RECONHECIMENTO

Trajetória marcada pelo compromisso com o conhecimento, entendido como forma de transformação social, rendeu homenagem à docente

Professora Maria Auxiliadora César, a Dora, recebeu homenagens de sua família, que a tem como exemplo de vida: "Une teoria e prática". Imagem: Reprodução

 

Em cerimônia virtual realizada na última sexta-feira (13), a Universidade de Brasília outorgou o título de Professora Emérita à Maria Auxiliadora César, docente aposentada do Departamento de Serviço Social (SER/UnB). Membro fundador do Núcleo de Estudos Cubanos (Nescuba/CEAM), Dora, como é conhecida pelos colegas, imprimiu na sua vida acadêmica valores que carrega consigo.

 

O título de professora emérita é concedido àquelas docentes que, aposentadas na Universidade, tenham alcançado uma posição eminente em atividades universitárias. A honraria foi outorgada pela resolução do Consuni nº 16/2020.

 

"Minha mãe se dedicou a transformar este país em um local mais justo e solidário. É uma pessoa da teoria e da prática, mais coerente impossível", disse a filha Luciana, em vídeo, acompanhada por Gabriela e Torres, neta e genro da homenageada.  

 

Outro filho da professora Maria Auxiliadora César, Álvaro, acompanhado de Suzana e Luca (netos da emérita), também gravou vídeo de homenagem. O mesmo foi feito por Eliana e Diana, filha e neta da docente. A família destacou a influência de Dora na formação em seus valores pessoais e opções de vida. Entre os reconhecimentos, estão a inspiração diária e o gosto pela política e militância. As características apontadas pela família também apareceram nas falas da comitiva de apresentação e da mais nova emérita. 

Professora Maria Auxiliadora (acima à esq.) foi descrita pela reitora Márcia Abrahão como exemplo de cidadã, que "enche a Universidade de orgulho". Imagem: Reprodução

 

Compuseram a mesa de honra a reitora Márcia Abrahão e a diretora do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), Viviane Resende. Ambas lembraram a contribuição continuada da emérita ao longo de seus quase 50 anos dedicados à Universidade de Brasília. 

 

Fizeram parte da comitiva de honra sua irmã Carmen Lúcia Scherner; a docente aposentada e ex-orientadora Potyara Amazoneida Pereira; a professora do Departamento de Serviço Social (SER) Patrícia Pinheiro; a secretária da pós-graduação em Serviço Social Domingas Carneiro; a docente aposentada Maria Lúcia Leal; e o servidor aposentado do Ministério da Ciência e Tecnologia de Cuba Tirso Saenz.

 

A professora Maria Luiza Pereira fez a saudação à homenageada e apresentou aspectos relevantes de sua trajetória, lembrando, principalmente, seu trabalho como membro fundador do Nescuba e de sua contribuição – em forma de projetos, artigos, traduções, parcerias e publicações – para pensar um mundo justo e possível. A experiência de vida de Maria Auxiliadora foi marcada por uma alternância de experiências entre Cuba e Brasil, ajudando a "enraizar o Brasil no chão cubano", disse Maria Luiza.

 

Em seu discurso de agradecimento, a professora emérita reconheceu o papel de seus pais e de sua madrinha na ênfase que deram à sua educação. Ela lembrou também de sua família e de colegas que partilharam de sua trajetória pessoal, laboral e acadêmica, sem esquecer os grupos de militância e movimentos sociais e populares. "Sem coletivos, base da minha trajetória, não seria possível construí-la fundamentada no conhecimento apreendido através do diálogo, intersetorialidade e da interdisciplinaridade."

 

TRAJETÓRIA – Nascida em Cuiabá (MT), Maria Auxiliadora estudou em escola pública. Seu interesse por temas relacionados à justiça social teve origem na aproximação com o trabalho social de inspiração católica em um bairro pobre da cidade. Na época, ela já tinha bagagem acumulada da leitura de livros naquelas que viriam a ser suas áreas de formação, proporcionando a ela uma visão crítica e dialética da realidade. Sua matriz teórica decorre também do apreendido no método da interpretação da realidade de Karl Marx.

 

Graduou-se em Serviço Social e Sociologia, na Universidade de Brasília. Especializou-se em Política Social e obteve o título de mestre também pela UnB. Seu doutorado, em Sociologia, foi feito na Universidade de Havana. A ele se seguiu um aperfeiçoamento em Cuba na mesma universidade.

 

Sua pesquisa é frequentemente associada à melhoria do bem-estar social, ações de justiça social, aproximação entre América Latina, América Central e Caribe. Ela também foi coordenadora do grupo de estudos e pesquisa Crimina, que investiga criminalidade e sistema penal. Assim, seu trabalho também se liga à população carcerária, em especial a feminina, traçando comparações entre populações penitenciárias cubana e brasileira.

 

O trabalho desenvolvido por Dora ajuda, entre outras coisas, a compreender mecanismos sociais contemporâneos. Estudiosa sobre política social, Maria Auxiliadora Cesar observa que trata-se de fenômeno existente em sociedades capitalistas e socialistas. O que difere são as lógicas operadas nos dois sistemas. No capitalismo, a política social é ditada por princípios econômicos, fundamentados na lucratividade. Já no socialismo, o critério é humanista, com foco na satisfação das necessidades humanas básicas.

 

 

Leia também:

>> Cepe continua debate sobre próximo semestre letivo

>> Iniciativa de docentes e estudantes traz retrato inédito do Departamento de Administração

>> UnB dá início ao biênio 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

>> Pesquisa da UnB analisa as consequências da pandemia no trabalho de psicológos

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> UnB homenageia servidores Prata e Ouro da Casa

>> Servidora do Instituto de Letras, Lucinéia Gonçalves recebe título de Mérito Universitário

>> Reitora da UFRJ visita espaço de inteligência de combate à covid-19

>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

>> Em disciplina integrada à pesquisa contra covid-19, estudantes monitoram casos da doença no DF

>> SIGAA chega em breve para a pós-graduação lato sensu

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.