TRANSPARÊNCIA

Documento anual publiciza prestação de contas e todas as atividades da administração universitária, com linguagem simples e visual amigável

Documento informativo exibe conquistas, números e fatos da administração universitária, sendo uma prestação de contas anual apresentada aos órgãos de controle interno e externo e à sociedade. Arte: Secom UnB

Um ano em 161 páginas. Esse é o resumo trazido pelo Relatório de Gestão de 2023, resultado do trabalho da Diretoria de Planejamento do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPL/DPO). O consolidado final foi aprovado em março pelo Conselho de Administração (CAD) da Universidade.

>> Acesse o Relatório de Gestão da UnB 2023

“Esse relatório nos dá um orgulho enorme da nossa instituição e é uma verdadeira aula de UnB. Ele traz nossos grandes números em termos de formação de aluno e o nosso desenvolvimento em termos de gestão e governança”, comenta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Ela ressalta que o documento está alinhado com a ideia e a identidade visual moderna e propositiva da campanha institucional #TMJ pra fazer a diferença e que ele condensa um ano inteiro de atividades, destacando o desempenho da instituição, que acaba de completar 62 anos de história.

“Faço o convite para que as pessoas leiam e se apropriem desse material de consulta. Desejamos que todos se reconheçam nele, porque o que está ali é um pedacinho de cada um de nós”, reforça a decana.

Denise Imbroisi lembra que o objetivo do documento é entregar à sociedade, à comunidade universitária e aos órgãos de controle informações acerca dos resultados e objetivos alcançados e também ser um instrumento de gestão, de transparência e de prestação de contas.

“É difícil para nossa equipe destacar apenas uma parte, pois todo o relatório é importante. Nele está o resultado de todos os setores”, afirma a diretora de Planejamento na DPL/DPO, Kátia Silva. Ela explica que o documento tem uma abordagem interativa e concisa, com links para conteúdos externos complementares. Além disso, atende às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU), sendo um relato integrado, com linguagem objetiva, que facilita a transparência e acessibilidade das informações nos documentos.

O Conselho de Administração (CAD) da UnB aprovou em março o Relatório de Gestão 2023 da Universidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

“Seguimos o mesmo modelo integrado há dois anos, conforme o padrão nacional desse tipo de documento e trazemos um resumo do que aconteceu em seções específicas relacionadas aos desafios, aos resultados acadêmicos e às perspectivas sobre o futuro”, diz Kátia.

Rayanne Souza, à frente da Coordenadoria de Planejamento e Apoio à Governança (CPAG/DPO) e uma das 11 integrantes da equipe técnica que elaborou o Relatório de Gestão 2023, destaca que o grupo empenha-se a cada ano para aperfeiçoar o documento, que publiciza o valor público entregue à sociedade. "Desde a elaboração até a divulgação nos diversos canais de comunicação institucional, de forma a oportunizar a apropriação efetiva das informações constantes no relatório", salienta.

RELATÓRIO – O documento inicia com a carta da reitora, na qual a gestora aponta os destaques do exercício e acontecimentos marcantes do ano. Entre eles, as duas décadas de cotas na UnB e o reajuste, após nove anos, das bolsas de graduação, pós-graduação e iniciação científica oferecidas pelo governo federal.

Outro ponto de destaque são os R$ 85,3 milhões de investimento em projetos de pesquisa de docentes junto a agências de fomento, por meio de 185 contratos com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e oito com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O documento ainda relata os resultados acadêmicos, em que a UnB manteve a posição entre as 10 melhores universidades federais do Brasil e entre as 15 melhores do país, incluindo instituições públicas e privadas, de acordo com diversos rankings nacionais e internacionais.

No QS Latin America & The Caribbean University Rankings, a UnB ficou em 25º lugar entre as melhores universidades da América Latina, representando os 6% mais bem avaliados. Já no THE Impact 2023, a UnB ocupa o primeiro lugar entre as 26 instituições federais relacionadas, classificando-se em 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) avaliados.

Entre todas as áreas do conhecimento, a UnB ofereceu 356 cursos, dos quais 103 de graduação, 106 programas de mestrado, 75 de doutorado, quatro graduações EaD, cinco Lato Sensu Presencial e nove Lato Sensu EaD, além de 54 residências médicas. Em 2023, havia 54.567 alunos matriculados e 7.070 que se formaram, sendo que 1.291 pessoas tornaram-se mestres e 535 concluíram o doutorado.

Os números relatam o crescimento da internacionalização, com acordos internacionais vigentes saltando de 299, no ano de 2019, para 386, em 2023. O documento mostra que a Universidade atingiu o número de 236 alunos em mobilidade In (alunos estrangeiros na UnB) e Out (alunos da UnB em outros países), após dois anos em baixa por conta da pandemia de covid-19.

Outro ponto, destacado pela decana, foi o primeiro vestibular 60mais. “Acredito que é um grande marco da gente, no sentido de tornar a Universidade ainda mais inclusiva”, comentou.

>> Inscrições para processo seletivo UnB 60mais 2º/2024 vão de 30 de abril a 15 de maio

Ela ainda pontua que “a completude das ações de manutenção e a aprovação de vários documentos normativos e políticas também são muito importantes”. Entre eles, a aprovação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual, Discriminações e Outras Violências e a Política de Assistência Estudantil (Paes). Também importante, o lançamento do novo Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028 (PDI), que dá o direcionamento para as ações dos próximos anos.

*Matéria editada para inclusão de informações.