MELHORIA

Conclusão da obra, esperada há 30 anos, vai afetar a qualidade do deslocamento da comunidade acadêmica e local

O trecho de 700 metros fará a diferença na vida da população local e da comunidade acadêmica que frequenta a Fazenda Água Limpa (FAL). Foto: Agência Brasília

 

Inaugurado em 21 de maio, o trecho de 700 metros de asfalto na DF-005 que liga a Estrada Parque Vargem Bonita, no Park Way, à Fazenda Água Limpa (FAL), unidade da Universidade de Brasília, irá facilitar o deslocamento de motoristas e pedestres na região. Em tese simples, pela extensão da área compreendida, a pavimentação da via era um desejo antigo da comunidade que frequenta a FAL e era aguardada há três décadas. 

 

A conclusão da obra representa o fim da poeira e da lama, que atrapalhavam o fluxo local e chegavam a apresentar perigo para quem passava por ali. “Na época da seca, a gente tinha uma incidência muito grande de poeira. Tem uma grande movimentação de alunos e a poeira prejudica a visibilidade da pista. Às vezes tinham crianças locais que brincavam ali”, pontua o diretor da Estação Experimental da Fazenda Água Limpa (FAL), Reginaldo Pereira. 

 

A FAL possui 4.300 hectares e serve como apoio para atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O local recebe cerca de 2,5 mil estudantes de diversos cursos, entre eles Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Biologia.

 

Na unidade, são desempenhadas atividades que duram o ano todo e que não pararam na pandemia, a exemplo do trato de animais e da irrigação de culturas agrícolas. O impacto do período de seca não era o único inconveniente para quem percorre o local, explica Reginaldo: "Na época de chuva, a gente tinha aquele velho problema de formação de lama. A gente recebe [na FAL] caminhões maiores e trens que trazem adubo e os insumos agrícolas necessários”.

 

Entregue com antecedência de 40 dias, o trecho asfaltado vai fazer ainda mais diferença quando houver retorno de 100% das atividades presenciais, em função do tráfego mais intenso na região.

 

IMPACTO AMBIENTAL – Outro aspecto importante é a redução de possíveis impactos ambientais. Reginaldo Pereira conta que a Fazenda fica perto do ribeirão do Gama e que, sem a pavimentação, o transporte de materiais para o local poderia causar problemas à flora e à fauna. “Como era tudo direto no chão, os materiais podiam contaminar o ribeirão”, alerta o diretor.

 

No total, foram investidos R$ 1,2 milhão em melhorias. A obra, tocada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), envolveu 30 servidores que trabalharam em serviços de pavimentação, drenagem, sinalização e instalação de meios-fios.

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> Universidade levanta número de trabalhadores já vacinados

>> Pesquisa aponta que taxa de remissão de artrite reumatoide inicial supera 50% no HUB

>> Administração propõe estratégias para melhoria de indicadores acadêmicos

>> Servidor aposentado da FS, Eliésio Lima é agraciado com o título de Mérito Universitário

>> UnB tem representante na Academia de Ciências dos Estados Unidos

>> Fique atento aos prazos para concluir processos do último semestre letivo

>> UnB vai ofertar cursos para professores da rede pública do DF

>> Projeto da UnB leva robótica a escolas de todo o Brasil

>> Educação midiática e combate à desinformação guiam projeto de extensão da FAC

>> Coes divulga notas técnicas que avaliam a situação da pandemia no Distrito Federal

>> Conselho Universitário aprova orçamento interno da UnB

>> Em carta à comunidade, reitora faz balanço do semestre letivo

>> Cepe prorroga ensino remoto

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.