DIAGNÓSTICO

Pela primeira vez, coleta de informações foi realizada por meio de formulário on-line disponibilizado às unidades acadêmicas e administrativas

Relatório de Autoavaliação Institucional traz informações sobre ações e projetos da UnB em 2019. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

O Relatório de Autoavaliação Institucional 2020 - ano base 2019 está no ar. O documento apresenta indicadores de desempenho da UnB e as medidas adotadas pela instituição ao longo do ano de 2019. Este foi o primeiro relatório a ter coleta de informações realizada por meio de formulário on-line, com leitura ótica QR-Code, personalizado e disponibilizado para a participação de todas as unidades acadêmicas e administrativas.

 

>> Acesse aqui o Relatório de Autoavaliação Institucional

 

Elaborado pelo Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), o documento reúne informações e análises sobre as principais ações e projetos executados pela Universidade naquele ano, com propostas de melhorias para a instituição. O intuito é que esse diagnóstico possa subsidiar reflexões e debates que contribuam nas tomadas de decisão por parte da gestão da UnB.

 

O relatório consolida o ciclo avaliativo da Universidade de 2017 a 2019. Além de informações coletadas pelo Grupo Técnico de Avaliação (GTA) – equipe multidisciplinar composta por representantes de unidades administrativas da Universidade –, incluem-se à compilação dados obtidos durante a Consulta à Comunidade Acadêmica nos meses de novembro e dezembro de 2019. Trata-se do principal instrumento de autoavaliação da instituição.

 

RESULTADOS – Um destaque do relatório é o dado que mostra que todas as ações de melhoria indicadas pela CPA nos anos anteriores foram implementadas em todos os eixos.

 

No eixo Planejamento e Avaliação Institucional, uma das demandas era ampliar o número de respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica em todos os segmentos universitários. “Em 2019, o total de respondentes discentes da Consulta foi duas vezes maior que o de 2018. Esse aumento foi resultado de uma estratégia para inclusão do formulário para preenchimento no MatriculaWeb e da divulgação nos Seminários AvaliaUnB”, detalha o texto do documento.

 

O relatório demonstra esse movimento crescente, com acréscimo de 143% no quantitativo de estudantes respondentes em relação a 2018. “O número total de respondentes em 2019 foi 4.158 discentes, 790 docentes e 775 técnicos administrativos, totalizando 5.723 respostas”, comemora a presidente da CPA, Cláudia Griboski.

 

>> Avalie a UnB na Consulta à Comunidade Acadêmica

 

Já no eixo Desenvolvimento Institucional, o documento aponta como uma das sugestões de melhoria “maior integração entre as modalidades presencial e a distância para oferta dos cursos, visando à formação docente para o uso de tecnologias que favoreçam a prática pedagógica". Para Cláudia Griboski, a solução para esta questão foi importante para o contexto de pandemia que vem sendo enfrentado em 2020.

Presidente da CPA, Cláudia Griboski enfatiza crescimento no número de respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

“O Cead [Centro de Educação a Distância] e o DEG [Decanato de Ensino de Graduação], em conjunto com outras unidades administrativas e acadêmicas, criaram o Programa Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), que potencializa ações inovadoras dos docentes da Universidade nas práticas de ensino. Ação importante para que nesse ano de 2020, com a situação da pandemia, tantas dificuldades fossem superadas”, afirma.

 

Uma informação relevante no eixo de Políticas Acadêmicas é sobre a inclusão de ações de extensão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. “O DEG e o DEX [Decanato de Extensão] realizaram, no segundo semestre de 2019, uma consulta às unidades acadêmicas e produziram um anteprojeto de minuta de resolução que estabelecia as formas de creditação da Extensão na UnB”, conta a presidente da CPA.

 

MAIS SERVIÇOS – Em 2019, a Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI/DPO), em parceria com a CPA, lançou serviços que fortalecem a base de informações da Universidade.

 

Um deles é o site AvaliaçãoUnB, que reúne dados dos principais instrumentos que avaliam a instituição. “Nesse espaço, a comunidade tem acesso a informações sobre autoavaliação, rankings e classificações nacionais e internacionais, relatórios com perfil dos acadêmicos e outros instrumentos de avaliação”, detalha o diretor da DAI, Guilherme Vianna.

 

O novo site reúne, em único espaço, informações que, segundo o gestor, "estavam dispersas, com difícil acesso tanto para o público interno quanto para o externo”. Ele acrescenta que, assim, “fortalecemos a transparência da UnB e facilitamos o acesso a essas informações”.

 

É possível encontrar no site dois novos produtos: a Pesquisa de Egressos da Pós-Graduação e o Perfil dos Estudantes da Pós-Graduação.  Os instrumentos já possuíam versão para o público da graduação, e agora foram ampliados para atender a pós-graduação.

 

“Esses dois produtos nos fornecem um retrato da pós-graduação. A Pesquisa de Egressos mostra, por exemplo, em quais profissões o egresso está atuando, qual tipo de vínculo. Já o Perfil dos Estudantes revela qual é o público de cada curso. São ferramentas interessantes para auxiliar os gestores na tomada de decisão”, elucida Vianna.

 

No site, o usuário também pode acessar os instrumentos utilizados pelo MEC no processo de avaliação externa da UnB, bem como os instrumentos de avaliação interna. Outro recurso do canal é o acesso facilitado a documentos estratégicos da instituição, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os relatórios de Gestão e a Revista Estude na UnB – um catálogo digital com informações dos cursos de graduação.

 

Leia também:

>> Equipe da UnB representa o Brasil na Cybathlon 2020

>> UnB homenageia servidores Prata e Ouro da Casa

>> Consuni aprova estado de mobilização permanente

>> Servidora do Instituto de Letras, Lucinéia Gonçalves recebe título de Mérito Universitário

>> Reitora da UFRJ visita espaço de inteligência de combate à covid-19

>> Pesquisa da Sociologia analisa condições do ensino remoto emergencial em escolas do DF

>> Cepe inicia discussão sobre próximos semestres letivos da Universidade de Brasília

>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

>> Em disciplina integrada à pesquisa contra covid-19, estudantes monitoram casos da doença no DF

>> SIGAA chega em breve para a pós-graduação lato sensu

>> Premiação destaca melhores dissertações e teses da UnB

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> A teoria vivida: antropóloga Mariza Peirano torna-se professora emérita da UnB

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.