INOVAÇÃO

Módulos Sigaa-Pesquisa e Sipac Projetos e Convênios aprimoram e dão mais transparência à gestão das pesquisas

Novos módulos do SIG facilitarão gestão de projetos de pesquisa da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Mais de 30 docentes e técnicos de diversas unidades acadêmicas da Universidade de Brasília participaram do curso de treinamento de dois novos módulos do Sistema Integrado de Gestão (SIG): o Sigaa-Pesquisa e o Sipac Projetos e Convênios.

Os projetos de pesquisa da UnB serão geridos por meio desses dois sistemas, com recursos que não existem no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), utilizado atualmente para a tramitação burocrática de todos os processos da Universidade.

A ideia é que todos os mais de 600 grupos de pesquisa existentes na UnB sejam cadastrados no Sigaa-Pesquisa e que os grandes convênios e projetos que necessitam de assinatura da Reitoria sejam geridos pelo Sipac Projetos e Convênios.

“É a primeira ação neste sentido, para que a gente possa capacitar professores e técnicos. Assim, teremos outra forma de enxergar os projetos da UnB. Isso é muito importante porque os projetos estavam muito pulverizados no SEI”, explica Caio Frederico e Silva, coordenador de Fomento, Disseminação e Internacionalização da Pesquisa e Inovação, da Diretoria de Pesquisa (Dirpe) do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI).

Uma das docentes que participou da capacitação, a professora da Faculdade UnB Gama (FGA) Rejane Figueiredo destacou a maior transparência que os dois sistemas possibilitam. “Foi muito importante ter essa iniciação nesses módulos do SIG para conhecer os diferentes formulários para criação de projeto. Enquanto membros da UnB, queremos dar transparência a todas as movimentações de projetos de pesquisa da UnB e o SIG vai proporcionar isso”, avalia a docente.

Apesar de reconhecer os desafios que o aprendizado de um novo sistema pode trazer, Rejane acredita que a dedicação compensa. “É um desafio grande no começo, mas quanto mais a gente puder minimizar esse esforço e mais transparência a gente proporcionar à UnB e à sociedade, melhor”, afirma.

Uma nova turma de formação para lidar com o Sigaa-Pesquisa e o Sipac Projetos e Convênios será oferecida durante a Semana Universitária (Semuni). As inscrições acontecem via Sigaa.