UnB EM AÇÃO

Mais de 174 mil brasileiros perderam a batalha contra o novo coronavírus – mais de 6,4 milhões foram infectados

Dezoito estados brasileiros já apresentam alta no número de casos – a preocupação existe tanto com o recrudescimento da doença no Brasil quanto com a disponibilidade de vacina a curto prazo. Imagem: Reprodução

Desde o primeiro caso de covid-19 em território nacional, 6.436.650 pessoas foram infectadas pelo Sars-CoV2 no Brasil. Destas, 174.515 não resistiram à doença.

A 30ª edição do Boletim Coes, produzido pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, atualiza os dados relacionados à pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

>> Leia a íntegra da 30ª edição do Boletim Coes

COVID-19 NO BRASIL – Os últimos dados sobre casos e mortos no país indicam que há 174.515 óbitos relacionados ao novo coronavírus desde o início de sua circulação no país, com 6.436.650 infectados. Dezoito estados brasileiros já apresentam alta no número de casos – a preocupação existe tanto com o recrudescimento da doença no Brasil quanto com a disponibilidade de vacina a curto prazo, assunto que vem sendo impactado por decisões políticas.

COVID-19 NO MUNDO – Enquanto o Brasil ainda debate sobre os próximos passos para a vacinação, o Reino Unido iniciou a aplicação da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNtech após aprovação do órgão regulador local – idosos que vivem em asilos estão recebendo as primeiras doses. Além disso, o país também apresenta redução no número de casos, assim como Alemanha, Bélgica, França, Portugal e Itália, muito graças às medidas de distanciamento social. No Leste Europeu, porém, a covid-19 segue fazendo vítimas em países , como Hungria, Rússia, Sérvia, Cazaquistão, Bielorússia, Croácia e Moldávia, além da região do Cáucaso (Geórgia, Azerbaijão e Armênia, principalmente).

Nas Américas, o Canadá apresenta uma incidência alta de casos, assim como os Estados Unidos, que bateu o recorde de 217 mil novas infecções em um único dia. Na América Latina, México, Panamá e República Dominicana seguem com altos índices de infecções, assim como Paraguai, Equador e Brasil.

Países árabes, como Irã, Palestina, Jordânia e Turquia também apresentam crescimento constante no número de casos, bem como países asiáticos do Pacífico, como Japão e Indonésia.

Na África, a situação está particularmente perigosa em países, como a África do Sul, República Democrática do Congo, Zimbábue, Senegal, Sudão, Uganda, Nigéria e Egito. Já na Oceania, como tem sido registrado nas últimas semanas, não há alteração significativa no número de casos.

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 30ª edição do Boletim Coes