O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou, em reunião na última sexta-feira (6), estado permanente de mobilização, no aguardo da nomeação da reitora Márcia Abrahão para mais um mandato. A gestora venceu, em agosto, a consulta informal à comunidade acadêmica e encabeçou a lista tríplice constituída pelo Consuni e enviada ao Ministério da Educação em setembro. No colegiado, ela recebeu 96% dos votos. A expectativa é que a nomeação ocorra até 21 de novembro, quando se encerra o primeiro mandato da reitora.
>> Relembre: Consuni aprova lista tríplice para a próxima gestão da UnB
A proposta de mobilização permanente partiu do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães e teve apoio de outras três entidades: Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e Associação dos Pós-Graduandos da UnB (APG). Também foi aprovada por aclamação no Consuni.
Com o estado permanente de mobilização, toda a estrutura da Universidade está formalmente mobilizada, por determinação do colegiado máximo da instituição. Na prática, isso significa mais atenção e agilidade para agir diante de medidas relacionadas à nomeação. "A ideia é estarmos com o máximo de atenção para que tenhamos resposta rápida a qualquer ato relacionado à Universidade, para que tomemos as eventuais medidas políticas e jurídicas cabíveis", detalhou o professor Alexandre Bernardino, representante da ADUnB.
"O estado permanente de mobilização busca garantir que a nossa escolha seja respeitada. O governo deixou de nomear o primeiro colocado da lista tríplice em 38% das indicações feitas por universidades até agora. Precisamos garantir que isso não aconteça aqui", frisou a estudante Cintia Isla, coordenadora-geral do DCE. Com a aprovação, os canais institucionais da Universidade (portal, UnBTV e redes sociais) passam também a se engajar na mobilização.
A reitora esclareceu que o processo está correndo de maneira tranquila, dentro da normalidade. Ela aproveitou para agradecer o apoio recebido de autoridades de fora da UnB.
"Recebemos o apoio integral da bancada do DF no Congresso; de todos os 24 deputados distritais; do governador Ibaneis Rocha; da vice-líder do governo na Câmara, deputada Greyce Elias; e da deputada federal pelo Paraná Luisa Canziani, muito ligada ao tema da educação. Quero agradecer a todos publicamente por acreditarem no trabalho da UnB", ressaltou.
FUNAPE – Na reunião, os conselheiros aprovaram a autorização para que a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) continue atuando em projetos junto à Universidade. A apreciação do tema foi feita depois do parecer de uma comissão que analisou a prestação de contas da Funape feita à Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), vinculada ao Consuni. Na avaliação, a comissão, presidida pelo diretor do Instituto de Geociências, José Eloi Campos, destacou o expressivo aumento nos recursos captados pela Funape e ausência de reclamações de coordenadores de projetos sobre o trabalho da fundação.
"A Funape tem conseguido ampliar a arrecadação por meio de projetos de pesquisa. Acho a concorrência dela com a Finatec [Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos] extremamente salutar para a Universidade", mencionou a reitora Márcia Abrahão. "Também não há dúvidas sobre a credibilidade do trabalho da Capro e de seus membros", acrescentou.
O Consuni aprovou, ainda, a homologação de novas indicações de membros para o Conselho Comunitário da UnB: Adriano Borges Alves e Vanessa Negrini, como membros titular e suplente, respectivamente, na condição de representantes da Central de Movimentos Populares; e Leandro Cruz Fróes da Silva e Tiago Cortinaz da Silva, como membros titular e suplente, respectivamente, representantes da Secretaria de Estado de Educação do DF.
Foram aprovadas também as outorgas de título de Doutor Honoris Causa ao docente Randy Wayne Schekman; de Mérito Universitário aos servidores Armando Braga e David Pereira de Castro; e de Professor Emérito ao docente Gustavo Lins Ribeiro.
Confira a íntegra da 474ª reunião do Conselho Universitário (Consuni):
Leia também:
>> Servidora do Instituto de Letras, Lucinéia Gonçalves recebe título de Mérito Universitário
>> Reitora da UFRJ visita espaço de inteligência de combate à covid-19
>> Pesquisa da Sociologia analisa condições do ensino remoto emergencial em escolas do DF
>> Cepe inicia discussão sobre próximos semestres letivos da Universidade de Brasília
>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt
>> Em disciplina integrada à pesquisa contra covid-19, estudantes monitoram casos da doença no DF
>> UnB lança edital para ingresso por meio do Enem
>> SIGAA chega em breve para a pós-graduação lato sensu
>> Premiação destaca melhores dissertações e teses da UnB
>> Técnicos e docentes trabalham juntos para o sucesso da UnB em tempos de pandemia
>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados
>> A teoria vivida: antropóloga Mariza Peirano torna-se professora emérita da UnB
>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus