QUADRIÊNIO 2021/2025

Professores Ricardo Ruviaro e Lucas Moreira pautarão gestão por ações de excelência e uso responsável de recursos financeiros

O novo diretor, Ricardo Ruviaro, declarou que será um desafio estar à frente do Instituto, o qual definiu como “grandioso e representativo no conhecimento, na experiência de internacionalização, na extensão e no ensino”. Imagem: Reprodução

Os professores Ricardo Ruviaro e Lucas Moreira tomaram posse como diretor e vice-diretor, respectivamente, do Instituto de Ciências Exatas (IE) para o quadriênio 2021-2025. A solenidade ocorreu de forma remota nesta quarta-feira (12). A nova direção sucede a de Gladson Silva e Rui Seimet como diretor e vice-diretor do IE.

"Propus ao professor Lucas Moreira que façamos a nossa administração com muito êxito, muito cuidado e muita atenção aos princípios, aos direitos, ao respeito e aos bons gastos de recursos que a nós são destinados. Que nós possamos entregar uma academia com excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”, declarou o diretor empossado, Ricardo Ruviaro.

Em fala direcionada à reitora Márcia Abrahão, ele expressou: “Estaremos juntos nestes quatro anos enfrentando os desafios. Acima de tudo, pode contar com este Instituto e seus docentes e técnicos para alavancarmos ainda mais a Universidade de Brasília”.

O novo vice-diretor, Lucas Moreira, elogiou a atuação do colega de gestão, Ricardo Ruviaro, com quem conviveu no Conselho do IE. “[O professor] faz gestão sempre pensando em valorização de recursos humanos e físicos. Compartilho com ele de diversas visões institucionais, principalmente a de realizar uma agenda de gestão pautada em transparência, no uso responsável de recursos financeiros e pela excelência acadêmica, tanto no ensino como na extensão”, relatou.

O mandato será focado, ainda, na promoção da inclusão, na humanização do ambiente acadêmico e na melhoria da estrutura da unidade. Fator expressivo na gestão anterior, a internacionalização do Instituto será outro dos eixos de trabalho dos empossados. A valorização da comunidade do IE – com técnicos, docentes, discentes e colaboradores – também foi ressaltada nos discursos.

A reitora Márcia Abrahão agradeceu à gestão anterior pela parceria e ressaltou o auxílio oferecido na tomada de decisões a respeito da questão orçamentária da Universidade. A gestora também destacou que o IE é um dos pilares da instituição.

Aos novos diretores, ela declarou: “Daqui há quatro anos, pretendemos que o IE esteja ainda mais fortalecido”. Salientou ainda sua expectativa de que o trabalho seja direcionado pela “ excelência, com inclusão e com compromisso social. Esta é a característica da Universidade de Brasília”.

O vice-diretor, Lucas Moreira, agradeceu aos segmentos que compõem o instituto pelos votos que ele e o colega obtiveram. Imagem: Reprodução

O ex-diretor Gladson Silva também desejou à nova direção do Instituto sucesso no mandato e definiu a sua experiência à frente do IE como “riquíssima, intensa e desafiadora”.

GESTÃO ANTERIOR – Gladson também lembrou os êxitos e desafios na direção da unidade. Ele mencionou os impactos da redução orçamentária na instituição e disse que “neste cenário, o Instituto enfrentou e venceu desafios de natureza acadêmica e administrativa, o que nos motivou e nos uniu em torno de uma gestão compartilhada dos recursos direcionados ao IE, graças à disposição dos departamentos em contribuir para o que foi prioritário para a unidade neste período".

O docente ressaltou que, mesmo na pandemia, o Instituto obteve resultados relevantes. O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), por exemplo, manteve-se como uma referência para a Universidade de Brasília, com a manutenção da nota sete na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O ex-diretor destacou ainda o número de publicações nacionais e internacionais dos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Atualmente, 12 professores são pesquisadores bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nove acordos de cooperação internacional também foram selados com universidades da França, Alemanha, Finlândia, China e do Japão, o que favoreceu o processo de ampliação da internacionalização do IE entre 2018 e 2021.

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) seguiu cumprindo seu objetivo de contribuir para o aprimoramento de professores da área que atuam na rede pública de ensino. Em 2017, o Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGEST) obteve nota quatro na avaliação da Capes. Com a continuidade dos trabalhos, o programa conseguiu apoio da presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

PERFIS – O diretor recém-empossado do IE, Ricardo Ruviaro, é professor no Departamento de Matemática (MAT). Realizou toda a sua formação acadêmica na área da matemática, sendo graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre e doutor pela UnB – os dois últimos com ênfase em geometria e análise, respectivamente.

Vinculado ao Departamento de Estatística (EST), o professor Lucas Moreira possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Desde que ingressou na UnB em 2012, foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Comissão de Graduação e representante docente do EST junto ao Conselho do IE. Também foi membro do Conselho de Administração da UnB e esteve por quase dois anos à frente da Coordenação de Extensão do Instituto.

Confira a cerimônia de posse:

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

**matéria atualizada em 19 de maio, para correção de informação.