NARRATIVAS DE AFETO

Conduzida por docentes do Ceam, iniciativa resulta em material que acaba de ser lançado, na Semana Universitária

 

No evento virtual desta segunda-feira (27), foram apresentados os produtos do projeto Histórias Cruzadas: a universidade e a cidade, que faz parte da celebração aos 60 anos da UnB e de Brasília. Imagem: Reprodução

 

A Universidade de Brasília é uma das maiores e mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. Por essa razão, muitos podem enxergá-la como um grande espectro – uma entidade inanimada. No entanto, a Universidade é feita por milhares de pessoas, de diferentes origens e classes sociais, responsáveis por fazê-la acontecer. O projeto Histórias Cruzadas: a universidade e a cidade, desenvolvido pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, busca apresentar ao público a saga de algumas delas, cujas histórias se confundem com a da própria UnB e a da cidade de Brasília, fundada em 1960, dois anos antes da instituição.

O livro digital que reúne as histórias foi lançado nesta segunda-feira (27), como parte das atividades da Semana Universitária. "É um projeto do Ceam em resposta ao edital do programa UnB nos 60 anos de Brasília. Nesse projeto, propusemo-nos a recontar e relembrar histórias de personalidades cujas experiências vividas na Universidade apontam para cruzamentos entre suas próprias histórias de vida, as da cidade e também do país", explica a diretora do Ceam, Viviane Resende.

A gestora relata que as sugestões de homenageados foram levantadas dos núcleos temáticos e programas de pós-graduação do Ceam. “A partir disso, recebemos indicações principalmente de docentes, que depois foram complementadas com técnicos, estudantes e profissionais terceirizados que trabalham ou trabalharam na Universidade de Brasília e que fizeram aqui um pouco da sua história", detalha.

A preocupação da equipe do projeto, além de retratar narrativas de pessoas das diferentes esferas de atuação na instituição, foi contemplar a pluralidade da UnB. "Com a incorporação dessas diferentes categorias – estudantes, técnicos, terceirizados, docentes – nas personalidades homenageadas no projeto, a gente buscou contemplar a diversidade de histórias da nossa instituição e, também, a diversidade racial, geracional e de gênero da nossa comunidade", afirma a docente.

"Assim, o projeto oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de olhar para si mesma e para a história da Universidade, e sua interlocução com a história da cidade, de uma forma afetiva", completa Viviane. Ela explica que um dos focos da iniciativa é mostrar a UnB para além do contexto acadêmico: "Não são histórias que estão no Currículo Lattes, são histórias muito mais do afeto e da vida vivida, das experiências pessoais e dos movimentos de migração no país, para a constituição dessa que é a nossa cidade e a nossa Universidade. Então, a gente consegue construí-las em um campo de afetividade que nem sempre é o foco central quando a gente pensa nos estudos e nas comunidades acadêmicas".

VISIBILIDADE ÀS NARRATIVAS – O projeto entrega dois frutos. O primeiro é o e-book com histórias dos homenageados, disponibilizado provisoriamente neste site e que será acrescido ao Repositório de Memória do Ceam posteriormente. Os textos do livro foram elaborados durante oficinas de Escrita Criativa com a comunidade acadêmica, realizadas em um curso de extensão on-line, por conta do contexto pandêmico, em outubro e novembro de 2020. A atividade foi ministrada pela professora Ana Vieira, especialista na área.

“Essa pluralidade de vozes e reconhecimento de que cada vida e cada percurso tem a sua importância e a conjunção dessas várias pessoas, histórias e enfoques é o que constrói realmente a história de uma instituição, cidade e nossa própria história”, observou, Ana Vieira durante o evento da Semana Universitária.

Participantes anunciaram que conteúdo do e-book e os outros produtos da iniciativa devem ser inseridos no Repositório de Memória do Ceam. Imagem: Reprodução

 

"Nessas oficinas, lemos relatos de pessoas que nos contaram sobre essas personalidades e, também, tínhamos notícias de jornal, fotografias, as próprias informações curriculares apontando como essas informações mais profissionais cruzam com a biografia íntima de cada pessoa", resume Viviane Resende.

A publicação traz a história de 24 personalidades contadas em textos curtos, biográficos e de caráter literário. Entre elas estão os professores eméritos Aldo Paviani e Rita Segato, a mestre em Desenvolvimento Sustentável e ativista indígena Célia Xakriabá, o livreiro Chiquinho, o assistente em administração da Diretoria da Diversidade (DIV) Magno Assis e o estudante Bruno de Paiva. O e-book também está disponível em formato oral, com gravações dos textos, lidos pelas próprias autoras e autores. Cada material de narração está hospedado na respectiva página do livro digital.

Também está em produção um minidocumentário, que teve uma edição prévia exibida durante a cerimônia de lançamento (vídeo ao final). Parentes e amigos dos homenageados foram convidados a falar sobre eles. "O documentário será composto, principalmente, por vídeos que nos foram enviados por pessoas indicadas a falar sobre essas personalidades e que têm histórias com elas. São suas amigas e, em alguns casos, parentes. Em vídeos curtos, elas deixaram relatos sobre esses personagens da história da UnB e sobre o merecimento da homenagem prestada pela Universidade", conta a diretora do Ceam.

Durante a cerimônia de lançamento, nesta segunda-feira (27), a coordenadora do projeto, Leides Moura, lembrou que os desafios trazidos pela pandemia da covid-19 demandaram ajustes metodológicos para viabilizar a homenagem. “Foi possível realizar tudo dentro de uma temporalidade um pouco diferente da que planejamos no início, mas com grande colaboração”, lembra.

Vinte e quatro nomes foram escolhidos na homenagem. Na foto, captura de tela de trecho do minidocumentário. Imagem: Reprodução

 

A docente dirigiu agradecimentos aos autores dos materiais desenvolvidos, além dos amigos e familiares das personalidades homenageadas, que contribuíram com depoimentos sobre vida, carreira e trabalho. “O projeto mexe com cada um de nós, mexeu com os nossos estudantes, técnicos administrativos e professores”, lembrou Leides. “Nossa gratidão pela participação de todos, visiveis ou invisiveis no projeto.”

O estudante de Ciência Política da UnB Daniel da Silva participou da composição dos produtos. Um ponto alto, para o jovem, foi poder cooperar com pessoas de realidades sociais distintas. O projeto também oportunizou com que ele tocasse um lado mais sensível de sua escrita. “Quando reli o texto que eu escrevi para a [professora e documentarista] Edileuza Penha, fiquei até surpreso que eu poderia escrever algo assim”, revelou o estudante.

SEMANA UNIVERSITÁRIA – A 21ª edição da Semana Universitária da UnB ainda está no início. A programação com mais de 1.500 atividades se estende até 1º de outubro com uma grade inteiramente virtual. Os temas englobam as mais diversas áreas, indo por exemplo, desde saúde mental a tutoriais de geoprocessamento. Já há milhares de inscritos nas atividades, que continuam recebendo adesões.

O evento focado na extensão universitária tem como tema o centenário de Paulo Freire. As atividades são transmitidas abertamente, mas os estudantes precisam fazer uma inscrição prévia no evento para que tenham a presença computada. Para acompanhar, acesse os canais de YouTube: Extensão UnB, Semana UnB Sala 01, Semana UnB Sala 02, Semana UnB Sala 03 e Semana UnB Sala 04, além do canal da UnBTV.

>> Assista à íntegra de lançamento do livro Histórias Cruzadas: a universidade e a cidade

 

 

*com colaboração do estagiário em Jornalismo da Secom/UnB Mateus Salomão

 

Leia também:

>> UnB reforça compromisso em garantir acessibilidade para pessoas com deficiência

>> Haddad traz mensagem de esperança na abertura da Semana Universitária

>> Ato político marca o início da 21ª Semana Universitária

>> Evento na Semana Universitária impulsiona debate sobre reconhecimento das mulheres na ciência

>> Cuidados com saúde mental ganham destaque na Semana Universitária

>> UnB estimula jogos e arte em competições on-line

>> Egresso da UnB ganha bolsa integral de duas das melhores universidades do mundo

>> Saúde mental para todos o ano inteiro

>> Docentes e técnicos são capacitados em novos sistemas de projetos

>> Pesquisa sistematizará as necessidades dos usuários das bibliotecas da UnB

>> Três oportunidades abertas para ingresso no 2º/2020

>> Cepe estabelece regulamento geral de estágio de graduação

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.