A Universidade de Brasília constituiu, por ato da Reitoria, comissão para construir uma proposta de atualização do Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro. A primeira ação da comissão será preparar um edital para convocação de estudos técnico-científicos que subsidiem a proposta. Ainda sem data, a chamada será lançada pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI). A comissão reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira (14), em encontro on-line.
“Vamos priorizar o processo participativo e democrático com consultas à comunidade da UnB. Acreditamos que esse será um legado que esta administração deixará para a Universidade”, disse o presidente da Comissão, Benny Schvarsberg, assessor para assuntos estratégicos da Reitoria. Schvarsberg ressaltou que dividirá com a equipe do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer da Secretaria de Infraestrutura (Ceplan/Infra/UnB) a coordenação dos trabalhos da comissão.
Para auxiliar o trabalho do grupo, o diretor do Ceplan/Infra/UnB, Bruno Guimarães, apresentou um resgate histórico de documentos e estudos elaborados nas últimas décadas. “Ressalto a importância da participação de toda a comunidade na construção da proposta. Os usuários precisam ter o sentimento de integração com o espaço que experimentam”, afirmou o gestor.
O grupo é composto por 11 professores de diferentes departamentos, dois professores eméritos, pelo secretário de Meio Ambiente (Sema/UnB), Pedro Zuchi, e pelo diretor do Ceplan/Infra/UnB. A proposta servirá como instrumento de planejamento e gestão territorial, arquitetônica, urbanística e paisagística do campus. A comissão tem um ano para entregar o documento.
DEBATE – O professor emérito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB) José Carlos Córdova Coutinho relembrou a primeira experiência com estruturas pré-moldadas no Brasil, executada na Colina por João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé. “É um feito de importância nacional e faz parte da história da arquitetura brasileira.” Coutinho ressaltou ainda a responsabilidade da comissão. “Os prédios, como o Dois Candangos e o Minhocão, contam a história de violência e invasões que a UnB sofreu durante a ditadura. O campus Darcy Ribeiro é um patrimônio histórico do país”, disse.
A desarticulação e o isolamento entre as edificações do campus, como os prédios da Faculdade de Direito e da Faculdade de Tecnologia, foram temas do debate. O professor emérito da FAU/UnB Frederico Holanda disse que é preciso conectar esses espaços para que se tornem melhores, principalmente aos pedestres.
Os integrantes da comissão levantaram questões sensíveis para o campus, como paisagismo, a gestão de águas pluviais, a mobilidade, a ecologia, a ocupação do solo e a sustentabilidade. “A expectativa é que as ideias sejam contempladas nos estudos temáticos do edital”, detalhou o presidente da Comissão.
Leia também:
>> Seis teses desenvolvidas na UnB levam Prêmio Capes de Tese 2021
>> Daces oferece apoio a estudantes para aquisição de recursos de tecnologia assistiva
>> Morre professora emérita Lourdes Bandeira aos 72 anos
>> Nova ferramenta digital facilita emissão de GRU na UnB
>> Simulado prepara servidores para lidar com notificações de covid-19 na prática
>> Consuni aprova mudanças na atuação do Conselho Diretor
>> Restaurante Universitário reabre para estudantes da CEU
>> Atletas olímpicos que treinam na UnB se destacam nos Jogos de Tóquio
>> Destaque em estudos sobre o Cerrado, Programa de Pós-Graduação em Ecologia completa 45 anos
>> Universidades brasileiras caem no ranking Times Higher Education
>> CAD estabelece novos critérios para ocupação de moradias
>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade
>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus