2/2020

Graduandos têm até o dia 12 de janeiro para se inscrever nas disciplinas. Calouros serão automaticamente matriculados pela SAA

Comitê de Implantação do SIG orienta estudantes sobre o SIGAA. Acesse o FAQ. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

No ar desde maio de 2020, o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) está pela primeira vez recebendo as matrículas dos estudantes de graduação da Universidade de Brasília. Com início no último dia 4, o prazo de matrícula segue até o dia 12 de janeiro.

Em função do grande volume de acessos, o sistema apresentou instabilidade no primeiro dia de matrículas. “Com a lentidão e demora no processamento das solicitações, foi feita uma reinicialização da plataforma”, informa o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Jacir Bordim.

A situação já estava normalizada no período da tarde após a equipe da STI ter ampliado a infraestrutura de suporte disponível. “A UnB está atenta e efetuando todas as melhorias necessárias. Trata-se de um sistema muito bom, com inúmeros benefícios, mas todas as mudanças exigem adaptações. A comunidade – e os estudantes em especial – podem ficar tranquilos que não serão prejudicados”, reforça.

“O SIGAA disponibiliza recursos para melhoria considerável da interação entre estudantes e professores, algo muito importante, sobretudo neste momento de pandemia e atividades acadêmicas remotas. Na matrícula, por exemplo, ele permite a visualização integral das disciplinas”, destaca Bordim.

COMO EFETUAR A MATRÍCULA Para orientar os estudantes sobre como proceder durante o período de matrícula, o Comitê de Implantação do SIG-UnB criou documento com as dúvidas mais recorrentes dos estudantes.

>> Confira o FAQ

Abaixo, algumas das principais perguntas e respostas:

A plataforma está lenta ou fora do ar. O que devo fazer?

Como as instabilidades estão diretamente relacionadas ao número de acessos simultâneos ao sistema, aconselha-se que o estudante feche o seu navegador, aguarde alguns minutos e acesse o sistema novamente. A equipe da STI já ampliou a infraestrutura de suporte disponível, com consequente melhoria significativa do acesso ao sistema pelos estudantes.

Sou calouro e não estou conseguindo acessar o SIGAA. O que devo fazer?

A matrícula dos estudantes calouros já está sendo efetuada pela SAA em todas as disciplinas referentes ao primeiro nível da estrutura curricular do curso. Após a realização da matrícula pela SAA, o status do aluno é alterado para ativo e o próximo passo é o discente realizar o autocadastro no SIGAA para ter acesso às informações e aos documentos referentes ao seu curso, como por exemplo: atestado de matrícula, informações referentes à estrutura curricular etc.

Sou calouro: posso mexer na minha grade?

A matrícula do estudante calouro nas disciplinas do primeiro semestre do seu curso é realizada pela SAA. O estudante calouro não poderá fazer alterações em sua matrícula.

Como faço para me matricular em disciplinas no SIGAA?

O estudante deve seguir os seguintes passos: acessar a aba Ensino > Matrícula On-Line > Realizar Matrícula; clicar em Iniciar Seleção de Turmas. Na tela seguinte, deve selecionar as turmas nas quais deseja se matricular e depois clicar em Adicionar Turmas Selecionadas. Lembrando que é preciso fazer a confirmação de matrícula, digitando o CPF e a senha.

Confira o vídeo produzido pela UnBTV explicando o passo a passo:

Até que dia posso fazer minha matrícula em disciplinas?

O estudante pode solicitar sua matrícula em disciplinas até o dia 12 de janeiro, às 23h59.

O prazo terminou e não consegui fazer a matrícula. O que devo fazer?

Existem dois momentos de solicitação de matrícula: o primeiro período de matrícula – de 04 até 12 de janeiro, com processamento de 13 a 17 de janeiro – e o segundo período de matrícula, chamado de rematrícula, – com solicitação de 21 a 25 de janeiro, e reprocessamento entre os dias 26 a 29 de janeiro. Após esses dois processamentos, o sistema ainda disponibilizará o período de matrícula extraordinária, de 30 de janeiro a 12 de fevereiro. Nesse período, o estudante poderá se matricular em disciplinas que ainda tenham vagas. Após esses períodos (primeiro período de matrícula, rematrícula e matrícula extraordinária), se o aluno perdeu todos os prazos, deverá procurar o coordenador do seu curso e solicitar a matrícula em disciplinas.

SERVIÇO – Outras dúvidas sobre o SIGAA podem ser enviadas diretamente para a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..