RETOMADA

Promovida pela Coavs (Dasu/DAC), atividade testou a capacidade dos membros da unidade diante de um surto

A Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (Coavs/Dasu/DAC) é responsável por receber notificações de casos de covid-19 na comunidade universitária. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Um exercício simulado para a prevenção e o controle de surtos de covid-19 foi realizado no mês de agosto pela Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (Coavs/Dasu/DAC). De modo virtual, a atividade teve por objetivo avaliar a preparação e os mecanismos de resposta da unidade referentes às ameaças que envolvem a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB). No total, 25 pessoas participaram.

‘‘A aplicação dos simulados é uma ação fundamental para que a unidade consiga fazer a transição, da teoria para a prática, dos serviços sem estar em cenário de emergência. Nossa ideia é ajudar os colaboradores da coordenação a exercitarem as funções de um ambiente de crise para que, em um cenário real, as ações já estejam mais planejadas e articuladas’’, comenta o coordenador geral da Coavs, Jonas Brant.

>> Relembre: como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

Usando um conjunto de estratégias de avaliação, o simulado de mesa teve como foco simular a atuação da Coavs frente à elaboração de um relatório de surto do novo coronavírus. Sempre que eventos relacionados a possíveis epidemias dentro da comunidade acadêmica são investigados, é necessário produzir um relatório com todas as informações dos procedimentos realizados pela equipe (foco principal do exercício em questão).

Esta é a primeira vez que um simulado desta natureza acontece na unidade. Com todos os participantes atuando remotamente de suas mesas de trabalho, o exercício teve início quando três funcionários da Biblioteca Central (BCE) da UnB desenvolveram infecção pela covid-19 e 18 pessoas, incluindo estudantes, equipe de limpeza e demais colaboradores tiveram contato com os contaminados. O simulado teve a duração de duas horas.

‘‘Eu nunca tinha participado desse tipo de atividade. Então, essa foi uma experiência nova para mim, porque pareceu que a gente estava vivendo a situação de modo real. Por ter sido o primeiro simulado da Coavs, eu achei as questões bem elaboradas e o propósito, interessante. Eu gostei bastante de participar’’, relata a participante e enfermeira da Coavs, Claudete Olivo.

Vale ressaltar que, nesse tipo de atividade, os participantes não são solicitados a realizar tarefas reais para responder aos eventos, mas sim explicá-las com base em suas habilidades pessoais e seus conhecimento acerca do documento Notificação de Casos e Contatos de Covid-19 - (As Is) da Universidade de Brasília. O cenário montado envolveu questões que foram desde o desdobramento de uma equipe de investigação até a declaração do fim do caso.


SIMULADO – O exercício de simulado é uma forma de treinamento, monitoramento ou avaliação da capacidade dos colaboradores de uma organização diante de uma descrição ou simulação de risco. A atividade deve preparar as equipes de resposta para desempenhar funções de acordo com o plano de contingência, além de familiarizá-las com as diretrizes operacionais e procedimentos padrão (POPs).

Dentre os tipos de simulação existentes há o exercício de mesa (TTX), promovido pela Coavs. Este é o simulado que tem como objetivo proporcionar uma discussão facilitada de uma situação de emergência, geralmente em um ambiente informal de baixo estresse, no qual os participantes são encarregados de rever e discutir a comunicação e as ações que tomariam em cenários ligados à saúde.

A UNIDADE – A Coordenação de Atenção em Saúde (Coavs) é vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu) e integra, assim, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília. O objetivo da unidade é promover ações de vigilância, coordenação e inteligência para riscos à saúde de forma oportuna nos diferentes campi da Universidade.

 

Leia também:

>> Consuni aprova mudanças na atuação do Conselho Diretor

>> Restaurante Universitário reabre para estudantes da CEU

>> Atletas olímpicos que treinam na UnB se destacam nos Jogos de Tóquio

>> Destaque em estudos sobre o Cerrado, Programa de Pós-Graduação em Ecologia completa 45 anos

>> Universidades brasileiras caem no ranking Times Higher Education

>> CAD estabelece novos critérios para ocupação de moradias

>> Cepe define que unidades acadêmicas comecem a planejar oferta de disciplinas com presencialidade

>> Centro Olímpico da UnB completa 50 anos

>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

>> UnB avança em ranking regional e ocupa a quinta posição entre as federais brasileiras

>> Referência no país, Hospital Universitário completa 49 anos

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave