PARTICIPE

Participações em workshops irão ajudar na criação de um Selo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para instituições de ensino superior

Encontros regionais serão realizados com universidades para a construção do Selo ODS. Instruções de acesso ao workshop desta segunda (26), voltado para o Centro-Oeste, serão enviadas aos inscritos antes do início. Imagem: Divulgação

Programa Estratégico UnB 2030 convida a comunidade acadêmica a participar de um workshop virtual, nesta segunda-feira (26). Com objetivo de receber colaborações para a construção de oportunidades e discussão dos desafios para a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ele será realizado às 14h, pela plataforma Google Meet.

A ideia é pensar coletivamente aquilo que a comunidade acadêmica considera relevante para a construção do Selo ODS para as instituições de ensino superior. A agenda desta segunda será realizada com universidades do Centro-Oeste e integra uma série de eventos regionais para a execução da proposta.

>> Faça sua inscrição para o encontro regional do Centro-Oeste

O projeto do Selo ODS visa construir uma tecnologia social que possibilite realizar metas pautadas em causas ambientais e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A finalidade é integrar universidades de todo o país para a implementação a Agenda 2030, que busca maneiras de promover o desenvolvimento sustentável e um mundo melhor.

A condução do projeto é feita pelo Programa Estratégico UnB 2030, uma plataforma integrada ao Decanato de Extensão (DEX) que vincula as iniciativas ligadas à temática UnB 2030 e os ODS.

Após o debate coletivo, a ideia é partir para a elaboração da metodologia do Selo, ainda no segundo semestre. “Ao mesmo tempo em que as universidades terão um guia para implementação do Selo, elas serão certificadas e terão seus esforços reconhecidos na tentativa de implementação da Agenda 2030", afirma Thiago Gehre, coordenador do Programa Estratégico UnB 2030 e idealizador da iniciativa.

Segundo Thiago Gehre, a ideia do Selo ODS é elaborar parâmetros de referência, coletados a partir dos workshops, a fim de que as instituições de ensino superior se juntem em prol dos ODS. Foto: Arquivo pessoal

Os encontros são organizados para agregar informações, por meio de conversas com membros de instituições de ensino superior de cada região do país. A ideia é também abarcar as singularidades e diversidade das diferentes localidades.

Após o evento do Centro-Oeste, ainda estão previstos o do Sudeste, em 26 de maio; o do Norte, em 16 de junho; e o do Sul em 30 de junho. O workshop do Nordeste aconteceu em 31 de março.

PARCERIAS –Selo ODS é uma iniciativa do Programa Estratégico UnB 2030, em parceria com o Instituto Selo Social, o projeto de extensão Roda das Minas e o projeto FIB 2030 (Felicidade Interna Bruta).

Ainda no âmbito do projeto Selo ODS, também está sendo elaborado, de forma coletiva, o Guia de Interseccionalidade e Transversalidades, cujo intuito é ser disseminado pelas instituições de ensino. O projeto de extensão Roda das Minas é responsável pela construção do documento que, inicialmente, será em formato digital.

Além de complementar o Guia Agenda 2030, que traz orientações para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no ensino, na pesquisa e na extensão, ele deve trazer exemplos de como os ODS estão interligados com a vida dos indivíduos.

>> Em parceria com a Unesp, UnB lança Guia Agenda 2030

Esse vínculo será ilustrado por meio de narrativas baseadas em histórias reais, que estão sendo elaboradas em oficinas. A próxima delas será realizada na quarta-feira (28), e as inscrições são abertas ao público.

Letícia Braga, coordenadora de Comunicação da Roda das Minas, conta que a integração do projeto de extensão no desenvolvimento do Selo ODS é baseada em “ajudar a construir uma visão interseccional dos ODS, pensando nos debates que já realizamos sobre feminismo, racismo e outras questões”.

ÍNDICE DE FELICIDADE – Em complemento aos esforços para a implementação da Agenda 2030 e criação do Selo ODS, está em andamento na UnB pesquisa sobre Felicidade Interna Bruta (FIB). O estudo é destinado a ouvir servidores, estudantes e docentes da Universidade.

O FIB é um indicador que mensura a qualidade de vida dos indivíduos e sua avaliação na UnB pode contribuir para fortalecer a implementação dos ODS. “A Felicidade Interna Bruta parte do conceito de que é mais importante valorizar a felicidade e a simplicidade do que calcular dinheiro”, explica Ana Paula Barbalho, coordenadora da iniciativa. A comunidade é encorajada a participar da pesquisa, respondida on-line.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB