REPRESENTATIVIDADE

Objetivo da ação, nesta terça (28), é incentivar criação de política para dar visibilidade às docentes, técnicas e discentes da UnB na pesquisa e na extensão

O debate, que acontece durante a Semana Universitária, será liderado pela professora Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação. Arte: DEX/UnB

 

O Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e o Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília se juntam na Semana Universitária 2021 para promover um debate aprofundado sobre o reconhecimento de mulheres na ciência. A atividade será realizada on-line nesta terça-feira (28), das 14h30 às 18h, e terá a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, à frente da programação. A transmissão ocorrerá pelo canal Extensão UnB, no YouTube.

 

>> Confira a programação da Semana Universitária 2021

 

O objetivo é impulsionar a discussão já existente na UnB para criar uma política que garanta às docentes, técnicas e estudantes da instituição envolvidas em projetos de pesquisa e extensão o devido crédito e incentivo por seu trabalho, além de estimulá-las a continuar produzindo conhecimento com o justo apoio que necessitam. “Este é o primeiro passo, de uma série de ações que estamos pensando, para debater, de forma ampla, colaborativa e inclusiva questões sobre a atuação profissional das mulheres”, afirma Maria Emília Walter.

Maria Emília Walter ressalta a importância de ter referências femininas em cargos de liderança nos diferentes espaços. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

VALORIZAÇÃO DELAS – A decana ocupou cargos de gestão durante a maior parte de sua carreira – no antigo Centro de Informática (CPD), atualmente Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no Departamento de Ciência da Computação (CIC) e no Instituto de Ciências Exatas (IE). Para ela, é importante que as jovens estudantes vejam outras mulheres em posições de liderança.

 

“Acredito que temos, como mulheres, muito a contribuir em cargos de gestão, administrativos e de pesquisa, pois somos em geral muito dedicadas, detalhistas, e temos metas a atingir, que perseguimos com muita tenacidade e competência técnica”, frisa.

 

Na Universidade de Brasília, a produção científica em diversas temáticas tem ganhado cada vez mais espaço de representação feminina. A exemplo, 53% das pesquisas da instituição relacionadas ao combate à covid-19 são lideradas por mulheres. Mesmo assim, Maria Emília Walter lamenta que o número de cientistas conhecidas, mesmo no meio acadêmico da UnB e do Brasil afora, ainda é muito pequeno se comparado ao dos homens.

 

Ela reforça, ainda, que a permanência de mulheres nas universidades e a conquista de espaço por elas não dependem somente de ambição, mas da colaboração das instituições em que estão inseridas. “Não basta apenas ter vontade. É necessário ter as condições mínimas para alcançar esses objetivos, condições que a universidade precisa desenvolver”, avalia.

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Cuidados com saúde mental ganham destaque na Semana Universitária

>> UnB estimula jogos e arte em competições on-line

>> Egresso da UnB ganha bolsa integral de duas das melhores universidades do mundo

>> Saúde mental para todos o ano inteiro

>> Docentes e técnicos são capacitados em novos sistemas de projetos

>> Pesquisa sistematizará as necessidades dos usuários das bibliotecas da UnB

>> Três oportunidades abertas para ingresso no 2º/2020

>> Cepe estabelece regulamento geral de estágio de graduação

>> Prazo de inscrição para interessados na moradia funcional vai até 24 de setembro

>> Comissão atualizará Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro

>> Seis teses desenvolvidas na UnB levam Prêmio Capes de Tese 2021

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.