2º/2020

Ingressantes são provenientes do Acesso Enem, PAS, transferência facultativa e portadores de diploma de curso superior

Por conta da pandemia, aulas permanecerão remotas neste semestre. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

O segundo semestre de 2020 começa com 2959 novos estudantes. Sem a tradicional movimentação pelos corredores dos campi da UnB por conta da pandemia do novo coronavírus, atividades de boas-vindas e orientação ao calouro seguem sendo disponibilizadas de maneira remota.

Entre as atividades realizadas para receber os novatos, lives foram transmitidas pelo canal da UnBTV no YouTube, com apresentações de diversos decanatos, setores e serviços da Universidade. Para o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, estes momentos são necessários para que os calouros se familiarizem com a UnB.

>> Saiba mais: Comissão de Boas-Vindas promove lives para recepcionar estudantes da UnB

“Para nós, é importante que os recém-chegados se percebam parte dessa grande comunidade que é a UnB. É um vasto mundo de possibilidades, mas também de desafios, e trabalhamos para acolhê-los da melhor forma possível”, afirma o decano.

Um desses serviços é a Central de Acolhimento aos Estudantes (CAEs), que concentra a maior parte dos serviços oferecidos aos discentes em um só lugar. Através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., todas as dúvidas sobre documentação, matrícula, e comprovantes podem ser sanadas pelos técnicos da CAEs.

“A Central de Acolhimento foi criada no intuito de criar parcerias para a melhoria da vida do discente ativo da graduação, da pós e também dos ex-alunos. O principal objetivo é que os estudantes não precisem ficar indo de um lugar para outro dentro da Universidade, procurando instâncias que muitas vezes desconhecem”, explica Josilene Cardoso da Silva, tecnóloga em Recursos Humanos, que atua na Central.

Outro serviço disponibilizado em razão da pandemia é o Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas, formado por estudantes de graduação, pós-graduação e professores para tirar as dúvidas que possam surgir diante da realização de atividades acadêmicas.

Para facilitar a resolução das demandas da comunidade acadêmica, o núcleo está estruturado em quatro grandes áreas. As demandas são recebidas via e-mail especifico de cada uma: exatas/engenharias/tecnologias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), humanas/sociais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), biológicas/saúde (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e linguística/artes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Como parte das ações de boas-vindas, o tradicional #InspiraUnB será realizado no dia 22 de fevereiro. Mais informações em breve.

Foram dois dias de tira-dúvidas. Assista ao primeiro encontro abaixo. O segundo está aqui: