PLANO DE OBRAS

Entre grandes reformas, novas construções e retomada de serviços parados há anos, integrantes da CPInfra conferem o serviço realizado em seis edifícios

A Comissão Permanente de Infraestrutura visitou seis obras no campus Darcy Ribeiro. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A Comissão Permanente de Infraestrutura do Conselho de Administração (CAD) da UnB visitou seis obras no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte: o Teatro Helena Barcelos; o térreo do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS); a Biblioteca Central (BCE); a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV); o Laboratório de Geocronologia; e a nova edificação do Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB), prédio da antiga Fundação Universitária de Brasília (Fubra). As entregas para a comunidade estão previstas para ocorrer entre novembro de 2024 e julho de 2025. A visita ocorreu em 10 de outubro.

 

“Criamos a Comissão Permanente de Infraestrutura (CPInfra) com diferentes atribuições, entre elas, acompanhar as obras em andamento, aprovadas em nosso Plano de Obras pelo CAD. Fizemos mais de 100 obras e reformas nos últimos oito anos, acompanhadas de perto pela nossa comunidade, e sendo os novos prédios aprovados pelo CAD”, comenta a reitora Márcia Abrahão. A última vistoria da Comissão ocorreu há um ano.

 

Para o integrante da CPInfra e ex-diretor do Campus UnB Gama: Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia, anteriormente chamada de Faculdade UnB Gama (FGA), Sandro Haddad, a gestão avançou muito na melhoria da infraestrutura da Universidade de Brasília, apesar dos desafios orçamentários. “A oportunidade de visitar as obras muito necessárias que estão sendo executadas é importante para a gente ver a qualidade do trabalho, que é realizado com o acompanhamento constante da Secretaria de Infraestrutura (Infra/UnB).”

 

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, no próximo mês, o prédio do Centro de Desenvolvimento Sustentável, que vai abrigar também o Centro de Bioética e Humanidades, será inaugurado. “Neste edifício colocamos uma usina fotovoltaica para trazer mais sustentabilidade para o nosso campus”, comentou a reitora.

O Teatro Helena Barcelos foi um dos locais visitados. Clique para ampliar.  Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Também em novembro, está previsto para inaugurar o Teatro Helena Barcelos, do Instituto de Artes, após mais de uma década fechado. Estão em instalação o revestimento acústico, a iluminação e o ar-condicionado. O espaço ganhou palco e poltronas novas, além de reforma no camarim.

 

A BCE está passando por uma mega recuperação estrutural e impermeabilização da cobertura da edificação, cuja autoria é do arquiteto José Galbinski. A BCE é a maior biblioteca pública do DF e única biblioteca universitária aberta 24 horas. Recebe mais de 3 mil pessoas por dia e tem um acervo com mais de 1,5 milhão de itens. A obra, realizada com recursos doados pelos Emirados Árabes, está 80% executada, com previsão de conclusão em 26 de dezembro.

 

INAUGURADAS – Neste ano, a UnB inaugurou a Unidade da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário; o Instituto de Artes; o Centro de Biotecnologia Molecular; a Unidade de Laboratório de Ensino de Graduação da Faculdade de Medicina; a creche pública; obras de acessibilidade no Instituto Central de Ciências (ICC); e dos quiosques na Ala Sul do ICC, entre outras.

 

EM 2025 – Em fase de acabamento, a UAS do Parque Científico e Tecnológico da UnB (obra abandonada há mais de dez anos) deve ser inaugurada em janeiro de 2025. Para o mesmo período está prevista a entrega de outro prédio que também estava abandonado, o Laboratório de Geocronologia. 

 

“São obras pelas quais a Secretaria de Infraestrutura enfrentou muitos percalços com empresas que foram multadas, que abandonaram o serviço e tivemos que realizar novas licitações”, explicou o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias. “O Centro de Pesquisa em Primeira Infância, por exemplo, está com a obra parada, enquanto chamamos as outras empresas classificadas da lista.”

 

Para a docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e nova integrante da CPInfra Cláudia Amorim, o trabalho de retomada da execução de obras e a qualificação da infraestrutura dos campi é um grande legado para a UnB. “Isto só foi possível com muito planejamento e inúmeras ações de captação de recursos em diversas fontes. Fiquei muito impressionada, em especial, com as ações de melhoria da BCE, um grande patrimônio arquitetônico do campus Darcy Ribeiro, que está sendo brilhantemente recuperado para as próximas gerações”, acrescentou.

 

O edifício da FAV, localizado ao lado do Hospital Veterinário de pequeno porte (HVETinho), está com 30% da obra executada. É um dos prédios que recebeu recursos adicionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a sua conclusão. A previsão de entrega é no mês de julho de 2025. “O estacionamento está pronto. A FAV foi licitada em 2021, mas a empresa não deu continuidade à obra e a UnB buscou a empresa remanescente”, explicou o secretário de Infraestrutura. Parte das atividades da FAV sairá do ICC para o novo prédio.