GESTÃO

Alocação de mais orçamento, contudo, dependerá de avaliação dos projetos de pesquisa. Agência deve financiar bolsas de pós-graduação

Gestores da UnB e do GDF reuniram-se em busca de melhorias no fomento à pesquisa no Distrito Federal. Imagem: Reprodução

 

A reitora Márcia Abrahão esteve reunida, nesta terça-feira (16), com os secretários de Economia, André Clemente Lara, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, para falar sobre o orçamento de fomento à pesquisa no Distrito Federal. A reunião foi motivada pela redução do orçamento da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) em 2021.

"Sabemos de todas as dificuldades e o quanto a crise impacta nos nossos orçamentos. Mas, desde o início da pandemia, ficou claro que saíram na frente os países nos quais havia investimento perene na pesquisa", argumentou a gestora, ao pedir a recomposição do orçamento. Márcia já havia levado o pleito ao presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente.

O secretário de Economia, que defende a não vinculação de receitas a destinos pré-estabelecidos, nos mesmos moldes do governo federal, manifestou interesse em buscar mais recursos para projetos que "tragam retornos concretos à sociedade". "Um Estado mais moderno tem mais recursos também para a pesquisa. Vamos construir algo juntos, talvez um mix entre coisas de resultado mais breve e outras mais a longo prazo", disse.

A reitora defendeu recursos para a pesquisa básica, lembrando que nem sempre os resultados de estudos com esse foco são imediatos. "Mas nem por isso são pesquisas menos importantes, pelo contrário. Há algum tempo, recebemos um pesquisador na UnB que estudou por duas décadas uma proteína presente em nossas células. Mais tarde, isso serviu de base para a criação de um moderno medicamento contra o câncer", exemplificou. Ela se referia ao cientista Aaron Ciechanover, premiado com o Nobel de Química, que esteve na UnB para uma palestra em 2017.

APOIO – A decana de Pesquisa e Inovação em exercício, Cláudia Amorim, reforçou a importância da FAP para a infraestrutura de pesquisa do DF. "Nossos pesquisadores se beneficiam muito dos editais para comprar equipamentos ou mesmo viabilizar a manutenção dessas máquinas", pontuou, lembrando que a UnB já tem profícua interlocução com o setor produtivo por meio do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e do Parque Científico e Tecnológico (PCTec).

Outra prioridade apontada pela UnB foi em relação às bolsas de pós-graduação. "Gostaria de sensibilizá-los quanto à importância da formação de quadros. Não é para um projeto específico, mas para este grande projeto de financiamento da pós-graduação", disse o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó.

O secretário Gilvan Máximo se comprometeu a destinar recursos para as bolsas. "Ainda não bati o martelo com o presidente da FAP-DF, mas havia recursos previstos para essa finalidade. Temos total interesse em apoiar mestrandos, doutorandos e outros especialistas", afirmou. Ele ficará como interlocutor pelo GDF. Na UnB, o contato para as próximas tratativas será feito pela professora Cláudia.

 

 

Leia também:

>> Iniciativa de egressas da UnB é selecionada para programa de aceleração de startups

>> Edital para ingresso na UnB por meio do Enem está disponível

>> Boletim Coes volta reformulado e traz as últimas atualizações da pandemia no DF e no Brasil

>> Cientistas mulheres fazem a diferença na pandemia

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> Convidada em conferência do Mês da Reflexão, Débora Diniz defende ciência feminista

>> Consuni indefere processos estudantes expulsos por fraudes nas cotas

>> Observatório da UnB projeta cenários sobre crise da saúde no DF em decorrência da pandemia

>> Em mesa-redonda, gestoras apresentam estruturas de combate ao assédio na UnB

>> Pesquisa avalia impacto psicossocial do isolamento na comunidade acadêmica

>> UnB está entre as melhores dos países emergentes

>> Especialistas da UnB comentam colapso da saúde no DF em meio à pandemia

>> Mesa-redonda sobre diversidade abre o 2º Seminário Mulheres na Ciência

>> Mais do que celebrar, um dia para fazer a diferença

>> DPG lança editais de auxílio financeiro a estudantes dos programas de pós-graduação

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.