HISTÓRIA

Empossada nesta quarta (20), Kamala Harris é filha de Donald Harris, economista que esteve em Brasília quando era professor de Stanford

Kamala é a filha mais velha de Donald Harris, que também é pai de Maya, fruto de seu relacionamento com Shyamala Gopalan. Fotos: Wikipedia

 

Os 60 anos de história da Universidade de Brasília contam com eventos e fatos curiosos e singulares. Não é surpresa, para uma universidade que fica no coração do país e foi criada com uma proposta inovadora, seguindo o projeto da capital. Uma dessas curiosidades está relacionada a um dos assuntos mais relevantes da geopolítica mundial nesta semana: a posse da nova presidência dos Estados Unidos, confirmada nesta quarta-feira (20).

 

Primeira vice-presidente mulher de uma das nações mais poderosas do mundo, Kamala Harris guarda em sua trajetória familiar uma ligação com a UnB. Na década de 1990, o seu pai, Donald J. Harris, economista jamaicano renomado na área, esteve presente na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) por diversas vezes, realizando conferências e participando de eventos.

 

Segundo o professor emérito da UnB Joanílio Teixeira, quando Donald Harris esteve na Universidade, já era um economista mundialmente conhecido, especialmente pela publicação de seu livro Capital Accumulation and Income Distribution, de 1978. “A obra tem uma dedicatória às filhas Kamala e Maya. Na época, eu ainda não o conhecia, mas no prefácio, ele agradece a vários pesquisadores, alguns dos quais são meus amigos”, conta.

 

Teixeira lembra que Donald Harris passou por várias universidades, como Cambridge, Yale e Stanford, instituição na qual se aposentou e recebeu o título de Professor Emérito em 1998. Ele também foi consultor de diversos países da América, inclusive o Brasil, onde teve bolsa pela Fundação Fulbright, entre 1990 e 1991.

 

PRESENÇA NA UnB – Uma passagem de destaque em Brasília foi durante a segunda edição do Colóquio Internacional sobre Economia Dinâmica e Política Econômica, em maio de 1999, evento organizado em parceria entre a UnB e a Universidade Católica de Brasília (UCB).

 

Nessa ocasião, Donald Harris ficou hospedado na casa de Joanílio Teixeira. “Ali se formou um laço de amizade, nós tínhamos uma relação muito próxima. Depois fui para França, Itália e até Stanford, quando ele lecionava lá. Depois que se aposentou e passou a se dedicar à consultoria, acabamos perdendo o contato”, relata.

Nascida em Oakland, na Califórnia, Kamala Harris é filha de pesquisadores imigrantes de origem indiana e afro-americana. Fotos: The Mercury News

 

Quando esteve na casa de Donald Harris, em Stanford, com sua esposa e filha, o professor emérito da UnB lamenta o fato de não ter conhecido Kamala, pois Donald já estava divorciado e a filha mais velha cursava universidade em outra região.

 

O grande legado da obra de Donald Harris, na opinião de Teixeira, é a crítica ao maisntream e sua visão não convencional e heterodoxa. “Era muito raro ter economistas com PhD e atuando no posto mais alto da academia. Ele ficou famoso pelo pensamento e teoria diferenciados”, considera o docente, aposentado do Departamento de Economia.

 

Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, professora da Face, conta que o interesse pelas exposições de Donald Harris era grande, não só pelos alunos, mas também pelos docentes da Universidade. “Ele deu excelentes aulas sobre a chamada controvérsia do capital, tema importante do momento, que se trata de uma crítica séria à teoria neoclássica do valor, dominante até hoje”, recorda bem.

 

Uma lembrança da docente é que, enquanto ela atuava na Reitoria, alguns alunos a convidaram para sair com eles e o professor Harris em um restaurante da Asa Norte: “Foi uma tarde muito agradável e Donald mostrou-se uma figura humana muito interessante. Foi inesquecível porque, ao final, quando fomos pagar a conta, tiveram que pagar para mim, pois a minha bolsa havia sido roubada.”

 

Leia também:

>> HUB recebe 15 pacientes de Manaus com covid-19

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> Pesquisa aponta para desequilíbrio na ação de proteínas como principal causa das formas graves de covid-19

>> UnB integra projeto de tradução de maior dicionário jurídico on-line mundial

>> UnB recebe matrículas pelo SIGAA

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.