No auditório que estampa o nome de seu fundador, Roberto Salmeron, a Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB empossou a nova direção para o quadriênio 2022–2026. A cerimônia de condução dos professores Edson Paulo da Silva e Paulo Celso dos Reis Gomes aos cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º).
“Temos convicção de que não faltará apoio para continuar a FT”, ressaltou o novo diretor. Ele comentou ter assumido o “maior desafio que a gestão enfrentará”: elevar os índices acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. Edson da Silva, doutor em Ciências da Engenharia pela Universidade Técnica de Berlim e mestre em Sistemas Mecânicos pela Universidade de Brasília, é professor na UnB desde 2002. Além de fundador, ele coordena, no Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, o Grupo de Pesquisa em Materiais Inteligentes (Gmati). Em sua fala, agradeceu ao apoio recebido durante a campanha e enfatizou os feitos da gestão anterior.
Paulo Gomes, agora vice-diretor, reiterou a importância da extensão universitária, levando em consideração sua atuação social, como no Movimento Sem Terra (MST). “Não adianta a gente ter tecnologia e inovação e isso ficar aqui dentro”, destacou. Ele é doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e é professor adjunto da FT desde 1998. Esteve à frente do Laboratório de Segurança Ambiental da Faculdade de Tecnologia da UnB desde 2000 e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na Faculdade de Tecnologia da UnB, desde 1999.
Vice-diretor entre 2014 e 2018, e diretor de 2018 a 2022, o professor Márcio Muniz despediu-se do cargo relembrando as conquistas em seu mandato. “Foi um período em que a FT cresceu muito.” Diversas obras foram realizadas neste período, como o projeto de eficiência energética na Faculdade de Tecnologia e o mapeamento e reforma de 17 prédios da Universidade de Brasília. Foi durante o quadriênio de sua direção que a FT teve o seu Regimento Jurídico aprovado, além de implementar o Colegiado de Extensão.
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, parabenizou a gestão de Márcio Muniz e Alexandre Romariz – antigo vice-diretor –, enfatizando a parceria e o bom entendimento entre as partes. “Não poderíamos ter avançado tanto se não tivéssemos a FT”, reiterou. Ela também desejou um excelente mandato para os novos diretores, e concordou com o professor Edson da Silva sobre elevar os índices de avaliação acadêmica.
A solenidade contou com a presença de diversos diretores e ex-diretores de departamentos e institutos, decanos e docentes, além do prefeito da UnB, Valdeci Reis. Familiares, amigos e alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia também prestigiaram a posse.
*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.
Leia também:
>> UnB oferece pilates para idosos
>> Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC e ganhe um brinde exclusivo
>> Reitora inaugura UnB Cerrado e Polo de Extensão na Chapada dos Veadeiros
>> Programa Ciência é 10! qualifica professores para o ensino de ciências nas escolas
>> UnB se prepara para receber estudantes em presencialidade integral
>> Universidade lamenta a morte do emérito Antônio Augusto Cançado Trindade
>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal
>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro
>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos
>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues
>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília
>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos
>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus