RECONHECIMENTO

O homenageado dedicou 51 anos à UnB e à Faculdade de Ciências da Saúde, sendo exemplo de comprometimento e respeito

Estavam presentes na cerimônia on-line membros da FS, a reitora Márcia Abrahão e familiares de Eliésio Lima. Imagem: Reprodução/UnBTV

Eliésio Lima, ou Seu Lima, como é conhecido pelos colegas de trabalho e estudantes da Universidade Brasília, recebeu o título de Mérito Universitário pelos serviços de destaque prestados à Faculdade de Ciências da Saúde (FS). A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (26), transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. Lembrado por muitos como um ser humano honesto, responsável, comprometido e leal à família, o servidor técnico-administrativo aposentado dedicou 51 anos de trabalho à UnB.

“A dignidade e a lealdade ao seu trabalho foram os faróis que guiaram o exercício cotidiano do Seu Lima como servidor público em sua essência. Mesmo em circunstâncias adversas, conflitos e outras doenças da humanidade, soube enfrentá-las com sabedoria. Esse é o seu maior legado”, expressou a oradora da cerimônia, a ex-diretora da FS, Maria Fátima de Sousa.

Por meio de vídeo, a família de Seu Lima prestou uma homenagem. “Tenho muito orgulho do Lima, como ele é conhecido no trabalho. Em casa ele é exatamente assim, incrível, dedicado e muito respeitado. Pai, estamos muito orgulhosos por esse momento, por sua competência, dedicação, comprometimento e responsabilidade pela UnB”, disse Eliésio Lima Júnior, filho do servidor.

Emocionado, o homenageado agradeceu a todos que contribuíram com a sua trajetória traçada na UnB. “Aprendi muito com todos os diretores e diretoras, tendo recebido todo apoio, consideração, respeito e confiança”, declarou Seu Lima. “A UnB oferece um dos melhores ambientes de trabalho pela harmonia e pelo respeito”, destacou.

O HOMENAGEADO – Maranhense, Eliésio Lima graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 1979. Concluiu uma pós-graduação pela UnB em Desenvolvimento Gerencial em Gestão Universitária em 2006.

Eliésio Lima deu início a sua trajetória na UnB em 1968, aos 21 anos de idade, e, por meio de concurso público, ocupou o cargo de secretário executivo no Departamento de Odontologia (ODT) da FS. Permaneceu nesta função por pouco mais de 20 anos e, em 1991, foi convidado para fazer parte da equipe da unidade acadêmica. Aposentou-se em 1998, mas permaneceu no cargo voluntariamente até 2019.

A trajetória de Seu Lima na UnB foi destacada por meio de um vídeo com fotos do servidor. Imagem: Reprodução/UnBTV

Conhecido pela capacidade de comunicação com integrantes da instituição de diferentes segmentos, contribuiu para que o ambiente de trabalho fosse harmonioso. Possui bagagem de destaque em setores administrativos da Universidade e o seu engajamento com a UnB foi demonstrado com a monografia de especialização Proposta de Adoção de Medidas para a Redução de Custos em uma Secretaria de Unidade.

O trabalho teve como objetivo colaborar com as unidades acadêmicas na gestão de gastos. Escrita em parceria com Ângela Maria Pontes, colega de turma de Seu Lima, a monografia resultou em um artigo que compõe o livro Gestão Universitária – Estudos sobre a UnB, publicado em 2011 pela Editora UnB.

O compromisso de Eliésio Lima com a instituição também é visível na busca por aperfeiçoar suas atribuições. Entre 1998 e 2015, atuou como colaborador bolsista em projetos administrativos da direção da FS.

Em um momento de sua história na UnB, Seu Lima foi gestor em duas secretarias ao mesmo tempo: na de Odontologia e na de Farmácia. Querido por muitas turmas, foi homenageado em várias formaturas sendo o padrinho em uma delas. Outro fruto de sua passagem pela FS é a sala em que trabalhou por anos, que leva o seu nome.

MÉRITO UNIVERSITÁRIO – O título concedido a Eliésio Lima é conferido a membros da comunidade que tenham se destacado em trabalhos significativos ligados à instituição. A outorga da honraria, proposta pela FS, foi aprovada na 466ª reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UnB, em janeiro de 2020.

O diretor da FS Laudimar de Oliveira, após citar a honra em ter trabalhado em alguns momentos junto com Seu Lima, contou que, na relação com o servidor, viu-se como seu aluno e aprendeu muito. "É assim que me sinto frente a sua indiscutível estatura profissional. Sua postura, o invejável domínio da máquina administrativa da UnB, associados ao seu espírito colaborador e conciliador, se mostrou uma âncora, em especial, nos momentos de dificuldade da gestão”, pontuou.

“Quando a Universidade concede um título de Mérito para algum servidor, ela também está sendo homenageada. É uma forma de nós dizermos para a sociedade o exemplo que nós temos de servidores públicos e o senhor representa muito bem os servidores públicos da Universidade de Brasília e do País”, frisou a reitora Márcia Abrahão.

Confira a solenidade de outorga do título:

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB