PARTICIPE

Evento promovido pela CPA terá convidados do Inep e debaterá alternativas para realização do processo de forma remota

O Fórum é um espaço de informação e diálogo entre a CPA e os segmentos universitários. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

O Fórum de Avaliação é um evento tradicional da Universidade de Brasília para debater temas relacionados à avaliação institucional. A oitava edição acontecerá on-line na próxima terça-feira (5), com transmissão pelo canal da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no YouTube.

Desta vez, além de discutir o processo de avaliação dos cursos de graduação da UnB, o objetivo é pensar como ele ocorrerá de forma remota, por conta da pandemia de covid-19. Também serão abordados os indicadores de trajetória, que ajudam a CPA, comissão que coordena os processos de avaliação interna da UnB, a entender o cenário de evasão universitária.

O evento terá a contribuição de dois convidados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): o diretor de Avaliação da Educação Superior, Luís Filipe de Miranda Grochocki, e o diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar. Na oportunidade, os presentes poderão dialogar e tirar dúvidas sobre o assunto, o que ajudará na construção de políticas internas de melhoria de resultados e desempenho dos alunos de graduação.

O Fórum, promovido pela CPA e pelo Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), é uma ferramenta de transparência para informar e discutir como ocorrem os procedimentos relacionados à avaliação institucional da UnB e o papel dos índices de avaliação envolvidos.

“A temática deste ano afeta diretamente a avaliação dos cursos de graduação, uma das principais atividades-fim da Universidade, e busca explicitar para a comunidade acadêmica como a UnB é avaliada, como são construídas estratégias de melhoria e o papel de cada agente – docentes, coordenadores, unidades acadêmicas, decanatos e administração central”, ressalta Andrea Cabello, presidente da CPA. “Acreditamos que é de interesse de todos a participação, pois discutiremos estratégia de melhoria de nossos cursos”, completa.

Os processos de autoavaliação, indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), e avaliações externas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também integram a pauta do Fórum.

TEMÁTICA – Cada edição do evento tem um foco. As anteriores versaram sobre acessibilidade e inclusão no ensino remoto emergencial. A escolha do tema é feita pelos membros da CPA, a partir de questões que necessitam de maior atenção da comunidade acadêmica, observadas, ao longo do ano anterior, na elaboração do Relatório de Autoavaliação da UnB.

Em 2020, os processos de avaliação in loco foram interrompidos devido à pandemia e o Inep anunciou modificações. Por este motivo, a CPA foi questionada pelas unidades acadêmicas sobre como o novo formato ocorreria. Andrea Cabello acredita que a pandemia também trouxe desafios em relação à desistência e à evasão em cursos de instituições de ensino superior. “Por isso achamos pertinente fazer uma edição com membros externos, para escutarmos outras visões e melhorarmos nossos processos de avaliação a partir de novas informações”, conta.

ATUAÇÃO DA CPA – A Comissão Própria de Avaliação da UnB tem uma composição diversificada de membros por campi e segmentos universitários – docentes, discentes e técnicos administrativos.

Este ano, a comissão foi reestruturada pela resolução nº 0049 do Conselho Universitário (Consuni). Antes, era composta por 17 membros. Agora, possui uma equipe menor, com dez representantes de toda a comunidade acadêmica, opção que visou a melhor organização dos processos, a garantia de quórum em suas atividades e o alcance de melhores resultados.

Por meio do Programa AvaliaUnB, as unidades acadêmicas são visitadas pela CPA conforme o calendário do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O intuito é expor e discutir com a comunidade acadêmica os resultados da avaliação dos cursos de cada unidade, estimular a adaptação dos resultados e a tomada de decisões, “para que sejam desenvolvidas, de forma conjunta, estratégias de melhoria de cursos que permitam que a UnB alcance a excelência institucional de forma global”, esclarece Andrea Cabello.

Para se aproximar da comunidade interna, o Programa AvaliaUnB conta com o apoio dos instrumentos de Consulta à Comunidade Acadêmica – pelo qual estudantes, docentes e técnicos têm a oportunidade de opinar sobre a instituição em diversos quesitos –, o Fórum de Avaliação da UnB e o Boletim da CPA – informativo quadrimestral que atualiza sobre assuntos relacionados à avaliação institucional e às ações da CPA.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.