 25 Horas Nadando e Cross Cerrado, que ainda são realizados; e em competições de atletismo e diversos congressos.  

 

RECONHECIMENTO  O título de Mérito Universitário é concedido a membro da comunidade que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à instituição. A honraria foi aprovada ao servidor David Pereira de Castro na 474ª reunião do Conselho Universitário (Consuni). 

 

A reitora Márcia Abrahão destacou o significado da distinção. “Quando a Universidade presta uma homenagem para alguém como o senhor, ela também é engrandecida. Estamos reconhecendo e mostrando para a sociedade a qualidade e o exemplo de servidor público que temos. Também é uma forma de dizer para nossos demais servidores qual exemplo queremos que eles sigam.”  

 

O vice-diretor da FEF, Ricardo Moreno Lima, agradeceu ao técnico administrativo pelos “serviços prestados à instituição e pelos anos de convivência”. “O senhor é um exemplo de serviço à UnB e de como se relacionar bem com os outros. Não conheço ninguém que não goste ou não o elogie”, reverenciou o colega.

 

David compartilhou estar “muito emocionado com a beleza da reunião e lisonjeado por tudo o que ouviu”. “Quero agradecer a Deus, que abriu as portas para mim na Universidade e me deu todas as oportunidades que tive. Agradeço aos meus pais que, na simplicidade deles, me ensinaram a respeitar as pessoas”, concluiu o servidor.

 

Assista à solenidade de outorga do título:

 

Leia também:

>> FE lança Observatório da Educação Básica

>> Prédio do CIC/EST terá placas de geração de energia solar

>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país

>> Em carta, reitora dá boas-vindas à comunidade universitária

>> Comissão de Boas-Vindas promove lives para recepcionar estudantes da UnB

>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular

>> UnB deve implantar polo de extensão no Paranoá

>> UnB faz testes para reduzir mortandade de aves que colidem em fachadas envidraçadas

>> Iniciativa da Engenharia Florestal ganha premiação internacional

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.