EXTENSÃO

Criada em 2018, iniciativa já apresentou mais de 500 projetos da Universidade para a população do Distrito Federal

Professores Alexandre Pilati (DEX), Caroline Gomide (FUP) e Reinaldo Miranda Filho (FUP) participaram do UnB Perto de Você ao lado da reitora Márcia Abrahão. Imagem: Reprodução

Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, estudantes e a comunidade em geral puderam conhecer um pouco sobre a Faculdade UnB Planaltina (FUP). O evento UnB Perto de Você apresentou os principais projetos desenvolvidos e fez um tour virtual pelo campus. A atividade foi transmitida pelo canal da Extensão no YouTube, na quarta-feira (13).

“Essa iniciativa aproxima a UnB da sociedade. Mesmo de forma remota, estamos aqui para fazer ensino, pesquisa e extensão. A FUP é um exemplo de como se faz isso em sua plenitude”, disse a reitora Márcia Abrahão, durante a abertura do evento.

Mediada pela coordenadora de extensão da FUP, Carolina Gomide, a mesa teve participação da reitora, do diretor técnico de Extensão, Alexandre Pilati, e do diretor da FUP, Reinaldo Miranda Filho.

Pilati traçou um histórico da atividade, que teve a sua primeira edição em 2018. “Foram mais de 500 projetos ao longo dos anos. Tivemos encontros no Parque da Cidade, na Praça Zumbi dos Palmares e em Planaltina”, contou.

O diretor da FUP, Reinaldo Miranda Filho, apresentou os seis programas de pós-graduação, os números sobre o campus Planaltina e a relação com territórios vizinhos ao Distrito Federal. “Temos 38 municípios sob influência direta da FUP. Precisamos estar cada vez mais próximos para que a comunidade conheça a universidade pública em seu cotidiano”, disse.

O professor afirmou que a Universidade é um espaço de produção de conhecimento e deve ser ocupada por todos, para promover debates e troca de ideias. “A partir do conhecimento, nós estamos no lugar mais apropriado para o debate, para a contradição, para que possamos ter ideias e pensamentos diversos e, com muito respeito, chegarmos a algo que seja universal.”

Assista ao evento completo: